sexta-feira, 22 de novembro de 2013

* João Maia chega a reunião do PR e defende rompimento com o Governo.

O deputado federal João Maia chegou há poucos instantes, na reunião que o PR estadual promove para definir o posicionamento em relação ao Governo Rosalba Ciarlini.O líder da legenda defende o rompimento com a gestão estadual.

João Maia chegou acompanhado do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, do deputado George Soares e do presidente da Federação da Agricultura, José Vieira.

* Carlos Augusto avisa que Rosalba disputará a reeleição.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai disputar a reeleição, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM), principal artífice político da chefe do Executivo. A confirmação foi dada ao site da Revista Bzzz.

“Respeito as estatísticas, mas em política nada é impossível”, declarou Carlos Augusto, se referindo às estatísticas que catapultam a governadora a altos índices de rejeição.

A confirmação da candidatura de Rosalba já vinha sendo ventilada desde que sua equipe começou a montar uma agenda positiva.

A governadora tem, nos últimos meses, se empenhado em realizar ações que deverão ter repercussão eleitoral, tais como o início das obras do programa Sanear RN e outros projetos amplamente divulgados ligados à pasta de Assistência Social.

* Rede estadual de ensino registra 22 mil solicitações de matrículas.

A rede estadual de ensino registra 22 mil pedidos de matrículas em três dias de solicitações. Período foi iniciado na última segunda-feira (18). O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.

Em Natal, o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em frente à Praça Cívica (Petrópolis), será o polo de cadastramento do CPF nos dias 19 e 20 de novembro. Já a Zona Norte começará a ser atendida na semana seguinte. Nos dias 25 e 26, o cadastramento será na escola Miriam Coeli, em Nova Natal. Em seguida, a escola Peregrino Júnior, no Santa Catarina, será o polo nos dias 27 e 28. O cronograma será encerrado na escola 15 de outubro, no Santarém, onde o cadastramento será feito nos dias 29/11 e 02/12.

Matrículas só podem ser feitas pela internet

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares. O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

* RN é o quinto em acidente de motos.

O Rio Grande do Norte é o quinto estado do país em acidentes mortais envolvendo motociclistas. De acordo com o último relatório do chamado “Mapa da Violência”, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela), divulgado nesta semana, 56,6% das mortes nas vias potiguares envolvem pessoas que estavam numa motocicleta ou ciclomotor. Além disso, entre 2001 e 2011, período em análise, o estado teve um aumento de 42,7% nas mortes em todos os tipos de acidente no trânsito. Só em 2011 foram 595 óbitos. Isso quer dizer que a média chegou a 18,6 mortes por cada 100 mil habitantes, um crescimento de 25,6% em relação ao observado no início da década passada.

* Governo italiano diz que Pizzolato é “um homem livre”.

A Polícia da Itália confirmou nesta quinta-feira, 21, que Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil e condenado a 12 anos de prisão pelo envolvimento no caso do mensalão, está em território italiano e que entrou no país por uma das fronteiras terrestres do pais. Mas, desde então, seu paradeiro é desconhecido.

A informação foi confirmada ao Estado pela assessoria de imprensa da Polícia. Roma, porém, insiste que Pizzolato é “um homem livre” e que o alerta vermelho emitido pela Interpol não vale como mandado de prisão para um italiano dentro da Itália. “Ele entrou por uma fronteira terrestre, está na Itália. Mas não sabemos onde”, declarou a assessoria de imprensa da Polícia.