sexta-feira, 18 de outubro de 2013

* Lajes Pintada terá nova eleição no dia primeiro de dezembro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte marcou para o dia 1º de dezembro nova eleição no município de Lajes Pintadas, quando serão eleitos prefeito e vice-prefeito para o exercício do mandato até 31 de dezembro de 2016.

A realização do pleito foi motivada por decisão do plenário do Tribunal, na sessão do dia 30 de setembro último, que julgou o Recurso Eleitoral 435-80 e reconheceu a prática de conduta vedada pelo então prefeito e vice-prefeito do município.

O pleito será realizado por meio dos sistemas eletrônicos de votação e de totalização de votos desenvolvidos pelo TSE. Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 151 dias antes da data marcada para as novas eleições. Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.

* Para você rir...

kkkkkkk

* Processo em que DEM pede mandato de Betinho já está no TSE e deverá durar menos de dois meses.

Já está no gabinete do ministro João Otávio Noronha o processo em que o diretório nacional do Democratas pede ao Tribunal Superior Eleitoral o mandato do deputado federal Betinho Rosado.

O parlamentar é acusado de infidelidade partidária por ter deixado a legenda pelo qual foi eleito e se filiado ao Partido Progressista. “Esse é um processo que deve durar, no máximo, 60 dias”, afirmou o advogado Fabrício Medeiros, que representa o diretório nacional do DEM.

* Em campanha II: Wilma de Faria: “estão me pressionando para disputa, especialmente o governo”.

Durante agenda política na região do Trairi, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria voltou a dizer que está sendo pressionada para disputar o Governo. Ela não confirmou o ingresso na disputa, mas já sinalizou que entrará na a candidatura ao Executivo.

“Teremos uma decisão coletiva. O que posso dizer é que nosso plano era uma candidatura a deputada federal, que ajudaria o meu partido, com chances de fazer mais deputados federais, mas o povo está nos pressionando para a disputa majoritária, especialmente o governo e estamos avaliando”, destacou.

* Em campanha: Wilma homologa novas filiações ao PSB pelo interior.

A presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, homologou dezenas de novas filiações ao seu partido durante toda esta quinta-feira (17). Em viagem a quatro municípios das regiões Trairi e Agreste (Sítio Novo, Tangará, São José de Campestre e Serra de São Bento), a ex-governadora participou de eventos organizados pelos diretórios municipais, com participação ainda de integrantes de legendas aliadas.

Wilma, como vem fazendo desde o início do ano, está estimulando a realização de eventos por todo o estado, com a finalidade de fortalecer seu partido e também discutir os rumos da legenda para as eleições 2014. Conversando com prefeitos, vereadores, secretários, correligionários, lideranças e população como um todo, quer saber o que se passa nas cidades para contribuir com a construção de um projeto que retire o RN do abandono administrativo a que está submetido com o atual Governo.

“Dificuldades em administrar sempre vão existir, mas isso não pode ser usado como desculpa para não se fazer nada. O Governo tem que eleger prioridades para cumprir compromissos com a população. Estamos muito preocupados com o caos que estamos vivendo. Hoje o que estamos vendo é que estado parou”, criticou, ressaltando a necessidade de união de esforços para construir um projeto de resgate do RN.
wilma fichas
Essa guerreira quer coisa!

* Discoteca FOCUS é SHOW!

Amanha...
Dia 19...
O Halloween da Escola Josué de Oliveira...
vai ser top!
Ao som do Dj Paulo Roberto...
Top! Top!
#Vamo_que_vamo
#Discoteca_focus

* Em baixa: Segunda parcela do FPM de outubro será creditada hoje com leve queda no valor.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês de outubro está em leve queda: menos 0, 71%, em relação a previsão. Os valores deste repasse serão creditados nas contas das prefeituras de todo o Brasil nesta sexta-feira (18).

O repasse em valores já descontados a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é de R$ 483.632.265,92. Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 604.540.332,40.

* ES: pai dá cachaça a criança antes de matá-la por não pagar pensão, diz polícia.

Um homem de 34 anos foi preso suspeito de ter matado a própria filha na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo. A menina tinha 10 anos e foi morta no dia 4 de outubro, mas a polícia só conseguiu prender o suspeito na quinta-feira (17). O delegado Marcelo Cruz disse acreditar que o homem cometeu o crime para não pagar pensão.

