domingo, 14 de julho de 2013

* Getúlio Rego: “Quem não conseguir interpretar o movimento das ruas se prepare para ser varrido nas urnas em 2014”.

A frase foi do líder da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembléia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM) durante audiência pública na Câmara Municipal de Apodi, nesta manhã de domingo (14). Casa lotada por jovens, estudantes, empresários, professores e políticos na discussão da emenda que destina recursos para construção o Campus da UERN em Apodi.

Se dirigindo a um grupo de jovens com faixas erguidas pedindo a realização do sonho, Getúlio Rego disse ser um admirador dos movimentos que surgiram nos últimos dias nas ruas em todo o Brasil. “Quem não conseguir interpretar o movimento das ruas se prepare para ser varrido nas urnas em 2014”, disse. Além de Getúlio, prestigiam a audiência os seus colegas de Assembléia, Gilson Moura, Antônio Jácome e Gustavo Fernandes, além do coordenador da Bancada Federal, João Maia, prefeitos, vices, vereadores e a população.

* “Sem UERN em Apodi não tem voto pra ninguém no próximo ano”, diz prefeito Flaviano.

Apesar de reconhecer em seu discurso a importancia do apoio da classe politica, na luta pela liberação da emenda que destina os recursos para construção do Campus da UERN em Apodi, o prefeito Flaviano Monteiro foi bem claro na sua fala: “Sem a UERN aqui não tem voto pra ninguém nas eleições do próximo ano”. Flaviano foi quase ovacionado pelo público presente a audiência.

O prefeito também confirmou que colocará ônibus a disposição de toda população que queira participar da audiencia que a comunidade terá com a governadora Rosalba Ciarlini. “Vamos de forma pacífica dizer aos nossos governantes que queremos imediatamente o Campus da UERN na cidade”, finalizou.

* Morre Mestre Sérvulo, importante nome do folclore do RN.

Na manhã deste domingo (14), faleceu o mestre do folclore Sérvulo Teixeira de Moura, filho da comunidade de Santo Antônio do Potengi. Seu Sérvulo, como era conhecido. Ele era um dos grandes representantes das tradições culturais de São Gonçalo do Amarante por desempenhar o papel de mestre do Bambelô da Alegria, mestre dos Congos de Calçola e brincante do Pastoril Estrela do Norte.

Mestre Sérvulo estava com 86 anos de idade. Hoje pela manhã, quando se preparava para ir a um piquenique se sentiu mal, chegando a ser socorrido no hospital, mas não resistiu aos problemas respiratórios.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, seu Sérvulo estava recebendo um incentivo cultural, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, determinado pelo prefeito Jaime Calado como forma de valorização dos mestres da cultura do município.

O prefeito lamentou a perda: “O Berço da Cultura Popular perdeu mais um de seus valorosos filhos. A morte de seu Sérvulo é mais uma perda irreparável para o folclore e as tradições sãogonçalenses”, disse Jaime.
Sérvulo Teixeira de Moura, mestre brincante do grupo folclórico Bambelô da Alegria 
Sérvulo Teixeira de Moura, mestre brincante do grupo folclórico Bambelô da Alegria.

* Governo quer lançar rede social oficial.

Dezoito dias depois de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado a criação de uma rede social como resposta às manifestações que tomaram o país em junho, o governo federal lançará nesta terça o Observatório Participativo da Juventude.

O site, criado para receber as demandas dos jovens, entraria no ar na segunda-feira passada, mas teve sua estreia adiada para que Dilma e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) pudessem participar do ato inaugural.

* Restituição do Imposto de Renda do segundo lote é liberada amanhã nos bancos.

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15), na rede bancária, o dinheiro das restituições do segundo lote de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2013. Neste lote, os valores foram corrigidos em 2,21%. Com a liberação do segundo lote, sobe para R$ 4,03 bilhões o valor total pago até agora. O número de contribuintes incluídos nos dois lotes chega a 2,9 milhões.

Ao todo estão previstos sete lotes regulares, sendo o último em dezembro. O calendário de restituição está no Ato Declaratório 3 da Receita Federal, publicado no Diário Oficial da União. O contribuinte que não recebeu a restituição deve procurar o extrato no site da Receita para verificar por que caiu na malha fina ou se a declaração está na base de dados esperando a liberação. As pessoas que identificarem algum erro devem enviar a declaração retificadora.

* Empresas de Multinível se unem no RN.

Alvo de investigações por parte do Ministério Público do Estado as empresas de marketing multinível se unem no Rio Grande do Norte para lançar campanha de legalização do segmento. A informação foi repassada pelo executivo da Bbom e dono de franquia da Unepxmil, que vende rastreadores, Victor Hugo Noé. “É importante ter investigações para que possa dar maior clareza e conhecimento as atividades do marketing multinível, ainda pouco conhecido no país. Nem a justiça sabe bem como lidar o negócio MMN”, disse Victor Hugo. O MPE/RN instaurou inquérito civil para  apurar as atividades da  TelexFree, BBom, NNEX, Priples, Cidiz e Multiclick Brasil.

Na última semana, a Justiça Federal decretou a indisponibilidade dos bens da  BBOM, pertencente ao Grupo Embrasystem, bem como dos bens dos sócios proprietários dessas empresas. O Procon/RN abriu ação para apurar irregularidades na relação entre um investidor e empresa, que denunciou prejuízo com o não repasse de pagamentos. A Telexfree permanece impedida de realizar pagamentos e ter novas adesões, em todo o país As empresas são investigadas por indícios de pirâmide financeira.

Para o consultor do Sebrae, Carlos Von Sohsten, esse é um tema complexo. Os conceitos de empresas de marketing direto,   vendas diretas com empresas de marketing multinível ou pirâmides são comumente confundidos. É preciso separar cada segmento e atentar para os detalhes da oportunidade oferecida, quem está por trás e quais são as “promessas”. “Em geral, os esquemas de marketing multinível têm causado mais prejuízos do que bons resultados, para a maioria dos participantes”, diz o consultor de negócios do Sebrae.

No marketing multinível, o faturamento é calculado sobre as vendas de produtos ou serviços que  sustentam o negócio. Já no esquema denominado “pirâmide financeira”, considerado crime no Brasil, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos para o sistema, sem levar em consideração a real geração de vendas de produtos.

A modalidade, segundo o  economista e coordenador do curso de Gestão Financeira da Universidade Potiguar (UnP), Janduir Nóbrega, não se sustenta por não haver uma relação comercial ou de consumo. “Diferente das demais relações, não há um produto sendo fabricado, comercializado e mesmo um consumidor final. Não atende, teoricamente, as leis comerciais”, afirma. Um dos principais investidores da empresa Telexfree no Estado, o delegado e professor de direito Heraclito Noé, pondera que há muito desinformação  em relação ao novo tipo de negócio, que é lícito. “As pessoas tendem a ver o novo, o desconhecido, como algo que cheira mal. Mas esta é uma nova oportunidade de negócios, em um novo ambiente: a internet, com melhor geração de renda e com muito trabalho”, afirma.