domingo, 15 de setembro de 2013

* Hoje tem festa na AABB de Caraúbas.

 

* Prefeitos pressionam para mudar o índice que reajusta o Piso Nacional do Professor.

A Confederação Nacional dos Municípios está pressionando o Governo Federal e o Congresso Nacional para o projeto que muda o reajuste do índice do Piso Nacional do Professor. “Estou preocupado com isso, porque temos pouco tempo para resolver. Já em janeiro os prefeitos vão ter que arcar mais uma vez com o reajuste que eleva consideravelmente os valores”, disse presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

A proposta em debate é o Projeto de Lei (PL) 3.376/2008, que indica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como novo critério de reajuste. Ele está em tramitação na Câmara dos Deputados e recebe o apoio da CNM. “O reajuste pelo INPC seria mais justo. Da maneira como está, o piso da categoria vai dobrar a cada dois anos”, disse Ziulkoski.

* Garibaldi Alves: Tenho atenção a Robinson Faria.

O ministro Garibaldi Filho revelou ao Jornal de Hoje, que na reunião do PMDB que ocorrerá nesta segunda-feira (16), em Natal, vai colocar seu nome a disposição do partido para concorrer ao Governo do Estado, em 2014: “Não sei se teremos nada de conclusivo, a não ser essas duas premissas da reunião: rompimento e candidatura própria. Vou dizer que sou pré-candidato, claro, mas vou dizer que espero que o partido não recorra ao meu nome e que possamos encontrar outro nome”.

Sobre apoiar Robinson Faria para governador do Estado em 2014, o ministro disse ter atenção ao vice, mas que não pode antecipar. “Tenho que ouvir o partido, mas tenho, realmente, uma atenção a ele. Como todo o PMDB tem. Apesar de ele militar em um partido diferente do meu; é até o presidente do partido”, destacou o ministro.

* Especialista diz que transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios.

Entre 30% e 50% dos brasileiros portadores de transtorno bipolar tentam suicídio. Essa é a estimativa sustentada pela Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB). De acordo com a entidade, dos que tentam se matar, 20% conseguem o objetivo. “De todas as doenças e de todos os transtornos, o bipolar é o que mais causa suicídios”, alerta a presidenta da ABTB, Ângela Scippa.

“Há um risco real de suicídio, principalmente nos estados mistos, essa mistura dos sintomas de depressão com sintoma de exaltação do humor é a situação mais crítica do ponto de vista do suicídio, a depressão também oferece muito risco à vida do paciente”, explicou a professora de psiquiatria da Universidade de Brasília Maria das Graças de Oliveira.

“É importante dizer que um dos maiores inimigos do paciente é o preconceito”, ressaltou a professora. Ela acrescentou que não é raro verificar pessoas que sofrem com o transtorno evitarem o tratamento porque tem preconceito contra o acompanhamento psiquiátrico e os medicamentos de controle da doença. “Essas pessoas precisam saber que vão viver muito melhor se fizerem o tratamento”, destacou a médica.