Segundo a polícia, o corpo de Amanda Santos Ferreira foi encontrado em uma cova rasa. A garota foi morta estrangulada e tinha ferimentos por todo o corpo.

Gilberto Carlos de Sá Ferreira confessou o homicídio durante depoimento à polícia. Ele contou que estava desempregado e que a mãe da menina ficava ligando para pedir o dinheiro da pensão. O homem afirmou ainda que obrigou a filha a tomar cachaça, depois a estrangulou, machucou o corpo com uma pá e enterrou em uma cova rasa.

Ele afirmou que não se entregou antes porque estava com medo de ser morto no presídio. Ferreira está detido no Centro  de Detenção Provisória de São Mateus e foi indiciado por homicídio e ocultação de cadáver.
Garota foi morta e pai é suspeito do crime no Espírito Santo.

* Caraúbas: Parque Tecnológico será definido até Novembro.

O professor José de Arimatea Matos, reitor da Universidade Federal Rural do semi-Árido (Ufersa), entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), o projeto de um parque tecnológico a ser instalado no campus da Ufersa de Caraúbas.

O encontro aconteceu no gabinete do deputado, em Brasília, nesta quarta-feira, dia 16, acompanhado do prefeito do município de Caraúbas, Ademar Ferreira, e do Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias.

O professor Márcio Furukava, do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufersa, acompanhou a comitiva e detalhou o projeto, que já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A expectativa é que até novembro o Ministério decida sobre o pedido.

O Parque será instalado em uma área de 20 hectares, doada pelo empresário caraubense Ademos Ferreira Júnior (o Ferreirinha). O mesmo já doou outros 30 hectares, onde hoje funciona o campus da Ufersa. Logo em breve será construída a Residência Universitária de Caraúbas, cujo terreno também será doado pelo empresário.

O Parque será voltado para o fomento de tecnologias na área de informática e instrumento pedagógico para a Ufersa. O Campus de Caraúbas já conta com dois cursos de Engenharia (Mecânica e Elétrica), dos cinco previstos. O próximo já foi definido e os alunos do curso básico tecnológico também poderão optar pela Engenharia Civil. Duas licenciaturas em Letras (Inglês e Libras) também já estão funcionando em Caraúbas.

* DEM pede punição e quer mandato de Betinho Rosado.

Está no gabinete do ministro João Otávio Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral, o processo no qual o diretório nacional do Democratas pede o mandato do deputado federal Betinho Rosado. O advogado Fabrício Medeiros, que representa o DEM, afirmou que o trâmite é rápido para esse tipo de processo. “Um processo como esse dura, no máximo, 60 dias”, afirmou.

O advogado explicou que o principal argumento do Democratas para pedir o mandato de Betinho Rosado é o fato de que a desfiliação foi totalmente “imotivada”. “É até fácil o Tribunal Superior Eleitoral verificar isso porque ele próprio (o TSE) já emitiu uma decisão afirmando que o parlamentar não tinha justa causa para sair do partido”, comentou.

Fabrício Medeiros ressaltou que os dois processos, de desfiliação por justa causa, no qual Betinho Rosado foi derrotado, e o do pedido do do mandato por infidelidade partidária, estão tão conexos, que foram distribuídos no Tribunal Superior Eleitoral para o mesmo relator. O advogado do DEM acredita que não haverá necessidade de testemunhas. Caso o Democratas ganhe a ação, na vaga de Betinho Rosado na Câmara dos Deputados assumirá o suplente Rogério Marinho (PSDB).

* Comissão da Câmara aprova projeto que desobriga igrejas de casar homossexuais.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou nesta quarta-feira (16) projeto (PL 1411/11) que determina que igrejas podem se recusar a realizar casamento ou mesmo a aceitar a presença de pessoas que violem seus valores, doutrinas ou crenças sem que essa conduta seja considerada discriminação.

De autoria do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), a proposta acrescenta artigo à Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito. Atualmente, a lei estabelece que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, sujeito à pena de reclusão de um a três anos e multa. Embora não esteja explícito, a proposta deixa claro que o objetivo da medida é resguardar as instituições religiosas de serem obrigadas a realizar casamentos homossexuais.