domingo, 29 de setembro de 2013

* Novo reitor defende diálogo e autonomia financeira da UERN.

“Fase da autonomia plena”. A denominação foi dada pelo reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, para a nova gestão que vai até 2017. No discurso de posse, Pedro Fernandes identificou as fases da institução,expondo o principal foco da nova administração.

Segundo o reitor, a UERN que hoje está em 17 municípios potiguares, entre os quais, Natal, teve avanços significativos desde sua criação, há 45 anos. Depois de conceituar as fases como municipalização, regionalização, estadualização e consolidação – que seria o período de 2000 a 2013, do antecessor professor Milton Marques de Medeiros- ele disse que agora, o novo desafio é a autonomia financeira.

“A autonomia plena é nosso nó górdio; centro da luta de todos. Luta da administração superior, juntamente com os segmentos universitários ADUERN, SINTAUERN e DCE, da sociedade civil, através de um constante diálogo com o governo do estado e assembléia legislativa”, conclamou o reitor.

Conforme Pedro Fernandes, a busca pela autonomia plena da Universidade requer debates constantes e intensos, gestão participativa e transparente. “E isso exige também, uma postura de firmeza, competência administrativa, compromisso ético e político que preserve a instituição da ingerência de entes alheios aos seus propósitos”, pontua o reitor.

Outro ponto essencial é o compromisso da comunidade universitária com a construção de um novo projeto para a UERN, alicerçado no fortalecimento de suas dimensões pública, gratuita , crítica e de qualidade, assegura.

* Mais um pulando: Grupo de Ricardo Motta declara independência do governo.

Embora de um lado o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, tente convencer o irmão Betinho a desistir da ideia de controlar o PP no estado, o grupo liderado pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta, parece que está mudando a rota do Partido Progressista para outra legenda.

Depois de uma conversar com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB), Motta e seus companheiros vão tomar outro destino, mesmo que Betinho mude seus planos, e manterão independência em relação ao governo do estado.

E qual o partido?  Bom, até onde se sabe Henrique teria carta branca para negociar a direção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) em terras potiguares. E essa pode ser a saída, mas a história ainda não acabou.

Além de Ricardo Motta, a nova legenda pode receber Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gilson Moura e Kelps Lima e, posteriormente, Gustavo Carvalho e Ezequiel Ferreira.

* Papa fará reforma histórica, diz relatório.

O jornal O Estado de São Paulo destacou que o relatório dos oito cardeais nomeados há cinco meses pelo papa Francisco para ajudá-lo no governo da Igreja vai além da reforma da Cúria Romana, a administração do Vaticano. Ele deve abordar temas como o ecumenismo, o papel da mulher na Igreja e questões da vida cotidiana dos fiéis, em um cenário de mudança que se assemelha ao que antecedeu à reunião do Concílio Vaticano II.

O cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do G-8, como está sendo chamada a comissão, informou ao bispo de Jales (SP), d. Demétrio Valentini, que chegaram a suas mãos mais de 500 páginas com sugestões enviadas por bispos, teólogos e leigos de todos os continentes.

Francisco se reunirá com o G-8 de terça a quinta-feira, para analisar as propostas. A reunião tem caráter consultivo, pois todas as decisões serão tomadas pelo papa. É apenas o início de um trabalho que se prolongará por alguns anos, à semelhança do que ocorreu na instalação do Concílio Vaticano II, quando o papa João XXIII pediu socorro ao episcopado e a consultores para a proposição de temas a serem discutidos.

* Possível candidato dos Alves se filia ao PSD.

O ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato assinou ontem (28) a ficha de filiação do PSD, legenda presidida no Estado pelo vice-governador Robinson Faria. O ato ocorreu durante a solenidade de novas filiações promovido pelo PSD no Ocean Palace.

Galeno será candidato a deputado estadual, tendo como principal colégio eleitoral a região do Alto Oeste potiguar.

Nos bastidores da política local circula um comentário que esse será o candidato dos irmãos Juninho e Eugênio Alves.

É aguardar...
robinsonPSD 346
Galeno no centro.

* Profissionais da limpeza pública recebem fardamento...

Na manhã da última sexta-feira (27), a empresa A Pioneira W & L Prestadora de Serviços, que ganhou a licitação para ficar responsável pela coleta do lixo no município, distribuiu o novo fardamento aos profissionais da limpeza Caraúbas.
Prefeito Ademar Ferreira prestigiou a entrega dos novos fardamentos.
Para a entrega que foi realizada nas dependências da sede da empresa que fica localizada no antigo clube BLB, estiveram presentes o prefeito Ademar Ferreira, o dono da empresa Lamarck Bezerra, além dos secretários Gilvandro Fernandes (Governo), João Marcolino (Obras) e Lucinaldo de Souza (Agricultura).
Autoridades estiveram presentes no evento.
Na ocasião, foram entregues 60 novas favas para os profissionais que são responsáveis pela coleta de lixo no município.

* Betinho: “Estou indo para o PP. Quero dividir o comando com Rafael e Ricardo.

Recém-desfiliado do DEM, o deputado federal Betinho Rosado confirmou que irá para o Partido Progressista. Ele disse que está chegando ao partido para dividir o comando com o atual presidente, vereador Rafael Motta, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, que chegaria ao PP com mais quatro deputados. “Estou indo para o PP. Quero dividir o comando do partido com Rafael Motta, o vereador, e o deputado Ricardo Motta”, afirmou ao Jornal de Hoje.

Na semana passada, Betinho anunciou sua saída do DEM, partido presidido no Estado pelo senador José Agripino Maia, e que tem a governadora Rosalba Ciarlini como principal liderança política na atualidade. Na última quinta, Betinho procurou Ricardo Motta para anunciar sua ida ao PP, inclusive para presidir a legenda, após uma articulação envolvendo o presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI).