quarta-feira, 11 de setembro de 2013

* CNJ recomenda a retirada imediata de presos das delegacias do RN.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou ao Governo do Estado a retirada imediata dos presos mantidos em delegacias de polícia. De acordo com o CNJ, a medida é “urgente e inadiável”, já que as delegacias “não possuem as mínimas condições de custodiá-los”.

Durante o Mutirão Carcerário, que aconteceu entre abril e maio deste ano, membros do CNJ inspecionaram delegacias e centros de detenção provisória (CDP). Foram verificadas situações de desrespeito a direitos básicos dos detentos. Uma das recomendações pede que o Estado assegure, "imediatamente, o mínimo, que é o banho de sol e visita familiar", além do fornecimento regular de itens de higiene pessoal, colchões e material de limpeza.

* Garibaldi: PMDB fica com o DEM se o partido romper com Rosalba.

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), disse hoje que, aliar-se com o DEM, após o rompimento do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), seria uma “incoerência total”. O ex-governador destacou que o diálogo político com o presidente nacional e estadual do DEM, senador José Agripino Maia, continua bom. Entretanto, não há porque cogitar de coligação entre PMDB e DEM para as eleições de 2014.

“Eu acho que as coisas devem ser ditas com muita clareza. O nosso relacionamento com o senador José Agripino, o nosso diálogo político com ele, é muito bom. Eu diria muito saudável. Agora, o DEM, permanecendo no seu apoio ao governo, o governo Rosalba, não há porque se cogitar de uma coligação com o PMDB. Seria de uma incoerência total”, disse o ministro.

Pelas palavras do ministro, o PMDB poderá até se aliar com o DEM, desde que este também rompa com o governo Rosalba Ciarlini.

* Realidade: Getúlio Rego diz que Rosalba não disputaria reeleição no atual quadro político.

“Se a eleição fosse este ano, Rosalba Ciarlini certamente não seria candidata, pois há um profundo desgaste do ponto de vista de popularidade do governo”. A frase é do líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego (DEM), se referindo ao momento político e, principalmente, econômico vivenciado pelo Executivo.

“E quem vier na campanha do próximo ano prometendo resolver os problemas do RN em curto espaço de tempo estará fazendo demagogia”, disse o parlamentar democrata.

Como ponto positivo, Getúlio Rego ressalta que a governadora está fazendo um governo austero, onde “não há uma só manchete de irregularidade. E se os recursos que estão projetados para serem liberados para investimentos em setores importantes, ela poderá se recuperar e não tenho dúvidas que pode ser candidata a reeleição”.

* MP recomenda investigação sobre desvio de função de policiais do RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que o governo estadual, a Secretaria de Segurança Pública e a Delegacia Geral de Polícia Civil investiguem os possíveis casos de desvio de função na cessão de delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil a outros órgãos públicos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (11).

De acordo com o MP, o estado não deve autorizar a cessão ou afastamento de qualquer policial civil a outros órgãos públicos ou setores da estrutura desconcentrada da Sesed para o exercício de funções distintas do serviço de Polícia Judiciária. Atualmente, de acordo com os promotores, existem 124 servidores afastados de suas funções.

A recomendação quer apurar a “possível irregularidade de cessão de policiais civis a outros órgãos públicos e insuficiência do quadro funcional da Polícia Civil”. Ela é feita no momento em que agentes e escrivães da Polícia Civil estão em greve. Os delegados potiguares suspenderam nesta quarta-feira a paralisação iniciada no dia 22 de agosto.

* Mais um: Depois de perder a diretoria geral do Procon, PSL anuncia rompimento com o Governo Rosalba.

Com a exoneração do advogado Araken Farias do Procon estadual, o PSL, legenda presidida pelo próprio Araken, anunciou a saída do bloco de apoio a governadora Rosalba.

Com isso, é o terceiro partido a deixar a ala governista, primeiro foi o PV, seguido do PMDB.

* Desgaste provocou saída de Bell Marques do Chiclete com Banana.

O vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, comunicou oficialmente que deixará o Chiclete com Banana após o carnaval de 2014. O anúncio foi publicado ontem (10), através do Youtube, e Bell atribuiu a saída da banda ao desgaste natural na relação com os demais membros da banda, que está em atividade há mais de 30 anos.

No pronunciamento, Bell Marques não citou nomes, mas confirmou que houve problemas devido a opiniões divergentes dentro do grupo. "Só quem conviveu  juntos pelos 30 anos sabe do desgaste", disse Bell Marques.

Apesar de anunciar a saída, Bell disse que cumprirá todos os compromissos já agendados pela banda e que vai manter a mesma empolgação durante os últimos shows. Após a saída, ele seguirá em carreira-solo. "Não estou buscando um novo caminho, estou buscando um novo jeito de caminhar", disse.
Bell Marques deixa o Chiclete com Banana após carnaval de 2014
Bell é um dos ícones da música baiana. 

* Reunião do PMDB deverá ser mais um movimento em favor de Walter Alves para o Governo.

Uma fonte de Coturno Alto contou ao blogue que na reunião que está para acontecer do PMDB no Rio Grande do Norte será discutida mais uma vez a possibilidade do deputado estadual Walter Alves voltar a cena política como provável pré-candidato a disputar o Governo no pleito de 2014.

“Waltinho” já anunciou que vai disputar a reeleição.

Mas….

E se o partido quiser e “convocá-lo” para “lutar nas trincheiras” do PMDB, ele recusará a “batalha”?
Segundo a fonte “Waltinho” não recusará!

Vamos aguardar!

* Grande show do DANCART...