sexta-feira, 1 de novembro de 2013

* Caraúbas ganha nova copiadora...

* Governo reduz programa do leite em 50% e o pagamento continua atrasado.

A secretaria de agricultura convocou o Sindicato das indústrias de Laticínios do Rio Grande do Norte nesta quarta (31) e afirmou que a partir de amanhã, sexta feira, 1,  as usinas de distribuição do leite diminuíssem  nos postos de entrega do produto para, no máximo, 60.000 litros de leite/dia. A redução representa alguma coisa perto de 50%.

Segundo o sindicato,  durante o encontro, a secretaria informou que  com uma maior distribuição não seria possível pagar aos fornecedores.

PAGAMENTO

Sobre o pagamento, o sindicato foi informado sobre um eventual calendário de pagamento do leite atrasado ainda da segunda quinzena de outubro só será paga em janeiro.

* Já era esperado: PT desiste de candidatura própria ao Governo do RN.

A Tribuna do Norte confirma que o Partido dos Trabalhadores deu mais um passo com vistas às eleições de 2014. Único entre os petistas potiguares a colocar o nome disponível para a disputa ao cargo de governador, o deputado Fernando Mineiro (PT) emitiu comunicado ontem no qual retira a predisposição para a candidatura. O partido da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, segundo o parlamentar, tem uma prioridade: concorrer ao Senado com a deputada federal Fátima Bezerra. Para isso, um resultado positivo das conversas já em andamento com o PMDB são consideradas essenciais. Inclusive pela direção nacional.

Mineiro observou que o cenário petista passou a se cristalizar após reunião ocorrida no último dia 21 de outubro, quando uma comissão do PT local dialogou demoradamente com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. “Cada um de nós se posicionou sobre os cenários eleitorais e sobre as iniciativas do PT no Rio Grande do Norte relacionadas aos debates com outros partidos do arco de alianças local”, disse ele. Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra teria informado sobre as conversas desenvolvidas com dirigentes do PSD e do PMDB, em especial a conversa com o deputado Henrique Alves, quando teria sido colocada a candidatura a Senado numa possível chapa com o PMDB. De acordo com Mineiro, os peemedebistas devem indicar o cabeça de chapa.

“As decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, frisou Mineiro. Ele acrescentou: “Aliás, como é de conhecimento público, só enfrentaria este desafio com o apoio do partido a nível local e de suas lideranças e, principalmente, caso contasse com o apoio nacional. Até porque já passei por experiência que não quero repetir. Além do mais, a decisão sobre formação da chapa majoritária estadual (governo/vice e senado) está condicionada às decisões nacionais”.

* Novembro Azul alerta para o risco de câncer de próstata depois dos 40 anos.

Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos da próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. “E não são só os países em desenvolvimento que registra alta rejeição, os países desenvolvidos também apresentam este tipo de comportamento. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Prostata.

* Prefeito de Apodi na mira do TCE.

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PC do B), está na mira do Tribunal de Contas do Estado. Um relatório de 166 páginas foi entregue ao Ministério Público e encaminhado aos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RN) e da União (TCU). O trabalho investigado foi realizado pelos seis vereadores de oposição. Monteiro vai ter de se explicar e provar inocência.