domingo, 23 de junho de 2013

* Vadias' protestam no DF contra machismo e Estatuto do Nascituro.

A Marcha das Vadias protesta neste sábado (22) pelas ruas de Brasília contra o machismo e contra dois projetos recentemente aprovados por comissões da Câmara dos Deputados: a chamada "cura gay", que autoriza psicólogos a proporem tratamento contra a homossexualidade, e o Estatuto do Nascituro, proposta que prevê uma bolsa de assistência para mães que não abortarem filhos concebidos em estupros, apelidada de "Bolsa Estupro".
 

A marcha acontece pelo terceiro ano consecutivo. Neste ano, a concentração ocorreu em frente à Rodoviária do Plano Piloto. As cerca de três mil pessoas presentes, segundo estimativas do 1º Batalhão da Polícia Militar, caminharam pelo centro de Brasília. No trajeto, gritavam frases como "Vem pra rua contra o machismo".

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) estava no grupo e criticou o que chamou de "Bolsa Estupro". Segundo ela, trata-se de uma proposta que fere os direitos da mulher. "Dá mais direito para um amontoado de células do que à própria mulher."

Portadora de problemas auditivos, Helenne Sanderson participou do protesto e se disse "surda e vadia". Ela protestou por menos violência e contra a falta de respeito dos homens.

* Na Justiça, MP pede que Governo retire MP pede de inativos da folha paga com recursos do Fundeb.

O Ministério Público Estadual, através da 78ª Promotoria de Justiça de Natal, ajuizou a Ação Civil Pública nº 0803726-60.2013.8.20.0001, que visa, entre outros pontos, a imediata retirada do pagamento de todos os servidores inativos do Magistério da Folha de Pessoal liquidada com recurso proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

A referida demanda se fundamenta no fato de que as despesas com os proventos de servidores inativos não se enquadram no conceito de “Manutenção e Desenvolvimento do Ensino”, razão pela qual deve ser suportada com recursos do Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), e não com aqueles destinados ao custeio da educação pública estadual.

Esse foi também o fundamento utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), na apreciação das contas do Governo no exercício financeiro de 2011, ao recomendar ao Estado do Rio Grande do Norte “excluir, do cálculo dos recursos aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino, os valores pagos a inativos”.

* Agripino quer manter aliança com PMDB e PR em qualquer circunstância.

Presidente nacional do partido Democratas, o senador José Agripino Maia defende a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Embora considere que ainda é necessária uma recuperação da popularidade, ele se mostra otimista e acredita que a partir do recente programa Sanear RN, lançado pela chefe do Executivo estadual que tem como objetivo ampliar para 80% a cobertura do saneamento no RN, a governadora poderá dar um novo impulso à administração.

“Se eu fui o governador das estradas e Garibaldi Filho das adutoras, ela (Rosalba) pode vir a ser a governadora do saneamento básico”, disse o senador, lembrando que Rosalba Ciarlini ainda conseguirá financiamento do Banco Mundial, no valor de quase R$ 1 bilhão.

* Caraubense participou de capacitação...

Com o apoio do prefeito Ademar Ferreira (PMDB), no período de 17 a 20 deste mês de junho, o caraubense Leysson Carlos, participou do Curso de Formação para Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), que foi promovido pelo SEBRAE e realizado no município de Pau dos Ferros/RN.

Na ocasião, além de Caraúbas/RN, vários outros municípios dos oeste potiguar enviaram seus representantes para participarem desta importante capacitação que irá servir para que os Agentes possam desenvolver mais as potencialidades de cada território, sobretudos as empresas de pequeno porte como Micro Empreendedor Individual.

Durante os quatro dias da capacitação, foram repassadas ao agentes, as suas devidas funções a frente de seu cargo, como também mostrado formas de incentivos as Micro Empresas e Empreendedor Individual que devem receber atenção especial do poder público municipal.

Ao final do curso os agentes produziram um Plano de Trabalho, onde deve constar uma programação a ser realizada em cada município, sobretudo com o aval do prefeito local.

Leysson Carlos.

* PMDB reúne a Executiva Nacional na terça-feira para discutir as alianças estaduais.

O PMDB reúne a Executiva Nacional na terça-feira para discutir as alianças estaduais, de olho na eleição de 2014. Serão debatidas crises que podem respingar em Dilma na Bahia, no Rio, em Minas e no Ceará. O vice-presidente, Michel Temer, deve comparecer.

A reunião foi articulada pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, que coletou assinaturas de um terço dos membros do colegiado e, com base no estatuto, forçou o presidente da legenda, Valdir Raupp, a marcá-la.