terça-feira, 1 de outubro de 2013

* Motorista diz ter recusado dinheiro em troca de assumir culpa na morte de JK.

O motorista de ônibus Josias Nunes de Oliveira, de 69 anos, disse ter negado uma mala de dinheiro para assumir a culpa no acidente que provocou a morte do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, em agosto de 1976, durante a ditadura militar.

Ele depôs nesta terça-feira (1º) à Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo sobre o caso. Acusado na época pelo acidente e depois absolvido pela Justiça, ele chorou várias vezes e diz que vai pedir indenização pelas injustiças que sofreu.

O político morreu em um acidente de carro na Via Dutra, no Rio de Janeiro. O motorista de JK, Geraldo Ribeiro, também morreu na colisão. O governo de Minas Gerais informou no mês passado que vai realizar uma nova perícia para tentar esclarecer as circunstâncias da morte.


* Carro que matou caraubenses foi localizado.

Agentes da Divisão de Policia do Oeste- Divpoe localizaram na rua Dom Helder Câmara, Bairro Belo Horizonte, o veiculo tipo Uno mille, de cor prata, 4 portas, placas JEC 6220 suspeito de ser o mesmo que atropelou e matou as duas senhoras e o menino no inicio da noite de sexta-feira, 27 de Setembro de 2013 em Mossoró.

O veiculo foi localizado na residência do proprietário que, segundo informações séria o condutor no momento do atropelamento. Ainda segundo informações o condutor do veiculo estaria embriagado e teria provocado um outro acidente com uma motocicleta momentos antes do atropelamento e fugiu sem ser identificado e sem prestar socorro as vitimas.

O advogado do proprietário do veiculo informou que o mesmo se apresentará amanhã para prestar esclarecimentos.

O caso deverá ser tratado como acidente de transito. Poderia ser tratado como homicídio doloso, mas por falta de solicitação não foi realizada a pericia no local pelo Itep Mossoró. O perito ainda foi ao local, mesmo sem ser acionado, mas por falta de condições técnicas (faltava luz, informação, testemunhas) não foi possível realizar os procedimentos.
Policia localiza o carro que atropelou e matou três pessoas da mesma familia
Veiculo. 

* Justiça Eleitoral cassa mais uma vez Cláudia Regina e vice.

A prefeita Cláudia Regina (DEM) e seu vice-prefeito Wellington Filho (PMDB) acabam de ser novamente cassados. Decisão da juíza titular da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira.

A decisão tem efeito imediato de determinação de posse do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).

A sentença, logicamente de primeiro grau, decorre de ação desencadeada pela coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz, encabeçada pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

O processo trata, a grosso modo, da participação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na campanha municipal do ano passado, com uso de avião oficial do Estado.

Rosalba chegou a pousar 56 vezes com aeronave pública em Mossoró, no último mês de disputa pelo voto, em apoio à Cláudia Regina e Wellington.

Essa é a terceira cassação da prefeita e Wellington Filho, a primeira na 34ª Zona Eleitoral.

* Kelps Lima vai presidir o Solidariedade no RN.

O deputado estadual do Rio Grande do Norte, Kelps Lima, vai se filiar ao Solidariedade, novo partido político criado pelo deputado federal Paulinho da Força Sindical.

A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira, 30 de setembro, em café da manhã, em São Paulo, entre Kelps e o próprio presidente nacional da legenda. O Solidariedade será um dos cinco maiores partidos do Congresso Nacional, com mais de 30 deputados federais.

Kelps vai se dedicar à montagem do Partido no Rio Grande do Norte, convidando pretensos pré-candidatos a deputado estadual e federal à se filiarem à sigla.
kelps solidariedade
Paulinho e Kelps.

* Ministro da Integração entrega o cargo em audiência com Dilma.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff durante audiência de cerca de uma hora na manhã desta terça-feira (1º), informou a assessoria do ministério.

Pelo microblog Twitter, Bezerra disse, após a reunião: “Acabo de sair de uma boa e agradável conversa com a pres Dilma. Agradeci a oportunidade de servir ao meu pais, como ministro”. Noutra mensagem, ele afirmou: “Aguardo um comunicado da presidenta Dilma para transmissão de cargo entre hoje e amanhã”.

O possível substituto é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), indicado pelo PMDB para a pasta.

* Em Natal, paralisação de advertência de servidores da saúde fecha postos.

Os servidores da saúde de Natal realizam uma parada de advertência nas unidades municipais nesta terça-feira (1). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), a categoria reivindica um reajuste de 27,08% e melhores condições de trabalho nas unidades de saúde. Com a paralisação, o atendimento nas unidades de saúde fica prejudicado nesta terça.

A unidade de Cidade Satélite está recebendo apenas casos graves que chegam de ambulância. Os postos de Felipe Camarão, Igapó, comunidade da África, estão apenas com uma equipe atendendo. O Samu municipal também aderiu a paralisação e apenas 30% do efetivo está trabalhando.
20131001-152457.jpg
Movimentação.

