terça-feira, 29 de outubro de 2013

* MEC divulga gabarito oficial do Enem.

O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

* Assembléia do RN aprova lei que proíbe marcas, slogans de governo e fotos de governador em prédios públicos.

A Lei de autoria do deputado estadual Kelps Lima que proíbe governadores de gastarem dinheiro público para criarem marcas e slogans Governos, foi aprovada, em primeiro turno, na sessão de hoje, 29 de outubro, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mesma votação, os deputados também aprovaram o fim de fotografias de governadores em todas as repartições do Rio Grande do Norte. Todos os 17 deputados que estavam no plenário no momento da sessão votaram a favor das Propostas de Emenda Constitucional, dando uma votação unânime aos projetos.

Como são projetos que mudam o texto da Constituição Estadual, as propostas serão votadas, de novo, na próxima semana, em segundo turno, para serem ratificadas e virarem regra jurídica definitiva. O outro projeto aprovado à unanimidade, de autoria do deputado Kelps Lima, é o que inclui o Princípio da Eficiência na Gestão Pública no RN. Depois da votação, o deputado Kelps Lima agradeceu a todos os deputados presentes à sessão, fazendo questão de apertar a mão, um a um, pelo apoio às propostas.

* Quadrilha explode agência bancária e troca tiros com a polícia em Guamaré.

A agência do Banco do Brasil de Guamaré, distante 165 quilômetros de Natal, foi alvo de criminosos na madrugada de hoje (29). Por volta de 3h30, segundo a Polícia Militar, 15 homens invadiram a cidade e explodiram o prédio. Houve troca de tiros com os policiais.

As informações foram confirmadas pelo subcomandante do policiamento do interior, tenente-coronel Lenildo Sena. "Cerca de 15 homens atacaram o posto da guarda, o banco e depois fugiram. A equipe está em diligência neste momento", disse no início da manhã.

Bem armada, a quadrilha teria chegado em dois veículos, já atirando contra os policiais. Uma viatura e a base da PM foram metralhados.

Enquanto um grupo distraia os PMs, outro usava dinamite dentro da agência. Após as explosões (teriam sido ouvidas três), o bando fugiu e não foi confirmado o valor levado pelo grupo. Ninguém se feriu na ação.
Ninguém foi preso por suspeita de envolvimento na explosão da agência bancária em Guamaré 
Agência após a ação dos meliantes.
Um dos veículos utilizados na fuga, um Gol, foi encontrado hoje de manhã na comunidade de Lagoa Seca
Carro usado na fuga.

* Prefeituras no RN fecharão portas em protesto contra a crise.

As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 29, em assembleia convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

No protesto, que faz parte do movimento SOS Municípios, lançado no último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população. Os serviços públicos essenciais serão preservados.

Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios.

As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn não param por aí. Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.

* De saída: Deputado João Maia sobre o PR e Rosalba: “tem uma insatisfação imensa do partido com ela”.

O deputado federal João Maia definiu como “imensa insatisfação” a relação do PR com a governadora Rosalba Ciarlini neste momento.

Em entrevista ao programa da Band, apresentado por Diógenes Dantas, João Maia confirmou que o PR se reunirá para definir os rumos a serem adotados em 2014.

“Tem uma insatisfação imensa do partido com o Governo. Como o partido é constituído por norte-rio-grandenses e os norte-rio-grandenses estão insatisfeitos com o Governo, o partido também está. o governo tem uma aceitação muito fraca e é muito cômodo você dizer que vai embora, já que todo mundo foi embora mesmo, ou seja, o Governo conseguiu sair de uma base de apoio imensa para um isolamento político muito grande. O governo se autoisolou, não é o povo que isolou o governo”, afirmou.

* Aí mata: Governo para salário de 10% do funcionalismo no dia 8 de novembro.

O Governo do Estado confirmou que vai pagar 90% do funcionalismo no dia 31 de outubro, quinta-feira. Já os 10% restantes receberão os vencimentos no dia 8 de novembro.

A confirmação veio com a entrevista do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, concedida a Tribuna do Norte. “Até o dia 31 de outubro o Governo vai pagar mais de 90% do funcionalismo. Os demais vão receber no dia 8 de novembro. Portanto, já é um esforço do Governo de retornar a condição de pagamento dos servidores dentro do próprio mês. O Governo está promovendo todas as medidas no sentido de regularizar essa situação o mais rápido possível”, afirmou.

* Piada: Prefeita de Mossoró tem mais uma sentença de cassação, KKKKKKKKKKKKKKKKK!

A prefeita de Mossoró Cláudia Regina (DEM) foi cassada pela sexta vez por decisão da Justiça Eleitoral. A mais recente sentença foi proferida ontem pela magistrada Ana Clarice Arruda, da 34ª Zona Eleitoral. Ela julgou procedente a acusação de que a então candidata Claudia Regina contou com o trabalho direto de servidores públicos da Prefeitura de Mossoró, o que configura abuso de poder.
Cláudia Regina enfrenta processo em primeira instância e recorre ao Tribunal Regional Eleitoral 
Cláudia Regina enfrenta processo em primeira instância
e recorre ao Tribunal Regional Eleitoral.
A sentença, embora condenatória, não afasta a prefeita de imediato e a mantém no cargo até julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral. O advogado de defesa da gestora, Kennedey Diógenes, afirmou que a condenação já era esperada porque processo semelhante, de autoria do Ministério Público, havia sido julgado pela mesma magistrada.

