quinta-feira, 18 de abril de 2013

* RN terá novos investimentos e poços para enfrentamento à seca.

Considerando “um momento histórico para o Rio Grande do Norte, por uniu todas as forças políticas do Estado”, a governadora Rosalba Ciarlini disse que a audiência com a presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta quinta-feira (18), superou as expectativas. “Saio dessa reunião com a tranquilidade de empregos e mais investimentos no nosso Estado”, declarou.

A presidente da Petrobras assegurou a reintegração de cerca de 1.200 trabalhadores demitidos na região de Mossoró e anunciou a contratação de mais 600, com a renovação de empresas já a partir do próximo mês de maio. Também adiantou novos investimentos na bacia marítima e outro leilão, em outubro, para novas empresas que irão explorar o Canto do Amaro, maior campo de produção em terra, na região de Mossoró.

Além de tranquilizar a comitiva potiguar com mais investimentos, a presidente da Petrobras atendeu apelo da governadora Rosalba Ciarlini para o aproveitamento de poços que são tamponados porque não produzem petróleo ou gás natural. “A Petrobras vai disponibilizar para o governo do Estado todo o mapa destes poços para que possamos utilizá-los nas áreas com graves problemas de seca”, adiantou a governadora, considerando esse um ato de solidariedade para o momento difícil enfrentado pelo RN.

Participaram da audiência o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, toda a bancada potiguar na Câmara e mais o senador José Agripino, os deputados estaduais Leonardo Nogueira e Larissa Rosado; a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina; os vereadores de Mossoró Francisco José Júnior (presidente da Câmara Municipal) e Genivan Vale (autor da proposição da audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró), o empresário Nilson Brasil e o presidente do Sindicato dos Petroleiros, Antonio Araújo.

* Aniversário do CRAS/Leandro Bezerra...

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), “Manoel Maria” do Bairro Leandro Bezerra/Caraúbas, festejou na tarde de ontem (17), o seu terceiro aniversário.

Em um clima de muita alegria a equipe da secretaria de ação social prestou contas à população das ações realizadas de CRAS aos inúmeros moradores presentes.

Nesses três anos de atuação, os moradores do Leandro Bezerra tem contato com um atendimento especializado na área social.
 Parte das autoridades...
Diretora do CRAS Monalisa e a Secretária de Ação Social Auriceia...

 Parte do público presente...

* Câmara dificulta criação de partidos políticos.

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (17), após mais de sete horas de obstrução, o texto base de um projeto que dificulta a criação de partidos políticos. Elaborado na esteira do que deputados chamam de “efeito PSD“, ele proíbe a transferência da maior parte do fundo partidário e do tempo de propaganda política no rádio e na televisão para legendas que não participaram da última eleição nacional. A votação será encerrada na terça-feira (23).

Foram 240 favoráveis e 30 contra. Grande parte da base governista apoiou a proposta, com exceção do PSB, que se juntou a PSDB, PV, PPS, Psol e PMN para obstruir a sessão e tentar evitar a votação do texto. Mesmo assim, a maioria presente conseguiu vencer as táticas da minoria e aprovar o texto. Ainda falta a análise de sete destaques que podem radicalizar o projeto.

* Funcern divulga concorrência de concurso da Caern.

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) divulgou a concorrência do concurso público 2013 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O certame teve um total de 13.804 inscritos para o provimento de 27 cargos, com vagas e cadastro de reserva. O quadro de candidatos por vaga está disponível no site www.funcern.br.

O cargo com maior concorrência geral foi o de nível fundamental Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto – Opção 1, com 924 inscritos para Natal, seguido por Auxiliar/Operador de Sistema de Água e Esgoto – Opção 3, com 623 pessoas concorrendo para Natal. Para o nível médio-técnico a maior demanda pelas vagas oferecidas é no cargo de Técnico em Engenharia/Edificações, com 448 inscritos no total, sendo 255 concorrendo para Natal, além de Técnico em Segurança do Trabalho/Técnico em Segurança do Trabalho, com 358 inscritos e 205 candidatos inscritos concorrendo para a capital potiguar.

