domingo, 10 de novembro de 2013

* Conflito: A disputa (in)direta de Fátima e Mineiro pelo comando do PT.

Os deputados Fernando Mineiro e Fátima Bezerra não são candidatos à presidencial estadual do PT, mas a disputa envolve os seus nomes nas discussões. Seis mil filiados estariam aptos a votar do Processo de Eleições Diretas (PED). Os dois parlamentares evitam comentar a escolha, Fátima levou desvantagem em relação a Mineiro em outras oportunidades.

A deputada federal defende a eleição do seu assessor Olavo Ataíde, enquanto Mineiro se uniu aos vereadores Fernando Lucena e Hugo Manso para reeleger o atual presidente da legenda, o vereador Eraldo Paiva. Para votar, os filiados precisam estar em dia com contribuições partidárias, além de ter pelo menos um ano de filiação em 10 de novembro de 2013.

Quem será o vencedor...

* Toda gasolina deverá ser aditivada em 2014.

A partir de 2014 deve entrar em vigor a Resolução nº 38 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a qual estabelece que toda a gasolina vendida no Brasil deverá ter, no máximo, 50 partes por milhão (ppm) de enxofre (S-50) e conter uma quantidade de detergentes e dispersantes suficiente para retardar a formação de depósitos nas válvulas de admissão dos motores. Em outras palavras, toda gasolina será aditivada.

Atualmente a gasolina brasileira tem teor de enxofre exageradamente alto, 1000 ppm, exceto a Podium, de apenas 30 ppm (S-30). Na combustão é produzido o dióxido de enxofre (SO2), gás incolor e não inflamável, porém altamente irritante das vias respiratórias, além de ser o causador da chuva ácida que deteriora materiais como monumentos, construções em geral e até a pintura dos veículos.