sábado, 27 de julho de 2013

* Ministro Garibaldi Filho diz que Governo Rosalba vive fase “declinante”.

O ministro da Previdência Garibaldi Filho não poupou críticas ao Governo Rosalba Ciarlini. Em entrevista a Marcos Dantas, ele definiu como “fase declinante” o atual momento vivido pelo Executivo estadual.

“Eu acho que o Governo Rosalba continua vivendo um momento muito difícil, uma fase que eu diria declinante. Mas ainda falta tempo, alguns acreditam que ela possa se recuperar. Eu hoje não tenho nenhuma intimidade com a máquina administrativa, a despeito do secretário Luiz Carneiro (Assistência Social) ser ligado a mim, mas eu não tenho uma visão de conjunto pra dizer. Eu acredito que ela possa se recuperar, não é fácil”, destacou.

* Governadora garante que salários serão pagos em dia.

O Governo do Estado assegurou ontem que a folha de pessoal de julho será repassada aos servidores conforme fixado no cronograma de pagamento. De acordo com informações da assessoria de Comunicação, a parcela do funcionalismo público com lotação na região do Seridó recebeu os vencimentos na quarta-feira (24), enquanto os demais serão remunerados nos próximos dias 30 e 31. 

Ontem, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem detalhando o remanejamento de R$ 50,5 milhões no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE), cujos valores foram removidos para a cobertura de um déficit na folha, estimado, este mês, em R$ 89 milhões. O Executivo não confirma oficialmente a cifra. E muito menos desmente. Até porque no diálogo interno a lacuna financeira nesses patamares é externada por secretários e auxiliares.

* Adoçante pode causar efeito contrário no organismo humano.

Pesquisas realizadas nos últimos 40 anos mostram que os adoçantes não têm impacto direto na perda de peso nem efeitos positivos na prevenção de problemas de saúde, como o diabetes tipo 2, a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Além disso, a ingestão dele está ligada a mudanças nos mecanismos de resposta do cérebro a sabores doces, o que pode impactar a sensação de saciedade. Um estudo divulgado, neste mês, na revista científica Cell Press, traz um novo complicador ao produto. Ao analisar estudos sobre os edulcorantes feitos nos últimos anos, a professora de neurociência comportamental Susan Swithers concluiu que eles podem até ter um efeito contrário ao esperado.

“Uma vez que os adoçantes não oferecem energia, logo o consumo deles pode induzir as pessoas a procurarem alimentos calóricos que supram a necessidade energética e de satisfação”, explica Swithers. A pesquisadora sugere que o ideal é reduzir o consumo tanto de açúcar quanto de adoçante. “Os dados indicam que a melhor estratégia seria diminuir a totalidade do uso de produtos adoçantes. Simplesmente substituir o açúcar por adoçante artificial não parece ter produzido resultados positivos na saúde”, explica a professora da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos.

O gosto doce é conhecido por estimular respostas fisiológicas que ajudam a manter o equilíbrio energético no corpo. Ele sinaliza ao organismo a entrada de alimentos com alto valor energético, facilitando a absorção e a utilização da energia. Os adoçantes, por outro lado, têm um gosto doce intenso, mas baixo valor calórico. “O uso de adoçantes pode enfraquecer a ação do sabor doce como um sinal da ingestão de alimentos energéticos”, ressalta Swithers.

* Caern suspende abastecimento em seis cidades no interior.

As cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e comunidades rurais da Serra de João do Vale terão suspensão do abastecimento de água a partir das 5 horas da manhã da terça-feira (30). A previsão é que o abastecimento retorne no início da noite de quarta-feira (31).

A Caern precisa paralisar o abastecimento para executar o serviço de reposicionamento da captação flutuante, com quatro bombas, localizada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Em função da redução do volume de água da barragem, a Caern terá que deslocar o flutuante para um local mais profundo. No caso de suspensão, a população deve atentar para o período de paralisação do abastecimento para evitar transtornos na realização das tarefas diárias.

* Retreta Cultural em Caraúbas.

A Secretaria Municipal de Cultura de Caraúbas/RN, através do seu Secretario Vivvênio Vileneuve confirmou para a próxima terça-feira (30), a realização de mais uma Retreta Cultural.

Esta edição, que terá início as 19h30min, ocorrerá na Quadra Municipal de Esportes "José Ricardo". Além da Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio", também estará se apresentando o Grupo Dançart.
 
Mais uma Retreta Cultural será realizada em Caraúbas/RN.

* Para pensar...


* Vaquejada no Saia Rodada Park Show...