No nível superior, a maior procura foi para a função de Advogado, com total de 611 inscritos, sendo destes, 457 para Natal. O segundo mais concorrido foi o cargo de Engenheiro Civil para Natal, com 307 dos 371 inscritos no total.

* Em protesto contra Feliciano, deputados anunciam saída da Comissão de Direitos Humanos.

Mais um capítulo na polêmica participação do deputado Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos, a qual ele preside. Um grupo de cinco deputados anunciou hoje que deixará a Comissão como protesto contra o presidente.

Erika Kokay (PT-DF), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Domingos Dutra (PT-MA), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) deixarão o colegiado porque são contrários a Marco Feliciano.

A presidência do deputado é contestada devido a posições que ele assumiu publicamente e foram consideradas racistas e homofóbicas por grupos de ativistas sociais. No Supremo Tribunal Federal (STF), Feliciano responde por discriminação e estelionato.

* UFERSA/Caraúbas: Um sonho se tornando realidade...

Faltando 20 dias para ocupar as instalações do novo campus, a comunidade acadêmica da Ufersa Caraúbas se prepara para mudança. A maior parte das obras está finalizada como o centro de convivência, o bloco de salas de aula, o bloco de sala de professores e os setores de transporte, almoxarifado e patrimônio. “Estamos aqui finalizando os preparativos para a mudança com o início das aulas no campus no próximo dia 6 de março”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, ao vistoriar as obras, acompanhado pelo administrador da instituição, Lucas Filho.

Ainda segundo o reitor, o bloco de laboratórios, que inclui química, física e informática, deve ficar pronto nos próximos dias. Já a biblioteca tem previsão para o final de julho. “Vamos ocupar o nosso espaço parcialmente até que as obras sejam concluídas”, disse o reitor. Na Ufersa Caraúbas ainda estão em construção um segundo bloco de salas de aula e o prédio administrativo, ambos, com previsão para o segundo semestre. Também essa semana outros serviços essenciais vão começar a funcionar como energia elétrica, abastecimento de água e conclusão da instalação da fibra óptica.

O primeiro semestre de 2013 na Ufersa Caraúbas irá começar no dia 6 de maio atendendo cerca de 900 alunos, distribuídos nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. O campus da Ufersa do médio oeste representa investimento de R$ 42 milhões. Nos demais campus às aulas também terão início no próximo dia 6.

“O novo campus, além das condições adequadas, representa também maior segurança para a comunidade acadêmica”, opinou a professora de Expressão Gráfica, Daniely Formiga. Segundo ela, os laboratórios, o espaço climatizado e a biblioteca representam conforto e melhor aprendizado. Atualmente, a Ufersa Caraúbas conta com quadro formado por 41 docentes.
Imagem da UFERSA.
Ufersa.

* Secretaria Municipal de Saúde realiza reunião com profissionais para planejamento de ações em saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Júnior Moreira juntamente com os Enfermeiros e Coordenadores Rafael Eduardo e Erivânia Tôrres, realizaram no último dia 17 uma reunião com os Profissionais do CAPS e com os profissionais das Equipes de Saúde Bucal. O intuito da reunião foi de realizar um planejamento para as próximas ações contidas no Calendário da Saúde de nosso Município.

Ainda neste mês de Abril será realizada pelas Equipes de Saúde Bucal a escovação supervisionada com aplicação de Flúor nos escolares, tudo dentro das ações do Programa Saúde na Escola. Juntamente com esta ação será realizada nas escolas, palestras educativas em combate ao Tabagismo.

No mês de Maio o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS realizará atividades voltadas à saúde mental. Todos os profissionais da referida instituição foram convocados a participares e levarem informações educativas para tirar as dúvidas da população e juntamente realizar uma busca ativa de pacientes que estejam sofrendo de alguma alteração mental.
ACPMC.