quarta-feira, 9 de outubro de 2013

* Prepare para o concurso da prefeitura de Mossoró no Galileu...

Atenção Estudantes de Caraúbas e Região, está confirmado para o dia 01 de Dezembro, a realização do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Mossoró, serão 150 vagas para Pedagogo, com salário básico de R$ 2.77, 89. 

Por essa razão, a Direção do Galileu Cursinho comunica que estão abertas as inscrições para o cursinho preparatório. As aulas serão iniciadas no dia 13 de Outubro, das 8h às 11h30m, na Escola Municipal Josué de Oliveira. Sempre aos domingos.

Professores Convidados:

DIDÁTICA – Professor Igo Leite Soares, da Cidade de Mossoró.

PORTUGUÊS – Professor Luiz Carlos Lucena da Cidade de Apodi.

Portanto, junte-se a nós e antecipe seus estudos.

Maiores informações liguem para 9604 9884 e fale com João Gomes.

Galileu Cursinho – Excelência no Ensino.

* Programação para crianças no Olho D'água Park Hotel.

* Senado aprova restrições a novos partidos.

Após quase seis meses de espera, o Senado aprovou o projeto que dificulta o acesso de novos partidos a recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 14/2013 seria votado em abril, mas a tramitação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, que acolheu em caráter liminar pedido do PSB.

Em junho, o plenário do STF decidiu pela continuidade da tramitação do projeto. A votação, no entanto, ainda era polêmica porque críticos do texto atribuíam a ele um caráter casuísta, pois teria a intenção de dificultar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República. Na ocasião, Marina se empenhava para criar a Rede Sustentabilidade, que teve o registro negado na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por não contar com o número de assinaturas no prazo exigido. Com isso, parte da polêmica que envolvia o texto foi encerrada e o projeto voltou à pauta do Plenário.

- Nós fomos vítimas da ligeireza das interpretações. Mesmo derrubando a liminar no Supremo Tribunal Federal, nós não levamos o projeto adiante porque houve uma interpretação ligeira, equivocada – afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

* Conselho Municipal de Cultura será formado nesta quinta-feira.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, por intermédio da Secretaria de Cultura, irá realizar nesta quinta-feira, 10, na Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, às 08h30min, importante reunião com os agentes culturais do município.

Na oportunidade, será debatido e formado o Conselho Municipal de Políticas Culturais, importante instrumento que tem por objetivo tornar a cultura local apta a realizar as mais diversas atividades na cidade de Caraúbas.


O Conselho Municipal de Políticas Culturais será formado por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Universidades, Comunicação Social, Dança, Poesia, Artesanato, Música, Igrejas, ONG’s, dentre outros órgãos/instituições.

Para o evento, estão sendo convidados os membros da imprensa local, bem como todos os produtores culturais do município.

* Município de Caraúbas visa viabilizar projeto para construção de casas populares.

Na tarde desta última terça-feira (08), o vice-prefeito Ivanildo Fernandes (PT), que representava o prefeito Ademar Ferreira, juntamente com os Secretário Gilvandro Fernandes (Governo) e Marcos Roberto (Administração) tiveram uma reunião com representantes do Banco do Brasil.


Na ocasião, além do gerente do BB de Caraúbas, Vinícius Minieiro esteve presente o Gerente Regional de Crédito Imobiliário, Robson Bezerra que veio mostrar os representantes de Caraúbas e também para Arthur Targino, prefeito de Messias Targino e Paulinho Targino como se dá o processo de benefício para construção dessas unidades habitacionais.


Robson, esclareceu vários pontos em que os prefeitos tinha dúvidas inclusive o t0tal de casas que cada município poderia construir, no caso de Messias Targino 30, e Caraúbas até 60 unidades. O gerente ressaltou que um dos requisitos para que o BB financie a construção das casas pelo projeto Minha Casa Minha Vida é que toras estejam com água, luz e acesso a calçamento.

A equipe de Caraúbas que estava presente no encontro irá discutir a viabilidade da construção das residências, e posteriormente manter contato com o BB para iniciar ou não o processo de construção.
 
Autoridades participam da reunião.

* PT do RN poderá lançar chapa “puro sangue” para disputar o pleito de 2014.

O Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte trabalha com o cenário político-eleitoral de lançamento da candidatura de “chapa puro sangue” no pleito de 2014. O grupo do deputado estadual Fernando Mineiro deseja lançá-lo candidato a governador.

Já a deputada federal Fátima Bezerra irá para disputa do Senado. A ala pró-FB estava colocando resistência ao nome de Mineiro para o Governo, mas nas últimas reuniões já demonstra mais “afeição” com o projeto do deputado estadual disputar o Executivo potiguar.

* Mossoró: Em nova decisão Justiça Eleitoral determina retorno de Claudia Regina ao cargo.

