segunda-feira, 26 de agosto de 2013

* Garoto matou família em 10 minutos, diz advogado da OAB sobre chacina.

O estudante Marcelo Pesseghini, de 13 anos, único investigado pela Polícia Civil como suspeito de matar a família e se suicidar em seguida, levou aproximadamente dez minutos para executar seus pais, policiais militares, sua tia-avó e sua avó materna na madrugada do dia 5 de agosto, na Zona Norte de São Paulo.

 A informação é de Arles Gonçalves Júnior, presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), que acompanha as investigações do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) sobre o caso Pesseghini. Na manhã desta segunda-feira (26), um policial militar era ouvido pelo DHPP. Dois colegas de Marcelo, filmados ao lado dele, deverão depor na quarta-feira (28).

* Caraúbas na relação dos municípios que terão médicos estrangeiros...

Os  médicos  estrangeiros que virão trabalhar no Rio Grande do Norte serão direcionados para as cidades de Ceará-Mirim  ( 3 médicos), Macaíba (4), Natal  (9), São Miguel do Gostoso (1) e Touros (1).

Os médicos serão distribuídos  pelos municípios de Alexandria(1), Bom Jesus( 1), Caraúbas (2),  Extremoz (1), Ielmo Marinho (1), Lagoa de Pedras (1), Macaíba (4), Monte Alegre (1), Natal (8), Olho D água dos Borges (1), Porto do Mangue (1), Riacho da Cruz (1), Serra  Caiada(1,)  e Toúros (1).

* Dilma demite ministro Patriota após episódio com senador boliviano.

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) deixou o governo após reunião com a presidente Dilma Rousseff na noite desta segunda-feira (26). O Palácio do Planalto anunciou como novo ministro Luiz Alberto Figueiredo, atual embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Patriota passará a ser o novo representante do Brasil nas Nações Unidas.

O motivo da demissão foi o episódio do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o país.

Nota divulgada pelo Planalto diz que Dilma "aceitou hoje pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Luiz Figueiredo, para ser o novo ministro de Relações Exteriores”.
Antonio Patriota fala sobre situação na Síria na semana passada (Foto: Antonio Cruz/ABr) 
O ex ministro Antonio Patriota.

* Expresso Judiciário esteve hoje em Caraúbas.

Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizado nas dependências do auditório do Fórum "Theotônio Neves de Brito" a solenidade de abertura dos trabalhos do Expresso Judiciário em nosso município.
 O evento, contou com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Aderson Silvino, além do Juiz de Direito Fábio Filgueira (Coordenador do Programa Expresso Judiciário), prefeito Ademar Ferreira, promotor de justiça Dr. Rafael Pires, Juíza da comarca de Caraúbas/RN, Dra. Daniela Rosado, vereador Josean Amorim, e representando a OAB o advogado Francisco de Assis Melo Varela, além de várias outras autoridades que prestigiaram o evento.
 Na ocasião, os trabalhos foram abertos pelo som da sanfona do caraubense Caçula Benevides, que além de uma bela melodia tocou em seus instrumento musical o hino nacional Brasileiro. 
Durante a solenidade, as autoridades ressaltaram a importância do Expresso Judiciário para a comarca de Caraúbas/RN, que hoje conta com a quantidade de 2765 processos a serem julgados pelos magistrados.

Benefícios para Comarca


Durante o evento, o coordenador do expresso, o juiz auxiliar da Presidência, Fábio Filgueira fez questão de destacar que não se trata apenas de julgar os processos, mas que o programa deixa um legado para o município que será o treinamento dos servidores da comarca em um curso de Gestão de Secretaria.
 
O Expresso
 
O Expresso terá o objetivo de agilizar a resolução do maior número de processos possíveis do mais de 2.700 que existem na Comarca de Caraúbas/RN. Para realizar este trabalho estarão sendo disponibilizados durante os próximos 60 dias 4 juízes com uma equipe de auxiliares para nossa comarca.  

* Secretários titular e adjunto de Comunicação são exonerados do Governo Rosalba.

O secretário estadual de Comunicação, Edilson Braga, e a adjunta, Valéria Costa, foram exonerados, no início da noite de hoje, do Governo Rosalba Ciarlini.

A informação foi veiculada pelo PANORAMA POLÍTICO desde a semana passada e agora confirmada. No final da tarde de hoje, a governadora convocou os dois auxiliares e pediu o cargo.

* Secretaria da Educação retoma diálogo com o Sinte.

A Secretaria de Estado da Educação retomou o diálogo com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, na manhã desta segunda-feira (26). Apesar da pequena adesão de professores à greve e do mérito da ilegalidade ainda não ter sido julgado pela Justiça, a secretária Betania Ramalho preferiu dar continuidade às conversas que vinham ocorrendo antes mesmo da paralisação, para que houvesse um entendimento.

“Mesmo sendo um grupo pequeno, segundo os nossos relatórios, a ausência desses professores grevistas não deixa de causar prejuízos para os alunos das escolas a que eles pertencem. Por esse motivo, resolvemos conversar, até porque reconhecemos a importância do diálogo com o sindicato para as conquistas de uma categoria”, ressaltou Betania Ramalho. Na reunião, foi anunciado que até outubro o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores, assim como o projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores.

Outro ponto discutido foi a alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual. Esses artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento. A proposta de alteração também deve ser enviada para a Assembleia. De maneira geral, houve entendimento entre os que participaram da reunião e a expectativa é que o fim da greve seja oficializado na próxima assembleia sindical.

* Vai ficar pior: Governo Rosalba pode perder até dez deputados...

Quem fez a conta foi o Jornal de Hoje. Dos 24 parlamentares estaduais, 14 faziam parte da bancada da gestora estadual ou eram de partidos que pertenciam à base aliada do Governo do Estado. Até o final do ano, as perspectivas não são nadas positivas. Rosalba pode perder a aliança de, pelo menos, nove deputados estaduais, incluindo, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.

Com relação aqueles que começaram o ano aliados e já romperam, está o deputado Gilson Moura. O partido dele, o PV, anunciou no início do ano que estava saindo da base aliada. O líder do partido, o senador Paulo Davim, passou a fazer uma forte oposição estadual ao DEM.

Em outra sigla, o PR tem outros três deputados estaduais. Ou melhor: dois, Vivaldo Costa e George Soares. Kelps Lima, que seria o terceiro, ganhou recentemente a desfiliação e deve ir para o Partido Progressista (PP), que diante de declarações do presidente do partido, Rafael Motta, deve apoiar uma candidatura de oposição em 2014.

O mesmo caminho, por sinal, deve ser seguido pelo deputado Vivaldo Costa, além de Ricardo Motta e Raimundo Fernandes, que pediram desfiliação do PMN e devem ir, justamente, para o PP. Com essa soma, já são cinco os deputados estaduais que devem deixar a governadora Rosalba Ciarlini sozinha numa tentativa de disputar a reeleição.

Contudo, além das mudanças partidárias, há também a situação das mudanças de correntes dentro do partido. Afinal, dois grandes aliados, o PMDB e o PR podem anunciar o rompimento com o Governo nos próximos dias. A situação mais clara é a dos peemedebistas. Na última sexta-feira, o presidente da Câmara Federal e do PMDB no RN, Henrique Alves, anunciou que a saída do secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, antecipará o rompimento.

* Final de casamento: Garibaldi Filho deixa base governista de Rosalba.

Depois de Luiz Eduardo Carneiro deixar a secretaria Trabalho e Ação Social, todos os cargos peemedebistas na pasta estão à disposição do governo Rosalba Ciarlini.

Outro nome ligado ao ministro da Previdência, Garibaldi Filho, também deixou as hostes governamentais: o presidente da Potigás, Fernando Dinoá. Garibaldi confirmou que “essa atitude representa um abandono seu do Governo. Eu indiquei essas pessoas e elas estão deixando o Governo”.

Essas ações dos aliados de Garibaldi Filho só demonstram que o casamento dele com a ROSA acabou!

Casamento acabou!

* Vai e vem: Prefeito e vice de Monte Alegre reassumem os cargos.

O prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, reassumiu hoje, segunda-feira, o comando do município por determinação da Justiça Eleitoral.

O Juiz do TRE, Nilson Cavalcanti, deferiu a liminar suspendendo os efeitos da decisão até o julgamento do mérito. Na semana passada, o juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas Júnior, cassou os mandatos do prefeito Severino da Irmã Dulce, como é mais conhecido, e do vice, Kléber Maciel de Souza, acusados de compra de votos nas eleições passadas.

* Primeiro concurso da Assembleia Legislativa terá provas no próximo domingo.

Os mais de 28 mil inscritos para o primeiro concurso público que a Assembleia Legislativa irá realizar prestarão provas no próximo domingo (1º). A Fundação Carlos Chagas (FCC) informa que as provas serão aplicadas nos horários da manhã e tarde e os locais já estão disponíveis para os candidatos no site (www.concursosfcc.com.br), mediante login e senha.

As provas terão duração de 4h30. Para o cargo de Técnico Legislativo, habilitações em Técnico Legislativo, Taquigrafia, Operador de Som, Programador e Técnico em Hardware, o horário de apresentação é a partir das 7h30 e fechamento dos portões às 8h.

No turno vespertino, os candidatos tem que se apresentar a partir das 14h e o fechamento dos portões será às 14h30. Farão provas à tarde os candidatos a Analista Legislativo nas habilitações: Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina – Clínica Geral e Psicologia – e Assessor Técnico do Controle Interno.

* Não acredito: Agripino surge como opção para o Governo do RN...

Corre solta a conversa nos bastidores da política potiguar…

O nome do senador José Agripino Maia, presidente nacional e regional do Democratas surge como opção do esquema governista, para disputar o Governo do Estado.

Segundo um analista se o cenário for confirmado, a governadora Rosalba Ciarlini permaneceria no governo até o final e apoiando o nome de Agripino para o pleito de 2014.

José Agripino ainda nãos e pronunciou sobre o assunto.

Vamos aguardar!
Robson Pires.

* EM crise: Policiais civis e servidores do ITEP se concentram na Governadoria.

Os policiais civis e servidores do ITEP se concentram em frente à Governadoria a partir das 11h. As categorias depositam toda expectativa na reunião com o Governo prevista para iniciar às 12h, visto que sensibilizaram até mesmo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na última sexta-feira, quando entregaram ao representante do Governo Federal um diagnóstico preocupante da crise da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, documento este elaborado por vários segmentos da área, com expressiva contribuição do SINPOL.

A audiência com o Governo, solicitada pela comissão parlamentar presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, será coordenada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, e contará ainda com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, além de vários deputados estaduais que integram a comissão. Fátima, que esteve sábado (24) com a governadora Rosalba Ciarlini, esteve nesta manhã no SINPOL, buscando mais informações a respeito das pautas e ressaltou total apoio às categorias na intermediação junto ao Governo.

* Venha participar você também...