* Enquanto PROS conseguiu aprovação, MP se mantém contra partido de Marina.

A Folha destaca que devido à insuficiente comprovação de apoio popular, o Ministério Público Eleitoral recomendou nesta terça-feira (1º) à Justiça que negue o pedido de registro do partido da ex-senadora Marina Silva, o que aumenta as dificuldades para que ela dispute o Palácio do Planalto pela Rede Sustentabilidade.

Em parecer assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, o Ministério Público afirma que o pedido do partido continua sem condições de ser atendido. “Criar o partido com vistas, apenas, a determinado escrutínio [eleições de 2014] é atitude que o amesquinha, o diminui aos olhos dos eleitores”, escreveu Aragão em seu parecer.

A decisão de Aragão é baseada no fato de a Rede não ter conseguido validar nos cartórios eleitorais as 492 mil assinaturas mínimas de eleitores em apoio à sua criação. De acordo com a área técnica do tribunal, a Rede entregou apenas 442,5 mil assinaturas válidas – quase 50 mil a menos do que o mínimo necessário.
PROS

Enquanto isso, os jornalistas que militam em Brasília garantem que o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) nasceu na cozinha do Palácio do Planalto, para abrigar os infiéis dos partidos aliados ao governo que serão expulsos ou convidados a deixar partidos que tenham candidatos a presidente da República.

* Promulgação da PEC da música é adiada para o dia 15.

Por decisão dos líderes partidários da Câmara e do Senado, o Congresso adiou para o dia 15 de outubro a sessão solene de promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção tributária a CDs e DVDs, a chamada de PEC da Música. O ato que validaria a matéria estava previsto para ocorrer hoje (1º).

A expectativa é que alguns dos artistas que acompanharam a tramitação da proposta retornem a Brasília para participar da cerimônia, marcada para as 11h30.

* Secretário Vivênio Jácome participou da conferência estadual de cultura.

Foi realizada nos últimos dias 26 e 27 de setembro, em Natal, a IV Conferência Estadual de Cultura, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”. Os encontros estaduais são preparatórios para a Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.
 
O secretário de Cultura de Caraúbas, Vivvênio Jácome, participou da Conferência representando o município. De acordo com o secretário, no evento foram discutidas estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação entre os entes federativos e a sociedade civil no que diz respeito ao segmento cultural.

“Apesar da total falta de organização do Governo do Estado, a Conferência proporcionou um aprendizado a respeito dos projetos que estão sendo desenvolvidos em algumas cidades do Estado, e que nós iremos tentar implantar em nosso município. Além disso, participamos dos debates que visavam fortalecer a Cultura no Estado”, disse Vivvênio Jácome.

Do município de Caraúbas, também esteve presente na IV Conferência Estadual de Cultura o agente da Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, Gilvan Viana, que aproveitou a oportunidade para buscar melhorias para o espaço cultural.
Delegados caraubenses.

* Nos preparativos para 2014, PSB do RN promove evento para filiar 400 pessoas.

O PSB do Rio Grande do Norte anuncia para hoje uma “festa de filiação” de 400 novos integrantes da legenda. Presidido pela vice-prefeita Wilma de Faria, a legenda articula para candidatura na chapa majoritária, que poderá ser ao Governo ou ao Senado.

O evento, a partir das 16h, servirá para oficializar a chegada de políticos tradicionais de todo o estado, como os ex-prefeitos Bibi Costa (Caicó), Elísio Brito de Medeiros (São João do Sabugi) e Anteomar da Silva – o Babá (São Tomé).

São esperadas 400 novas filiações. “Este é um momento importante porque além de recebermos esses amigos que já possuem históricos de aliança e contribuição com nosso partido, teremos também a oportunidade de nos unirmos mais em prol do fortalecimento da nossa legenda, que já começou a discutir o processo eletivo de 2014”, disse a presidente do diretório estadual, Wilma de Faria.

* Isso não é bom: Governo se mantém acima do limite prudencial da lei fiscal.

O balanço do segundo quadrimestre do ano mostrou que o Governo do Estado se mantém acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Considerando os padrões do Tribunal de Contas do Estado, o Executivo potiguar comprometeu 48,23% do seu orçamento com pessoal. O limite total é de 49% e o prudencial é 46,55%. Com pessoal, o comprometimento do Governo foi de R$ 3,243 bilhões no quadrimestre.
 Pelos parâmetros adotados na Secretaria do Tesouro Nacional, o Governo também se mantém em situação semelhante. O Executivo comprometeu 48,97% da receita, quando o limite prudencial é de 46,55% e o total 49%.  A arrecadação do Estado somou, no quadrimestre R$6,726 bilhões.

Os números, no comparativo com o primeiro quadrimestre, que teve os números divulgados no final do mês de maio, estão um pouco maior no comprometimento da receita. O fechamento de janeiro a abril, mostrou um comprometimento de 48,94%.