quarta-feira, 17 de abril de 2013

* COPOM subiu juros...

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira subir os juros básicos (Selic) em 0,25 ponto percentual. A taxa passou de 7,25% ao ano para 7,5% ao ano. A última vez que os diretores do Banco Central aumentaram os juros foi em julho de 2011. A decisão foi tomada depois de a autoridade monetária ser alvo de diversas críticas por se submeter às interferências políticas do Palácio do Planalto e do Ministério da Fazenda na política de controle da inflação.

“O Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela”, diz o BC em nota oficial divulgada após a reunião.

Alta da taxa de juros deve ajudar a conter o avanço da inflação, dizem economistas

* Conta de luz vai subir 3,42% no RN.

O potiguar vai pagar mais caro pela energia elétrica, ao contrário do que propunha o governo federal. Um reajuste médio de 3,42% na tarifa residencial foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (22). A indústria, considerada consumidora de alta tensão, também pagará mais pela energia no Rio Grande do Norte (+7,33%). 

O reajuste, segundo a Aneel, foi motivado pela elevação dos custos com a aquisição de energia por parte das empresas concessionárias. Com a queda do nível dos reservatórios em todo o país - em função da seca - o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena e controla a geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, foi obrigado a acionar as usinas térmicas - que geram energia mais cara.

Só as térmicas da Grande Natal - a Potiguar 1 e 3 - despacham energia a R$ 1.006,71 o megawatt/hora. O valor é o terceiro maior entre o praticado pelas 31 usinas térmicas em operação no país. Custo extra, que segundo a Aneel, precisa ser ‘rateado’ entre todos os consumidores do país. 

* Líderes partidários aprovam nova configuração para o horário eleitoral em 2014.

A bancada do colégio de líderes partidários da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Democratas de modificação no tempo de rádio e TV para as eleições de 2014.

A ideia aprovada com voto favorável da maioria do colegiado, diminui-se 2/3 do tempo igualitário (que fica agora com apenas 1/3 restante), transferindo-o para o tempo proporcional. Só que esse tempo transferido passa a ser proporcional à bancada originalmente eleita em 2010.

O tempo igualitário é aquele destinado a todos os partidos ou coligações com candidaturas majoritárias oficializadas, tenham ou não esses partidos ou coligações representação na Câmara dos Deputados. Já o tempo proporcional é aquele calculado em proporção ao tamanho das bancadas dos partidos na Câmara.

* Comunicados importantes da Prefeitura de Caraúbas.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUBAS-RN
AVISO DA TOMADA DE PREÇO Nº. 002/2013  PROCESSO ADMINISTRATIVO 000297/2013

O Presidente da Comissão Permanente de Licitação - C.P.L - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores torna público a Tomada de Preços 002/2013, objetivando a seleção e contratação de empresa especializada para execução dos Serviços de Recomposição de Pavimentação a Paralelepípedos pelo Método Convencional (cimento e areia) em diversas ruas da zona rural e urbana do Município de Caraúbas/RN, que será efetivada as 09h30min. do dia 06/05/2013, na sala da Comissão de Licitações na Prefeitura Municipal. O Edital contendo maiores informações se encontra a disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal sito na praça Reinaldo Pimenta, 104, centro. cep: 59.780-000, Caraúbas/RN, em 17 de abril de 2013.

JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente da Comissão Permanente de Licitação – C.P.L. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUBAS-RN
AVISO DA TOMADA DE PREÇO Nº. 003/2013  PROCESSO ADMINISTRATIVO 000298/2013

O Presidente da Comissão Permanente de Licitação - C.P.L - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores torna público a Tomada de Preços 003/2013, objetivando a seleção e contratação de empresa especializada para execução dos Serviços de terraplenagem de uma área destinada a construção de ginásio poliesportivo situado na Av. Benjamim Constant, s/n – Dr. Sebastião Maltez Fernandes - Zona Urbana – Caraúbas/RN, que será efetivada as 14h30min. do dia 06/05/2013, na sala da Comissão de Licitações na Prefeitura Municipal. O Edital contendo maiores informações se encontra a disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal sito na praça Reinaldo Pimenta, 104, centro. cep: 59.780-000, Caraúbas/RN, em 17 de abril de 2013.

JOSÉ RIBAMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente da Comissão Permanente de Licitação – C.P.L.

* Comunicado importante da SPOCAMPO.


