segunda-feira, 23 de setembro de 2013

* Caraúbas receberá "Caravana Ecológica".

O município de Caraúbas/RN, foi um dos 12 em todo estado do Rio Grande do Norte que foi selecionado para receber a "Caravana Ecológica" que é desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais. 

Para confirmar a adesão de Caraúbas para receber a "Caravana Ecológica", na tarde desta segunda-feira (23) a Coordenadora de Planejamento e Gestão Ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, esteve reunida com alguns secretários da gestão municipal.

Na ocasião, Silvana apresentou uma lista de itens que tem que ser providenciados pelo município, além de ressaltar a importância da Caravana que segunda ela tem o objetivo de a educação e práticas ambientais, além de capacitar algumas pessoas para fabricação de produtos artesanais com material reciclado, o que gera emprego e renda. 

Na ocasião, se fizeram presentes ao encontro, o Secretário Municipal da Educação e do Desporto, Robenildo Lima, além do Secretário Municipal de Governo, Gilvandro Fernandes e algumas auxiliares da Pasta da Educação.
Representantes da administração municipal acertam vinda da "Caravana Ecológica".
Ao final da reunião, ficou certo que a "Caravana Ecológica" estará em Caraúbas/RN, nos dias 30 de setembro e (1 e 2) de Outubro. A caravana, além de ter uma vasta programação durante os três dias, com palestras, cinema na rua, cursos, oficinas e apresentações teatrais, também trará os cursos de Turismo Sustentável e Educação Ambiental, que terá a expedição de certificado aos participantes.  

* Nota do Deputado Betinho Rosado.

Hoje, apresentei ao Juiz da 33ª Zona Eleitoral do RN meu pedido de Desfiliação Partidária do Democratas. Encerro assim uma participação de 27 anos nessa agremiação partidária.

No Democratas, votei desde que ele foi criado em 1986 como PFL – Partido da Frente Liberal. E pelos Democratas, fui votado em 5 eleições para Deputado Federal.

Esse relacionamento foi importante para mim, espero que tenha sido também para o Democratas/PFL.

No meu novo partido, tenho duas certezas: irei comandá-lo a nível estadual e estarei apoiando a reeleição da Governadora Rosalba Ciarlini.

Betinho Rosado

* Rosalba Ciarlini: “Meu Governo não terá só uma marca; mas várias”.

A governadora Rosalba Ciarlini prefere não comentar declarações do senador José Agripino, líder nacional do seu partido, afirmando que sem apoio do PMDB a governadora não tem condições de disputar a reeleição. As declarações de Agripino foram publicadas no blog do jornalista Cláudio Humberto, jornalista com atuação em Brasília. “Sobre política e reeleição só falarei em 2014″, resumiu a governadora ao ser questionada sobre o assunto na manhã de hoje momentos após reunir a imprensa para falar sobre ações na educação.

Mostrando-se descontraída e confiante na recuperação do seu governo a partir de agora, Rosalba Ciarlini disse ao ser instada a falar sobre se teria uma marca para a sua administração, a exemplo de outros governantes que “o meu governo não terá somente uma, mas várias marcas”, citando a prioridade recuperação da educação, que segundo ela, encontrou em situação de dificuldades, além do setor de recursos hídricos que está potencializando através da construção de 17 mil cisternas, por exemplo. “Estamos dotando o Rio Grande do Norte de sustentabilidade hídrica”, disse a governadora, acrescentando que ” muitas coisas boas irão acontecer”, concluiu a governadora.

* Fafá Rosado formaliza seu retorno ao PMDB.

Ao assinar, nesta segunda-feira, a sua ficha de filiação do PMDB, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, afirmou que seguiu o “caminho do coração” voltando ao partido no qual começou sua militância política. Durante o evento, ela homenageou o ex-presidente estadual do partido, Aluizio Alves, falecido em 2006, um dos maiores incentivadores de sua candidatura à Prefeitura de Mossoró. Fafá também agradeceu o apoio e o compromisso do deputado Henrique Eduardo Alves e do ministro Garibaldi Filho, que a ajudaram nos seus oito anos como prefeita (2004 a 2012), do mesmo modo que, agora, continuam ajudando a prefeita Cláudia Regina (DEM).