“O Ministério Público entra com a ação e depois a coligação adversária (da deputada estadual Larissa Rosado) entra também. Então eles estão fracionando os processos com os mesmos fatos”, disse o advogado da prefeita.

Kennedy Diógenes afirmou que já está elaborando o recurso para ser impetrado na 34ª Zona Eleitoral e que tramitará no Tribunal Regional Eleitoral. O advogado sustentará que não houve uso do trabalho do servidor público da Prefeitura de Mossoró. “Os servidores públicos davam expediente normalmente. Eles foram (para as atividades de campanha) voluntariamente e fora do horário de expediente”, afirmou o advogado.

* Aviso de prorrogação de prazo.

AVISO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO

PREGÃO PRESENCIAL nº 035/2013 - PROCESSO ADMINISTRATIVO nº 000771/2013



O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, no uso de suas atribuições legais, vem comunicar aos interessados em participar do processo licitatório retro mencionado, que, por motivo de ordem superior, o mesmo foi prorrogado das 09h:00 do dia 11 de novembro do ano em curso, para às 09h:00 do dia 13 de novembro do ano  corrente. Maiores informações entrar em contato com a Prefeitura Municipal pelo telefone (84) 3337 3379. Caraúbas-RN, 29 de outubro de 2013.



CARLOS HENRIQUE BEZERRA DE ANDRADE

Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN.

* Concurso da UFERSA a preparação é no Galileu!

Não percam essa oportunidade.

* Sindsaúde entregará pedido de impeachment da governadora no dia 31.

Os servidores estaduais da saúde irão realizar uma paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira, dia 31, contra o atraso nos pagamentos do funcionalismo estadual. A paralisação envolve ainda setores da Administração Indireta, convocados pelo Sinai.

É o segundo mês consecutivo que o governo estadual atrasa o pagamento dos salários e, segundo anunciado pelo secretário estadual de Planejamento, a reprogramação pode se estender até o final do ano. A paralisação dos servidores da saúde também reivindica o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo do estado após a greve da saúde.

Os servidores protestam ainda contra a redução dos vencimentos de parte dos servidores, o não pagamento das férias de julho e a lentidão no pagamento das dívidas do Ipern. Eles exigem ainda a convocação de mais servidores, para reduzir a sobrecarga de trabalho nos principais hospitais, como o Walfredo Gurgel, e cancelar as transferências que a Sesap realizou recentemente, no CRI e nos hospitais Rafael Fernandes e Ruy Pereira.

No dia 31, às 10h, o Sindsaúde-RN entregará aos deputados estaduais o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. O ponto de encontro da manifestação, que também reunirá servidores da saúde municipal, será às 09h, no Baldo.

* Planalto ordena operação pente-fino nas denúncias de atraso de entrega de cisternas no Nordeste.

A guerra surda entre os ex-aliados Dilma Roussef e Eduardo Campos às vezes leva a viés inusitado, com estratérias palacianas no sentido de evitar complicações que peguem mal entre o eleitorado. O mesmo vale para os adeptos da candidatura socialista. Exemplo da ação é a nota de Vera Magalhães, hoje, na Folha de S.Paulo:

”O Planalto ordenou pente-fino nas denúncias de atraso de entregas de cisternas no Nordeste. O governo quer entender se a demora foi por dificuldade de acesso às localidades, como diz o Ministério da Integração, ou por razões políticas. A pasta era comandada até recentemente por Fernando Bezerra, aliado de Eduardo Campos.”
CISTERNAS_DE_PLACA
Programa está atrasado.

* Dia Mundial de Combate ao AVC.

Apontado como uma das principais causas de internação e morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser prevenido, em boa parte dos casos, com hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática moderada de exercícios. No Dia Mundial de Combate ao AVC, comemorado hoje (29), especialistas lembram que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental. O atendimento rápido garante que a aplicação dos medicamentos ocorra antes de quatro horas e meia, período considerado chave para reduzir a mortalidade.

De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral no país caiu 32% na faixa etária até 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, só em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária.

Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, o médico Eduardo Barreto acredita que o desconhecimento da população sobre os sintomas é uma dos maiores dificuldades no combate ao AVC.

“Um dos maiores problemas que percebemos é o desconhecimento dos sintomas, que servem como sinal de alerta e, se fossem identificados adequadamente, poderiam evitar verdadeiras catástrofes provocadas pelo AVC”, disse ele, que citou como principais sintomas a fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente. “Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência”, acrescentou.

* Preocupante: Reservatórios sem água ameaçam abastecimento no Nordeste.

O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas a médio prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011.

A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012. . Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido e sofrem com a seca.Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. No Ceará a situação é crítica em mais da metade dos reservatórios. Apenas um dos reservatórios, o do Gavião, tem mais de 80% da capacidade, mas que fica localizado próximo ao litoral.

No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados desta sexta-feira (25), da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.