quarta-feira, 20 de novembro de 2013

* Municípios terão R$ 360 milhões para medidas de combate à dengue.

O Ministério da Saúde repassará mais de R$ 360 milhões para municípios de todo o país intensificarem o combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A medida foi publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União. Os recursos fazem parte do Fundo Variável de Vigilância em Saúde (PVVS), do Componente de Vigilância em Saúde de incentivo financeiro para a qualificação de ações de vigilância. Dados do Ministério da Saúde apontam que o país já reduziu em 30% o número de mortes por dengue e tem, atualmente, um dos menores índices de mortalidade pela doença nas Américas, com 0,03 óbitos para cada 100 notificações.

Novo mapa da dengue revela que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença, outros 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório. Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), apresentado ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

* Festa de São Sebastião 2014 terá novas características.

Devido a impossibilidade da municipalidade caraubense realizar a Festa do Padroeiro São Sebastião 2014 nos moldes que foi planejado, visto que o município de Caraúbas vive, assim como a grande maioria dos municípios nordestinos um decreto de calamidade pública em virtude da seca, em 2014 a festa de São Sebastião passara por mudanças no seu formato.

Essas mudanças serão inicialmente no local do evento cultural que passara da praça de eventos para à antiga praça dos festejos, onde será erguida toda a estrutura de Barracas, trailers, bandeirinhas, banheiros entre outros. O tradicional Parque estará montado nas imediações da praça e teremos o retorno do velho "Circo do Amor", nas proximidades do cemitério público.

A municipalidade ainda está estudando se irá montar um palco para atrações culturais e pequeno porte, dentro da praça de eventos.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), lamenta mais uma vez a não realização dos festejos alusivos do nosso padroeiro, porém são as circunstâncias e temos que acatar as decisões da justiça, comentou Ademar.
Prefeito durante reunião com a comissão da festa.

* Prefeitura assegura toda estrutura e ornamentação para realização da Festa de São Sebastião 2014.

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, na sede do poder executivo, Palácio Jonas Gurgel, estiveram reunidos Prefeito Ademar Ferreira, secretário de finanças, Patrício Rogério de Brito, secretário de governo, Gilvandro Fernandes, Secretário de Obras, João Marcolino, secretário de cultura, Vivênio Jácomi, Pe. Fred Gurgel e a comissão da festa representada pelo Professor Wellinton, Nadir e Professor Jovanildo, para definições quanto a realização da festa de São Sebastião 2014.

A Prefeitura não medirá esforços para realizar a festa, assegurando toda estrutura e ornamentação aos que participam ativamente todos os anos e que acreditam no sucesso dela, mesmo sem atrações  de grande peso, eis que as circunstancias não permitem.

O Padre Fred Gurgel enalteceu e reconheceu o esforço da prefeitura que está dando total apoio e juntamente com a comissão, elogiou o esforço e interesse da administração em realizar uma grande festa.

O prefeito Ademar Ferreira, juntamente com a equipe administrativa, voltou a afirmar que o governo municipal está pronto para colaborar com a festa, postura essa que foi confirmada quando, das solicitações da comissão, foram todas atendidas pelo gestor que não mede esforços na colaboração da cultura caraubense.

 Durante a reunião.

* Messi vence Chuteira de Ouro pela terceira vez.

Messi ganhou mais um prêmio individual em sua brilhante carreira. Eleito quatro vezes o jogador Bola de Ouro da Fifa, o atacante do Barcelona recebeu nesta quarta-feira (20) a sua terceira Chuteira de Ouro.

A Chuteira de Ouro é um prêmio dado ao maior artilheiro da temporada europeia entre todas as ligas do continente. Com 46 gols marcados na última edição do Campeonato Espanhol, o argentino recebeu das mãos de Hristo Stoichkov, ídolo da história do Barcelona, o prêmio de artilheiro da temporada.

Messi ficou à frente de Cristiano Ronaldo, Cavani e Falcao García. O português marcou 34 vezes, o uruguaio 29 e o colombiano fez 28 gols. O atacante do Barcelona já havia vencido a premiação nas temporadas de 2009/10, quando marcou 34 gols, e de 2011/12, temporada na qual quebrou todos os recordes ao fazer 50 tentos.