O ato de filiação de Fafá Rosado ao PMDB foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, em solenidade conduzida pelo presidente estadual do partido, Henrique Eduardo Alves. Também participaram do evento o ministro da Previdência, Garibaldi Filho; a presidente municipal do PMDB, Izabel Montenegro; o vice-prefeito de Mossoró, Wellington Filho; e um grande número de correligionários.

* Goleiro caraubense irá atuar em equipe mossoroense.

Após ter se destacado em muitos campeonatos de Futsal e Futebol 7 de Caraúbas e Região, o goleiro Caraubense Dacildo Filho é convidado para integrar a equipe de Futsal de Mossoró que atualmente está participando do Estadual de Futsal; A equipe Mossoroense Jogou Três partidas na competição, onde empatou com Macau por 2 x 2, venceu a segunda partida jogando em casa por 4 x 2 a equipe de Alto do Rodrigues e venceu a equipe de Assu fora de casa por 2 x 1.  O Convite foi feito por parte da Comissão técnica da equipe de Mossoró, os treinadores Emanuel Pereira e Gean.
 
Dacildo Filho se Apresentará Esta Semana, onde já participará de treinos junto ao elenco....

"Estou muito feliz com essa oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho, continuarei com humildade e simplicidade fazendo o que tem de ser feito, pois entendo que as vitorias e conquistas serão dadas pelo meu DEUS; Conto com o apoio, colaboração e patrocino dos amigos, pra que eu possa seguir em frente".
Dacildinho vem se destacando a um bom tempo.

* Ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado se filiará hoje ao PMDB.

A ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado assinará hoje a ficha de filiação do PMDB. Pré-candidata a deputada federal, ela retorna ao partido pelo qual foi candidata a prefeita de Mossoró, disputa que terminou em derrota.

Fafá Rosado migra para o PMDB, enquanto o marido dela, o deputado estadual Leonardo Nogueira, mantem-se no DEM, legenda da governadora Rosalba Ciarlini.

* Governadora apoia ampliação do curso de Medicina e assegura emenda para a UERN.

A governadora Rosalba Ciarlini assumiu o compromisso com o futuro Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Pedro Fernandes, de trabalhar junto ao governo federal para a oferta de mais uma turma de Medicina na instituição. Rosalba afirmou que vai procurar os Ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, em busca de parceria para melhorar a infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde, da UERN.

Como a interiorização do curso de Medicina é uma das metas do governo federal para suprir a falta de médicos nos municípios brasileiros, a governadora disse acreditar que a UERN receberá atenção especial. Assim, somado ao apoio do governo do Estado, a universidade poderá ofertar 60 vagas previstas. “A UERN se enquadra perfeitamente nessa proposta de formação de médicos no interior, principalmente, por se tratar de uma universidade pública que tem conceito 5 no curso de Medicina”, ressalta a Governadora.

Rosalba demonstrou interesse na proposta do reitor Pedro Fernandes em transformar o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em um Hospital/Ensino para os alunos dos cursos da área de saúde da instituição.”Vamos buscar as condições para que o Hospital Tarcísio Maia seja sim, um Hospital/Ensino”, afirmou.

Além do empenho para a ampliação das vagas de Medicina, Rosalba Ciarlini assegurou uma emenda do governo ao Orçamento Geral da União (OGU) 2014. Será a segunda vez que isso ocorrerá. No OGU de 2013, a governadora também escolheu a UERN para ser contemplada com uma emenda de R$ 40 milhões, dentro da cota do governo do Estado.

* Covardia: Governadores se unem por reajuste menor do piso de professores.

Com a previsão de um alto reajuste do piso nacional dos professores da educação básica, os governadores se uniram para sugerir uma nova fórmula de correção dos salários. Cálculos preliminares do governo federal apontam um aumento de 19% em 2014, mais do que o dobro do que os 7,97% concedidos à categoria no início deste ano. Hoje, nenhum docente pode receber menos do que R$ 1.567.

Documento assinado pelos 27 governadores foi entregue ao Executivo, na semana retrasada, com uma nova sugestão de cálculo. Segundo a Folha apurou, se aplicado já no ano que vem, o índice seria reduzido a 7,7%. Há ainda uma proposta defendida pela CNTE, entidade que representa os trabalhadores da educação básica. Nesse caso, ficaria em torno de 10%.