segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

* Renan Calheiros devolve R$ 27 mil gastos com voo para implante capilar.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu aos cofres públicos nesta segunda-feira o valor de R$ 27.390,25 por um voo irregular que fez com aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para um procedimento de implante capilar. O custo da viagem de Brasília para Recife, realizada em 18 de dezembro, foi calculado pelo Comando da Aeronáutica.

Segundo nota divulgada pela Presidência do Senado Federal, o pagamento foi realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Renan consultou a Aeronáutica há uma semana questionando se houve irregularidade do uso do avião oficial.

No registro da FAB, o motivo do voo utilizado pelo senador consta como “serviço”. Na agenda de Renan Calheiros não constava, no entanto, compromissos oficiais na capital pernambucana.

* Previsão é que recuperação de Anderson Silva dure entre três e seis meses.

Anderson Silva foi submetido, na madrugada deste domingo (horário de Brasília), a uma cirurgia no University Medical Center, hospital de Las Vegas para onde foi levado depois que quebrou a perna esquerda, durante luta contra Chris Weidman. Em comunicado, a Zuffa, organizadora do UFC, informa que o procedimento foi realizado com “sucesso” e que Spider “vai continuar no hospital por um período curto, mas não parassará por nova cirurgia”.

“A cirurgia foi um sucesso e foi realizada pelo Dr. Steve Sanders, cirurgião ortopédico do UFC, que inseriu uma haste intramedular na tíbia esquerda. A fíbula quebrada foi estabilizada e não vai precisar de uma cirurgia à parte”, diz o comunicado, publicado pelo site Combate. A expectativa é que o período de recuperação dure entre três e seis meses.
anderson silva perna
Uma cena para esquecer!

* Novo Portal do Governo do Estado entra no ar.

O Portal do Governo do Estado entrou no ar nesta sexta-feira (27) totalmente modificado. Com informações atualizadas, acessos a mídias sociais, vídeos, fotografias, notícias e novas ferramentas, a nova página objetiva gerar mais mobilidade e dinamismo na divulgação das informações e serviços do Executivo Estadual. O conteúdo do novo portal é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social (Assecom).

Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), responsável pela criação de um software específico – o Adcon –, a nova plataforma dá continuidade ao processo de modernização da comunicação do Governo do Estado e vem para padronizar todos os sites das secretarias e órgãos estaduais. Com esta ferramenta, o administrador poderá atualizar e postar qualquer conteúdo, de onde estiver, a partir de smartphones ou tablets. Atualmente, o Governo conta com 85 sites entre secretarias, órgãos e autarquias. Para conferir o novo portal, acesse: www.rn.gov.br

* Aí mata: Prefeito interino e vereadores de Mossoró são acusados de corrupção.

O prefeito interino de Mossoró, Francisco Silveira Júnior (PSD), a ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) e os vereadores Jório Régis Nogueira (PSD), Genivan Vale (PROS) e Claudionor dos Santos (PMDB) foram indiciados pelo delegado Eduardo Benevides Bomfim, da Polícia Federal, pelo suposto cometimento de crimes diversos dentro da Operação Vulcano, que apura a cartelização do comércio de combustíveis na segunda maior cidade do Estado.

O detalhamento das condutas imputadas ao grupo consta de relatório elaborado pelo delegado, datado de 5 de junho deste ano, e ao qual a reportagem do portalnoar.com teve acesso só agora em razão dos critérios de confidencialidade. Além do grupo de políticos, o ex-chefe do gabinete civil da então prefeita Fafá Rosado, Gustavo Rosado, e os empresários Sérgio de Leite Sousa, Otávio Augusto Ferreira, Robson Paulo Cavalcante, Pedro Edilson Leite Júnior, Carlos Otávio Bessa e Melo, José Mendes da Silva, Wellington Cavalcante Pinto, José Mendes Filho, Pedro de Oliveira Monteiro e Carlos Jerônimo Dix-sept Rosado Maia também foram indiciados, acusados de crimes que a reportagem passa a detalhar a partir de agora

Então presidente da Câmara, em 2012, Silveira Júnior teria recebido propina de 200 mil reais. Do valor, ele teria passado 50 mil a Jório Nogueira. Diz o texto da PF: “Por tal motivo, o vereador foi indiciado no art. 317 e art.333 do Código Penal, vez que recebeu vantagem indevida do empresário Otávio Augusto para articular a aprovação do PL do art. 122, ato de interesse do cartel de gasolina de Mossoró, e repassou propina ao vereador Jório Nogueira para que o mesmo se posicionasse conforme interesse do cartel de gasolina de Mossoró/RN”.

* Em coma, Schumacher passa por cirurgia e tem estado crítico.

Terra – O estado de saúde do ex-piloto alemão Michael Schumacher, que sofreu um grave acidente de esqui na manhã deste domingo, nos Alpes Franceses, se deteriorou com o decorrer do dia. Segundo comunicado oficial do Hospital Universitário de Grenoble, o veterano de 44 anos chegou ao local com um traumatismo craniano grave, em coma, precisou passar por uma cirurgia de emergência e se encontra em estado crítico. Na manhã desta segunda, às 8h (de Brasília), o hospital dará mais informações sobre a saúde de Schumacher.

A informação inicial da gravidade do caso teve como origem o jornal francês Le Dauphine. O diário informou no começo da tarde que o heptacampeão mundial da Fórmula 1 corria risco de morte, ao contrário dos relatos anteriores de que o traumatismo na cabeça, apesar de bastante sério, não inspirava possibilidade de óbito. Segundo a rádio francesa RMC, Schumacher tem hemorragia no cérebro. O movimento foi intenso no hospital durante todo o domingo. Após o relato sobre a grave queda, fãs e jornalistas foram para a porta em busca de informações. Além disso, o médico Gérard Saillant, diretor do instituto do cérebro e da medula espinhal, também se fez presente ao local.

Saillant é bem próximo de Schumacher. Ele, inclusive, realizou uma cirurgia na perna do alemão em 1999. O médico é um dos mais eminentes especialistas em medicina esportiva do mundo, tendo operado o ex-atacante brasileiro Ronaldo em uma das lesões no joelho que ele teve. Mais cedo, em contato com a agência AP, a empresária de Schumacher, Sabine Kehm, disse que o alemão estava em uma viagem privada para esquiar. Ela ainda afirmou que o alemão não estava sozinho, mas pediu paciência por não poder dar informação precisa sobre o estado de saúde dele.
schumacher esqui
Força Shumi!