* Renato Fernandes confirma saída do Governo junto com o PR.

O atual secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, confirmou a saída dele da pasta caso o Partido da República anuncie o rompimento político e administrativo com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Embora tenha opinião contrária ao partido, Renato disse que irá acatar a decisão de João Maia (PR) e liderados.

"Teremos uma reunião na próxima sexta (22 de novembro) para definir e anunciar sobre o rompimento do Partido da República com o Governo do Estado. Eu tenho conversado com os filiados e não concordo com o rompimento, com a saída do PR da base da governadora. Muitas lideranças pensam que o partido deve permanecer na base”, comentou.

A confirmação de Renato Fernandes foi feita durante entrevista ao RN Acontece com Diógenes Dantas na tarde desta quarta-feira (20) na Band. Além de Renato Fernandes, o PR ocupa mais um espaço na secretaria de Assistência Social com a ex-prefeita Shirley Targino, que já anunciou ao RN Acontece que permanecerá no governo porque tem "amizade pessoal" com a governadora.

Os projetos na pasta do turismo no Rio Grande do Norte também foram comentados pelo ainda secretário. "Perdemos quatro voos, dois da TAM e dois da GOL no Rio Grande do Norte. Mas não é só o RN que passa por isso, a aviação civil no Brasil está diminuindo a quantidade de voos em todo o país”, afirmou.

Para Renato Fernandes, a solução pode ser dada pelo governo federal ao cobrar das empresas a obrigatoriedade na manutenção das rotas no país. "A concessão é dada pelo governo federal e é competência do governo federal cobrar melhorias e evitar diminuição de voos no país", comentou.

O secretário disse ainda que a mesma ação - do governo federal pressionar as empresas aéreas - evitaria o aumento das passagens para a Copa do Mundo de 2014. "Algumas empresas já anunciaram que vão aumentar em cerca de 400% o valor das passagens na época da Copa", detalhou.

Sobre os investimentos no turismo para a Copa, Renato Fernandes apontou que a presença da mídia de todo o mundo em Natal irá garantir o retorno dos milhões investidos. "Teremos 25 mil jornalistas no Brasil e 400 emissoras de todo o mundo. Em nenhum outro momento teríamos condição de alocar tantos recursos para custear mídia mundial como essa", comentou.

* Festa da padroeira de Felipe Guerra...

* Encerra esta semana prazo para Betinho Rosado apresentar defesa no processo em que o DEM pede o mandato.

Termina esta semana o prazo do deputado federal Betinho Rosado para apresentar defesa no processo em que é acusado de infidelidade partidária pelo DEM.

Na ação, o partido do senador José Agripino Maia pede o mandato do deputado ao apontar que Betinho feriu a legislação da fidelidade partidária ao deixar a legenda pelo qual foi eleito.

O relator do processo é o ministro João Otávio Noronha.

* Comissão do Senado aprova nome do Governador Aluízio Alves para aeroporto do RN.

 A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), projeto de lei da Câmara denominando “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante (RN), região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, cujo parecer foi aprovado por unanimidade.

A empresa construtora – Inframérica – estima que a nova unidade estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto de São Gonçalo terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra.

No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.

* ‘Temos que continuar fazendo política’, diz Dirceu.

O Estadão noticiou que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu prefere agora cumprir a pena de prisão em Brasília, e não mais em São Paulo. Se retornar à capital paulista, ele teme enfrentar o que chama de “ira” do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) contra o PT, com provável transferência para o regime fechado, por falta de vagas no semiaberto.

“Temos que enfrentar isso de cabeça erguida e eu quero trabalhar”, disse Dirceu, na tarde desta terça-feira. “Não há por que se envergonhar, não há por que baixar a cabeça. Temos que continuar fazendo política.” Apesar da frase otimista, o ex-poderoso chefe da Casa Civil do governo Lula oscila momentos de esperança com raiva e abatimento. Não raro se queixa do abandono por parte de quem considerava amigo e diz estar vivendo um “calvário”.