terça-feira, 12 de novembro de 2013

* Cláudia Regina reassume prefeitura, mas ainda terá méritos julgados pelo TRE.

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, já voltou ao cargo depois de o Tribunal Regional Eleitoral julgar procedente, por três votos a dois, a liminar que pedia sua recondução ao comando do Executivo municipal. “Agora vamos trabalhar, que tem uma cidade pra gente cuidar. Temos uma missão, e vamos cumpri-la”, disse ela.

A democrata ainda foi inocentada por unanimidade em um dos méritos que estavam sendo julgados, relatado pelo juiz Verlano Medeiros. Contudo, ainda faltam mais dois méritos a serem julgados no dia próximo dia 19.

* Fernando Mineiro derrota Fátima Bezerra no PT e implode o “acordão”.

O Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores (PT), que ocorreu neste domingo, resultou na vitória da corrente partidária liderada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e pelos vereadores Fernando Lucena (PT) e Hugo Manso (PT), tendo como principal derrotada a deputada federal Fátima Bezerra (PT). A corrente vencedora levou a melhor em Natal, com a vitória de Juliano Siqueira (PT), e vencia em nível de Estado o pleito até o fechamento desta edição, com o atual presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, derrotando o candidato da deputada Fátima, Olavo Ataíde, com placar de 1.701 contra 1.515. Ainda restavam ser apuradas cerca de 20% dos votos.

Além de vencer no Estado e na capital, a corrente petista liderada pelo deputado Mineiro e pelos vereadores Hugo e Lucena também derrotou a ala encabeçada por Fátima no segundo maior colégio eleitoral, Mossoró, e também em Caicó. Na capital do Oeste, a eleição foi muito apertada e, por uma diferença de quatro votos, Gilberto Diógenes derrotou a professora Ady Canário. Em Caicó, venceu Gilberto Costa, que foi vice-prefeito na gestão do ex-prefeito Bibi Costa.

* O Rio Grande do Norte deverá ganhar mais um município

A articulação para a emancipação política de Piquiri, um distrito que fica no município de Canguaretama, recebe um apoio de peso: Da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e do seu presidente, deputado Ricardo Motta que destacou hoje durante debate na AL a importância do futuro município. “Que terá autonomia para gerir seus próprios recursos e colocou o parlamento à total disposição para auxiliar nesse processo”, disse.

“Estamos irmanados para lutar pela emancipação política de Piquiri e vamos colocar nossa equipe técnica totalmente à disposição no que for necessário”, afirmou Ricardo Motta. O distrito tem cerca de 10 mil habitantes.

* Justiça anula passaporte diplomático de filho de Lula.

O Estadão destacou que a Justiça Federal de Brasília declarou nulo o passaporte diplomático concedido a Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Procuradoria da República no Distrito Federal havia considerado a emissão do documento ilegal e fora do interesse do País. A sentença, do início do mês passado, atende à ação civil pública movida em 2012 pelo Ministério Público Federal.

A concessão do passaporte de Luís Cláudio ocorreu três dias antes do término do mandato de Lula. O Ministério Público abriu uma investigação preliminar, em janeiro de 2011, quando reportagens na imprensa revelaram uma extensa lista de beneficiários do passaporte especial, como parentes do ex-presidente, autoridades religiosas, políticos e ex-ministros. A chamada farra na liberação deste documento levou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) a adotar, ao fim daquele mês, regras mais rígidas para concedê-lo.