quarta-feira, 29 de maio de 2013

* MP abre investigação contra 50 prefeituras do RN por falta do Portal da Transparência.

O procurador geral de Justiça Manoel Onofre Neto confirmou que o Ministério Público já instaurou 5º inquéritos civis para investigar Prefeituras que ainda não disponibilizaram na internet o Portal da Transparência.

Ele ressaltou a obrigatoriedade da lei e destacou que os prefeitos estão passíveis de responderem a processo de improbidade administrativa caso não instituam o portal.

* Embora admita que a reeleição da governadora “está difícil”, Leonardo Nogueira defende candidatura de Rosalba.

O deputado estadual Leonardo Nogueira admitiu que há muitas dificuldades para candidatura a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. No entanto, ele defendeu o nome da chefe do Executivo para continuar no cargo a partir de 2014.

Em entrevista ao Jornal Verdade da SimTV, Leonardo Nogueira confirmou que está reavaliando sua posição política.

“Vou traduzir o que estou ouvindo nas minhas bases: existe um sentimento de que tudo está muito difícil para uma reeleição da Governadora Rosalba. O trabalho e o planejamento que a governadora pensou em fazer vêm encontrando muitas dificuldades. Tudo aquilo que ela prometeu fazer, por exemplo, nas cidades onde eu tenho base, não pôde ser feito. Porém, ainda acho que a governadora deve ser candidata à reeleição”, destacou Leonardo Nogueira.

* Presidente Dilma entregará kits do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caraúbas será contemplada.

O coordenador do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, confirmou que um dos compromissos da presidente no Estado será entregar 149 motoniveladoras e 101 retroescavadeiras a 149 municípios potiguares.

A solenidade estava marcada para hoje, mas foi adiada para segunda-feira, às 11h, na Escola de Governo Dom Eugênio Sales. Evento que terá a participação do ministro Pepe Vargas, além da própria presidente.

O município  de Caraúbas será contemplado com uma Motoniveladora.

* Henrique vai colocar em discussão proposta para mudar tramitação de medidas provisórias.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta segunda-feira(28) que vai colocar em discussão uma proposta para mudar a tramitação de medidas provisórias.

Uma alternativa da Casa é colocar em votação uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), aprovada em 2011 pelo Senado, que muda o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso.

A principal mudança é a limitação de uma prazo de 80 dias para a Câmara analisar uma medida provisória, antes de encaminhá-la ao Senado.

* Prazo para pagar taxa do Enem termina nesta quarta-feira.

Os estudantes que fizeram inscrição na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o fim do horário bancário desta quarta-feira (29) para pagar a taxa de R$ 35. Segundo o ministro da Educação Aloizio Mercadante, esse prazo não será prorrogado, e quem não fizer o pagamento não fará o Enem.

Na tarde desta terça-feira (28), ele disse que 2.181.145 de inscritos no exame ainda precisavam pagar a taxa. "Esses 2.181.145 têm que pagar R$ 35 até amanhã para poder confirmar a sua matrícula, se não o fizerem não poderão participar do Enem", disse ele em entrevista coletiva, em Brasília, para comentar o balanço final das inscrições do Enem.

Esse número representa 27,8% dos 7.834.024 inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 desta segunda-feira (27). O número é recorde na história de 15 anos do exame do MEC, e 26% maior que o do ano passado. Em 2012, 6.495.446 se inscreveram, segundo o ministro, e 5.971.290 confirmaram a inscrição, números recorde até então. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

* Drone dos EUA mata nº 2 do Talibã do Paquistão, dizem autoridades.

Um ataque de avião teleguiado dos EUA matou o "número dois" do Talibã paquistanês, Wali-ur-Rehman, na região do Waziristão do Norte, nesta quarta-feira (29), disseram três autoridades de segurança, no que seria um golpe decisivo na luta contra a militância.

Wali-ur-Rehman havia sido preparado para suceder Hakimullah Mehsud como líder do Talibã no Paquistão, segundo um oficial graduado do Exército estacionado na região tribal do Waziristão do Sul, reduto do grupo.

O Talibã paquistanês é uma entidade separada, mas aliada, ao Talibã afegão. Conhecido como o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), o grupo já realizou ataques devastadores contra os militares paquistaneses e civis.
As mortes causadas pelos avião não tripulados, chamados de drones, são difíceis de verificar de forma independente.
O líder talibã Wali-ur-Rehman em Shawal em 28 de julho de 2011 (Foto: AFP)
 O líder talibã Wali-ur-Rehman em Shawal em 28 de julho de 2011.

* Renan reafirma recusa a medidas provisórias votadas na Câmara.

Em resposta a uma questão de ordem formulada pelo líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reafirmou no final da sessão desta terça (28), às 23h40, a recusa às medidas provisórias aprovadas pela Câmara, por não terem sido enviadas a menos de sete dias do prazo de validade das MPs.

Com isso, as MPs 601/2012, que amplia setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos, e a 605/2013, que assegura a redução da tarifa de energia elétrica, devem perder a validade na próxima segunda-feira (3) sem serem votadas no Senado.
 
À tarde, após reunião de líderes, Renan Calheiros já dissera que as duas medidas provisórias não seriam votadas por terem sido enviadas fora do prazo de sete dias, estipulado pela Mesa Diretora do Senado.

* Caraúbas deverá receber curso de Ciências Contabéis.

Na manhã de terça-feira (28), uma comitiva de profissionais acadêmicos do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), esteve em Caraúbas/RN, para uma importante reunião com o prefeito Ademar Ferreira (PMDB).
 Comitiva da UERN participou da reunião.
O encontro, foi realizado no gabinete do prefeito e contou com a presença do gestor municipal, Gilvandro Fernandes (Secretário de Governo), Marcos Roberto (Secretário de Administração), Robenildo Lima (Secretário de Educação), Jovanildo Fernandes (Coordenador do NAESC), Ana Paula (Diretora da Josué de Oliveira), Novinho Praxedes (Presidente da Câmara de Caraúbas), além comitiva da UREN formada por Assis Batista (vereador e funcionário da UERN), Ivanaldo Galdêncio (Chefe Dep. de Ciências Contábeis), Da Fé (Subchefe do Dep) e os professores Marcos Brasil, Claudio Noberto e Wenyka Preston.
 Autoridades querem funcionamento do curso já em 2014.
Na ocasião, as autoridades discutiram a possibilidade da vinda do curso de Ciências Contábeis para Caraúbas/RN, curso esse que anteriormente tinha sido solicitado através de requerimento de requerimento pelo vereador Assis Batista que veio junto com a comitiva da UERN.

Ao final do encontro, o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), enviou um oficio ao reitor solicitando a implantação do curso em nosso município. O oficio será analisado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), e se aprovado, a graduação para Caraúbas/RN deve ser ofertado já para o período de 2014.1.

A comitiva da universidade ainda visitou as dependências da Escola Municipal Josué de Oliveira, para ver de perto as instalações que deverão abrigar os alunos que forem aprovados para o Curso de Ciências Contábeis. 
 Instalações da UERN em Caraúbas/RN, foram visitadas.
ACPMC.