segunda-feira, 17 de junho de 2013

* SiSU divulga lista de aprovados na primeira chamada para o segundo semestre.

Foi divulgada na manhã de hoje (17), a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o segundo semestre. A consulta pode ser feita por instituição, curso, grau e turno. Os aprovados podem conferir o resultado na página do SiSU e devem se matricular nos dias 21, 24 e 25 deste mês.

O prazo para inscrição terminou na sexta-feira passada (14), às 23h59. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou o balanço final de inscrições. Até as 18h de sexta, o sistema contabilizava 738.439 inscritos. Para o segundo semestre de 2013, o sistema ofereceu 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior.

Após os candidatos pré-selecionados em primeira chamada comparecerem às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula. Uma segunda chamada está prevista para ser divulgada no dia 1º de julho, com matrícula em 5, 8 e 9 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas poderá aderir a uma lista de espera, no próprio site do SiSU, entre os dias 1º e 12 de julho.

* Prefeituras vão perder dinheiro com criação de novos municípios.

possível criação de novos municípios no País, regulamentada pela Câmara dos Deputados no começo deste mês, terá como efeito colateral uma maior distorção na distribuição de verbas federais para as prefeituras. Com mais cidades, as atuais perderão peso no rateio dos recursos e sustentarão indiretamente a montagem de novas máquinas administrativas.

As regras do Fundo de Participação de Municípios (FPM), principal canal de repasses federais para as prefeituras, incentivam indiretamente o separatismo. Quando uma cidade se divide, as duas resultantes sempre recebem, somadas, mais recursos do fundo do que a prefeitura original.

A vantagem financeira será maior nas cidades com população escassa. Uma área com 15 mil habitantes e que hoje comporta uma única prefeitura poderá até dobrar o recebimento de repasses federais ao se dividir em duas.

* Município de Caraúbas atinge meta proposta pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacina contra a Gripe!

O Município de Caraúbas atinge com sucesso mais uma campanha de Vacinação, desta vez foi a Campanha de Vacinação contra a Gripe, onde foram vacinados 2.143 idosos, 417 Crianças, 293 Trabalhadores de Saúde, 140 gestantes. Com esses números atingimos a meta de 80% proposta pelo Ministério da Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Alfredo Fernandes parabeniza toda a população que aceitou o chamado para se vacinar e Agradece a todos os funcionários que se envolveram diretamente e indiretamente na campanha.

* Ônibus para transporte escolar também poderá ser utilizado por universitário.

Foi promulgada pela Presidente Dilma Rousseff a Medida Provisória 593/2012, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar.

A emenda autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora nos temos da Lei nº 12.816/13, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB).

* Governo do estado deve pagar 40% do 13º salário nesta terça (18).

Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (SINSP-RN), o governo do estado pagará nesta terça-feira, 18,  40% do 13º salário dos servidores públicos.

* Única aliança já fechada para 2014 é PMDB e PR.

A única aliança partidária já fechada para o pleito do próximo ano é a do PMDB, presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, e o PR, do deputado federal João Maia. Assessores próximos aos dois parlamentares garantem a afinidade e a definição de que os dois partidos estarão juntos.

É fechada a questão de que o palanque de um será o de outro. Indefinido ainda saber quem serão os demais partidos a integrarem o bloco e os papéis de candidaturas de cada um.