A Secretaria Municipal de Política do Campo e Meio Ambiente – SPOCAMPO comunica aos produtores abaixo relacionados que tem seus Cadastros na CONAB DE MOSSORÓ, que os boletos já estão disponíveis.

Informamos ainda que quem não levou a declaração da vacina do mês de Novembro/Dezembro Autenticada no Cartório juntamente com o ITR de 2012 devera levar os mesmos
 
Observação: O ITR não precisa ser autenticado.

Esperamos que os senhores procurem a mesma o mais rápido possível.


Atenciosamente,
Simone Gurgel
Chefe de Departamento de Suporte à Produção do Campo
NOME
ENDEREÇO
Aderson de Moura
P.A. Maravilha
Adriano Clementino
P.A. Santa Clara
Antônia Edileusa Fernandes Bezerra
Sitio Angicos
Antônio Helio Sales
Sitio Pedrês
Antônio Odilon de Medeiros
P.A 1º de Maio
Antônio Pereira da Silva
Sitio Mirandas
Atacilia Barbosa de Paiva
Sitio Mirandas
Consuelo Moreira de Menezes
Sitio Livramento
Daniele da Silva Oliveira
Sitio Sombras Grandes
Dorgineto Dantas Vieira
Sitio Floresta
Edilson Barbosa de Paiva
Sitio Mirandas
Edinaldo Soares da Silva
Sitio Riacho Fechado
Francisco André do Nascimento
P.A 1º de Maio
Francisco Araújo dos Santos
P.A. Silvério Bezerra
Francisco Sales da Costa
P.A. Santa Agostinha
Genival Pereira dos Santos
Sitio Livramento
Ivanildo Vicente da Cunha
P.A. Santa Clara
João Basílio de Menezes
Sitio Pedra I
João Evangelista Duarte
Sitio Defuntos
José Araújo da Silva
Sitio Mirandas
José Bezerra dos Santos
Morada Nova
José Gutemberg Fernandes de Oliveira
Sitio Equador
José Maria Alves
Sitio Defuntos
José Maria de Moura
P.A 1º de Maio
José Ubiraci Gomes
Sitio Mariana
Kerginaldo Tavares da Silva
P.A. Firmeza
Marcio Maciel Viana
Sitio Cachoeirinha
Maria Da luz Arruda Batista
Sitio Canto do Feijão
Maria Lucia Soares
Sitio Galho do Angico
Marinaldo Antônio de Sales
P.A. Santa Clara
Miguel Arcanjo da Silva
Sombras Grandes
Militim Arruda
Sitio Arrimo
Pedro Francisco das Chagas
Sitio Primavera
Raimundo do Vale Bezerra
P.A. Santa Agostinha
Raimundo Nonato de Brito
Morada Nova ( Janduis )
Rita Alexandre da Silva
P.A 1º de Maio
Terezinha de Oliveira Alves
P.A. 09 de Outubro

* Merenda escolar é prioridade do governo municipal caraubense.

Demonstrando a sua total atenção para com alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino, o governo Ademar Ferreira (PMDB), recebeu na tarde de ontem (16), um grande carregamento de alimentos que serão disponibilizados ao alunado através do programa merenda escolar.

A partir de amanhã (17), as unidades educacionais ligadas a rede municipal irão receber os produtos necessários, para poder oferecer uma merenda de qualidades para os alunos.

A merenda escolar irá continuar recebendo toda atenção do governismo local, apesar do recursos advindos do governo federal serem mínimos para supri a demanda da rede.
 Secretário de Financias esteve presente no local...
Merenda de ótima qualidade...
 Entrega começa hoje...

* Corrida presidencial: Eduardo eleva tom das críticas a Dilma e ao PT.

Durante reunião com um grupo de senadores, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) caprichou nas críticas à gestão de Dilma Rousseff e ao PT. Em relação ao governo, espinafrou especialmente a política econômica. Quanto ao petismo, insinuou que a legenda não convive bem com o contraditório.

Para o presidenciável do PSB, a administração Dilma já compromete os fundamentos da economia. Além de não oferecer segurança aos investidores, põe em risco a estabilidade dos preços. Com isso, conspurca o crescimento do PIB e avilta o poder de compra das famílias brasileiras.

Eduardo avalia também que, sob Dilma, o governo negligencia movimentos econômicos internacionais que devem ter reflexos no desempenho das exportações brasileiras. Menciona o aprofundamento da parceria entre EUA e a União Europeia.