O desembargador Virgílio Macedo determinou o retorno da prefeita Claudia Regina ao cargo. A gestora está casssada por sentença do magistrado Herval Sampaio Júnior. A decisão de hoje garante a gestora que ela permaneça no cargo até o julgamento do recurso em que os advogados de defesa contestam a condenação da prefeita Claudia.

A gestora e o vice, Wellington Filho, são acusados de abuso de poder político e econômico na campanha. Ontem o Tribunal havia decidido pelo retorno da prefeita. O recurso dessa terça-feira foi sobre a condenação aplicada pela juíza Ana Clarice. No entanto, a gestora não voltou ao cargo porque ainda havia a cassação imposta pelo juiz Herval Sampaio. Com a nova decisão desta tarde, Claudia Regina volta a prefeitura depois de uma semana afastada.

* A cura da ressaca: ciência diz que refrigerante de limão é a solução.

Enquanto muitos acreditavam que o café forte era a bebida que mais se aproximava de uma possível recuperação, os especialistas dizem que Sprite pode ser uma alternativa mais eficiente. Os cientistas analisaram 57 bebidas, que vão desde chás de ervas até bebidas efervescentes, e concluíram que bebidas a base de limão tiveram melhor desempenho.

Primeiramente, os pesquisadores decidiram estudar o que realmente provoca a ressaca. Quando bebemos, nosso fígado libera uma enzima chamada desidrogenase (ADH), que quebra o etanol em uma substância chamada acetaldeído.

Então, essa substância é dividida em outro produto químico chamado acetato por uma enzima chamada aldeído desidrogenase (ALDH).

Os pesquisadores descobriram que o acetato é geralmente considerado inofensivo, e pode até ser benéfico à saúde, no entanto, quando este é exposto ao acetaldeído, substância química mais potente, ambos acabam causando os sintomas da ressaca.

Após esta constatação, os pesquisadores da Sun Yat- Sem University, em Guangzhou, testaram várias bebidas, e analisaram de que forma elas afetavam os ADH e ALDH.

O refrigerante de limão conhecido mundialmente como Sprite estava entre as bebidas que aceleravam o processo do ALDH, o que fazia com que o álcool se dissipasse mais rapidamente, reduzindo assim o tempo de ressaca.

O estudo também aponta que os jovens, que bebem regularmente, produzem mais enzimas de álcool desidrogenase, substâncias estas que tentam cortar o efeito do álcool no organismo evitando que eles se embriaguem com tanta facilidade, já as pessoas mais velhas produzem essas enzimas em menor quantidade.

No entanto, para a felicidade dos mais velhos, especialistas afirmam que com o passar do tempo a ressaca passa a ser um problema menor.

As dores de cabeça provenientes de uma noite de bebedeira é a ação do álcool que faz com que o cérebro inche temporariamente fazendo-o encostar várias vezes contra o crânio.

Entretanto, à medida que envelhecemos, nosso cérebro encolhe, para que haja mais espaço para inchar antes de atingir o osso.

* Mesmo com vitória hoje no TRE, prefeita de Mossoró permanece afastada.

A decisão de hoje do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que determinou o retorno da prefeita de Mossoró Claudia Regina (DEM) e do vice Wellington Filho (PMDB) ao cargo, os gestores permanecerão afastados do Executivo. A sentença proferida ontem pelo juiz Herval Sampaio Júnior aplicou cassação aos dois mandatos.

Com isso, por força desta decisão, prefeito e vice ficam longe do Executivo. O advogado Sanderson Mafra já confirmou que entrará com ação cautelar contra a sentença de Herval Sampaio pedindo para prefeita e vice retornarem ao cargo até o julgamento do recurso contra a sentença.

* Marco Aurélio é eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro Marco Aurélio foi eleito ontem (08) para o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro substituirá a presidenta Cármen Lúcia, a partir do dia 19 de novembro. A votação foi simbólica, pois o ministro é o atual vice-presidente do tribunal.

Com a eleição, Marco Aurélio ocupará a cadeira de presidente da corte pela terceira vez. O primeiro mandato foi de 1996 a 1997, e o segundo, de 2006 a 2008. No entanto, o ministro não presidirá as eleições presidenciais do ano que vem. Dias Toffoli, eleito vice-presidente, ocupará a cadeira de Marco Aurélio, que deixará o TSE em maio de 2014, quando completará quatro anos seguidos no tribunal, e deverá ser substituído por outro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

* Aviso de licitação da Prefeitura de Caraúbas.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº. 032/2013 - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 00718/2013

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, no uso de suas atribuições legais torna público o Pregão Presencial nº. 032/2013, destinado ao registro de preços para contratação de empresa especializada na realização de serviços técnicos de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos da unidade móvel e das unidades de saúde do Município. O pregão será realizado no dia 22 de outubro de 2013, às 09:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, na sede da Prefeitura Municipal, sito na praça Reinaldo Pimenta, 104, centro, cep: 59780-000, Caraúbas – RN, em 08 de outubro de 2013.

CARLOS HENRIQUE BEZERRA DE ANDRADE
Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN.