terça-feira, 26 de março de 2013

* Definidas as atrações do XV Chico Pedro...

* Ibope: Intenção de voto para a reeleição de Dilma à presidência vai de 53% a 60%.

A 18 meses da próxima eleição para a Presidência da República, partidos políticos já deram início às articulações para escolha dos seus representantes. Sem candidatos definidos oficialmente, mas com nomes já tidos como certos na disputa, o IBOPE Inteligência realizou, a pedido do Jornal O Estado de S. Paulo, a sua segunda pesquisa nacional de intenção de votos para 2014.

No levantamento, realizado entre os dias 14 e 18 de março, Dilma Rousseff aparece à frente dos demais candidatos em todos os cenários propostos, ganhando já no primeiro turno nas menções estimuladas. Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não apresenta opções de candidatos para os eleitores, a atual presidente atinge 35% das menções, um recorde quando considerado o tempo que ainda falta para as eleições.

Depois, com percentuais bem mais baixos de intenção de voto, aparecem Lula (12%), José Serra (4%), Aécio Neves (3%), Marina Silva (2%), Eduardo Campos (1%) e Joaquim Barbosa (1%). Votos brancos e nulos somam 7% e indecisos, 34% nesse contexto. Em novembro do ano passado, na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE, Dilma obteve 26% das intenções de voto na pergunta espontânea, enquanto Lula alcançava 19%. Na época, os demais candidatos apresentaram os mesmos percentuais alcançados nesta pesquisa.

* SUS fará auditorias em hospitais.

O Ministério da Saúde vai criar uma força-tarefa que atuará em 20 hospitais do país para averiguar supostas irregularidades em procedimentos com próteses e órteses. A decisão foi tomada após o Departamento Nacional de Auditorias do SUS (Denasus) identificar, por cruzamento de dados, situações com possíveis distorções em pagamentos ocorridos em 2012. A força-tarefa será instituída em portaria, a ser publicada esta semana no Diário Oficial da União, e terá 60 dias para concluir as apurações. 

A ação faz parte dos mecanismos de controle implantados pelo Ministério para evitar desperdício e melhorar o atendimento. Se irregularidades forem comprovadas, o Denasus, que coordena a força-tarefa, poderá tomar medidas como a solicitação de ressarcimento do recurso público utilizado indevidamente. O Ministério da Saúde não divulgou os nomes dos hospitais. Disse apenas que “são 19 não-públicos e um público.”

* Olho D'água Park Hotel apresenta...


* Campanha de vacinação contra a gripe deve imunizar 31,3 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde pretende vacinar este ano 31,3 milhões de brasileiros contra a gripe. O número representa 80% de um total de 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Uma das novidades anunciadas pela pasta é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso ampliado à vacina por meio de postos de saúde e não apenas centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.

* Prefeitura Municipal de Caraúbas e Fundação José Augusto traçam metas para desenvolver a cultura caraubense.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria de Cultura, e a Fundação José Augusto realizaram na manhã desta terça-feira, 26, importante encontro que teve por objetivo planejar ações voltadas para o desenvolvimento da cultura de nosso município neste ano de 2013.

De acordo com o que ficou estabelecido na reunião, que teve a participação do secretário municipal de Cultura, Vivênio Jácome, e do Agente de Cultura da Fundação José Augusto, Gilvan Viana, será agendado para a próxima semana um encontro com todos os produtores culturais de Caraúbas, onde serão discutidas e organizadas as atividades culturais a serem realizadas na cidade.

Segundo o secretário Vivênio Jácome, “a orientação do prefeito Ademar Ferreira é que sejam desenvolvidos eventos que valorizem o artista local, e esse será o nosso foco no trabalho que estamos realizando em parceria com todos aqueles que buscam apoiar a cultura caraubense”.

O Agente de Cultura da Fundação José Augusto, Gilvan Viana, afirmou que para a reunião de planejamento que irá ocorrer na próxima semana, serão convidados todos os produtores culturais da cidade, e também membros da imprensa, escolas, universidades e da população em geral.

 
Secretário Vivênio Jácome reunido com o agente cultural Gilvan Viana.

* Henrique Alves volta a criticar Rosalba, mesmo após minirreforma do secretariado.

O Mossoroense destaca que não demorou muito para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), voltar a criticar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), mesmo após a minirreforma do secretariado. Desta vez foi em Serra do Mel, onde foi participar de movimentação do candidato a prefeito Fabinho Bezerra (PMDB) que disputa eleição suplementar. Ao discursar Henrique citou a Estrada da Castanha e acusou a governadora de omissão.

“Por que a senhora governadora não buscou apoio da bancada federal para concretizar esta obra tão importante?”, questionou. Mostrando ter força, Henrique disse que resolveria o problema e abriria as portas do Governo Federal para Fabinho. “Essa estrada da castanha agora é um compromisso nosso. Aqui estou dizendo, Fabinho, que você pode contar com nosso apoio como presidente da Câmara dos Deputados para quando for a Brasília nos procurar que juntos vamos sair de ministério em ministério buscando convênios e recursos para o município de Serra do Mel”, avisou.

As palavras de Henrique foram testemunhadas por grande parte da classe política do Rio Grande do Norte. Estavam presentes o ministro Garibaldi Filho (PMDB); os deputados estaduais George Soares (PR), Leonardo Nogueira (DEM), Gilson Moura (PV) e Larissa Rosado (PSB); o vereador Lairinho Rosado (PSB); os ex-prefeitos Josivan Bibiano (PSDB), de Serra do Mel, Manoel Cunha Neto “Souza” (PP), de Areia Branca, e Gilson Professor (PMDB), de Baraúna.

* Eleitores que não votaram nas três últimas eleições devem regularizar título.

Falta exatamente um mês para o fim do prazo – 25 de abril – para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições compareçam ao cartório eleitoral e regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral. A medida também vale para aqueles que pretendem se candidatar às eleições gerais de 2014. Quem não o fizer terá o título eleitoral cancelado.

O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não pode se candidatar a cargo eletivo. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), entre outros documentos, o pedido de registro de candidatura deve conter a certidão de quitação eleitoral.

A certidão de quitação eleitoral certifica a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.

* Aviso Chamada Pública...

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUBAS-RN

SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

AVISO DA CHAMADA PÚBLICA nº. 002/2013
A Secretária Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a legislação pertinente e mais especificamente a Resolução nº 44/2012 do FNDE torna publico a Chamada Pública 002/2013, no período de 26 de março  a 03 de abril do corrente ano, objetivando a seleção dos  ALFABETIZADORES ,  ALFABETIZADORES – COORDENADORES E TRADUTORES  - INTERPRETES DE LIBRAS para o programa BRASIL ALFABETIZADO, com recursos originários do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.   O Instrumento Convocatório contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, sito na rua Getúlio Vargas, nº, 164, Centro, cep: 59.780-000, Caraúbas RN, Em 25 de março de 2013 – VÂNIA MARIA PRAXEDES DE SALES – Secretária Municipal.