terça-feira, 18 de junho de 2013

* Deputado Walter Alves critica segurança no RN.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) fez duras críticas ao sistema de segurança pública no Rio Grande do Norte. O assunto foi tema de pronunciamento do parlamentar na sessão de hoje. Segundo o parlamentar, os homicídios aumentaram 50% em relação ao mesmo período do ano passado e já chegam a 471 em 2013. Só no último fim de semana foram 19 assassinatos no Estado.

“Os governos não têm agido de maneira eficaz para oferecer a segurança que precisamos. Hoje nem 1500 policiais quando deveriam ser mais de três mil. É um absurdo. Como podemos cobrar resultados da investigação da polícia civil? Como cobrar ações se nem pistolas existem? Novas comarcas já deveriam ter sido criadas há muito tempo, assim como o aumento do efetivo”, declarou.

* ITEP do RN entra em greve...

Conforme antecipamos nesta segunda-feira(17), o Governo do Estado não atendeu as diversas solicitações de reuniões do SINPOL, mesmo diante do indicativo de paralisação de 48 horas dos servidores do ITEP, e desta maneira os serviços do órgão estão parados desde às 8h desta terça-feira (18).

A categoria se reúne em assembléia na sede do SINPOL/RN, situada à avenida Rio Branco, Cidade Alta, quando deliberará mobilizações.

* Governo já construiu mais de 2.500 cisternas no RN.

Até o final de julho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), conclui o primeiro convênio do Programa Nacional de Cisternas no Rio Grande do Norte, firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Até o momento, 2.544 reservatórios – de um total de 3.100 cisternas – já foram construídos em 30 municípios potiguares. O programa vai atender, nesta primeira etapa, famílias com dificuldades de acesso a água em comunidades rurais de 47 municípios do Estado.

Um novo convênio, no valor de R$ 33,8 milhões, também com o MDS, já está em andamento. Uma parte dos recursos, inclusive, cerca de R$ 17 milhões, já foi liberada para que a Sethas comece a trabalhar em um novo edital para a licitação. “Este é o maior programa de construção de cisternas já implementado no Rio Grande do Norte. A meta do Governo Rosalba Ciarlini é universalizar o acesso a água no nosso Estado até o final de 2014”, informa o secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas.

* Comunicado importante...

Informamos ao público em geral que a partir desta data, 17 de junho de 2013, normalizou o serviço de coleta das sorologias que são encaminhadas para o LAREM em Mossoró/RN.

Os exames realizados são os seguintes:
  • PSA;
  • HIV;
  • Dengue;
  • Chagas;
  • Hepatites
  • Toxoplasmose;
  • HCV;
  • Hbsag e outros.
Obs: Os exames de HIV continuam sendo entregues nas segundas e quartas, no período das 07hs às 19hs. O exame só será entregue ao legítimo dono, mediante apresentação do documento de identidade.

A Direção.

* Deicor procura líderes de sequestro...

O cearense José Wilson Trajano de Freitas, ex-integrante do bando de José Valdetário Benevides Carneiro – morto em 10 de dezembro de 2003 em confronto policial na zona rural de Lucrécia, no Alto Oeste - é o líder da quadrilha que sequestrou o empresário Fábio Porcino Rosado Chaves, 23 anos. A informação foi dada ontem pela delegada da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Sheila Freitas, em coletiva com a imprensa. Fabinho foi retirado à força de uma concessionária de veículos da família, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, na segunda-feira (10).
José Wilson, esquerda, teria passado dois meses planejando o sequestro. A direita, Ezequiel, dono da Fazenda Garrote, seria chefe do cativeiro 
José Wilson, esquerda, teria passado dois meses planejando o sequestro. A direita, Ezequiel,
dono da Fazenda Garrote, seria chefe do cativeiro.
O cearense José Wilson havia sido beneficiado com a progressão de regime para o semiaberto em abril, no Ceará, onde cumpria pena no Presídio Paulo Sarasate de Fortaleza, e passou dois meses planejando o sequestro, segundo informações colhidos, até o momento, pela Polícia Civil.

A delegada Sheila Freitas apontou ainda outro envolvido no sequestro e tido como chefe do cativeiro - Ezequiel Serafim Leitão, o “Quel”, um dos herdeiros da fazenda “Garrote”, no município de Canindé, a 118 quilômetros a sudoeste de Fortaleza (CE). Foi nesse local - um vale entre dois serrotes - que a polícia localizou na sexta-feira (14) o cativeiro. Na região Nordeste, o lugar é conhecido ponto de romaria em homenagem a São Francisco.

A delegada revelou ainda a existência de uma carta escrita de próprio punho por Fabinho, na qual a quadrilha estipulava o valor do  resgate – “acima do limite das condições financeiras da família”, segundo Sheila Freitas. Ela suspeita que a carta foi entregue a José Wilson e que deveria ser enviada no domingo, dia 16, à família, vez que essa foi a data colocada na carta, segundo informação prestada à Policia Civil por Fábio Porcino.

* Mudanças nos planos: Governo pagará primeira parcela do décimo junto com o salário de junho.

O Governo do Estado pagará a primeira parcela do décimo terceiro salário junto com o salário do mês de junho, que deverá ser depositado nos últimos dias do período.

Ao definir pelo adiantamento do décimo terceiro, a governadora Rosalba Ciarlini mantém um formato já adotado pela sua própria administração e pelas gestões passadas.
Robson Pires.