segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

* Mais um mensaleiro: STF determina prisão do deputado João Paulo Cunha.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, determinou a prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Ele cumprirá pena de seis anos e quatro meses, em regime semiaberto, por corrupção passiva e peculato. Dos 25 condenados no processo do mensalão, ele será o 22º a começar a cumprir pena.

Apesar de ter sido pedida a prisão, a Polícia Federal (PF) informou na tarde desta segunda-feira, por meio do Twitter, que não recebeu o mandado de prisão. A decisão tomada pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, não deixa dúvida: “nego seguimento ao recurso do embargante quanto aos crimes de corrupção passiva e peculato relativo à contratação da empresa SMP&B por faltar-lhe requisito objetivo essencial de admissibilidade e por considerá-lo meramente protelatório. Determino, como consequência, a imediata certificação do trânsito em julgado quanto a essas condenações e o início da execução do acórdão condenatório.”
João Paulo Cunha durante o lançamento da a revista “A verdade, nada mais que a verdade sobre a ação apenal 470” Foto: Ailton de Freitas / O Globo
João Paulo Cunha.

* Só quero ver: Genoino tem dez dias para pagar multa de R$ 468 mil.

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP) determinou que o ex-deputado José Genoino (PT-SP) pague em dez dias a multa que lhe foi imposta como pena no processo do mensalão. Segundo a condenação do Supremo Tribunal Federal (STF), o petista precisará recolher aos cofres públicos 180 dias-multa, sendo cada dia-multa no valor de 10 salários mínimos vigentes à época dos crimes. A conta totaliza R$ 468 mil. O valor ainda deverá ser atualizado pela Justiça, podendo ficar ainda mais alto.

* Vândalos danificam painéis do Sitio Arqueológico do Lajedo de Soledade.

Na manhã desta segunda-feira (06/01/2014), a Delegacia de Policia Civil da cidade de Apodi, foi informada que painéis do lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, teriam sido vitima da ação de vândalos.
 
Uma equipe de policiais esteve no local, onde constataram a veracidade das informações. O local onde os vândalos provocaram o dano foi o painel das araras. O que se observou no local foi que com o uso de fogo, uma pessoa escreveu a letra “R”, entre as pinturas rupestres, que se tornaram o símbolo do Lajedo da Soledade. Com a ajuda da população, a policia já tem nomes de alguns suspeitos. “É questão de tempo para localizarmos os suspeitos”, disse um dos policiais que esteve no local.
 
Moradores do Distrito de Soledade afirma que o Lajedo de Soledade é usado por pessoas como local de consumo de drogas.
 
O caso será investigado pelo Delegado Renato Oliveira, titular da Delegacia de Policia Civil de Apodi.
(Foto: Soldado Maia)
(Foto: Soldado Maia)
Blog F5 Apodi

* Prefeito Haroldo Ferreira seguirá orientação de Ferreira Junior.

Em uma longa conversa com o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, o mesmo ratificou o seu apoio irrestrito aos candidatos do empresário e líder político Ferreira Junior nas eleições de outubro vindouro.

Haroldo fez questão de negar um possível racha dos mesmos, "Segurei a orientação da família Ferreira nas eleições de outubro, essa conversa que estou brigado com Ferreira e conversa fiada", comentou Haroldo.

Em termos administrativos Haroldo ressaltou conquista da sua administração e deixo claro que virão novas conquistas por aí.

Haroldo Ferreira.

* Confira relação dos feriados e pontos facultativos do ano de 2014.

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

*Tribuna do Norte: Descoberta de plano de fuga em presídio de Caraúbas gera rebelião.

Detentos do Presídio Provisório de Caraúbas, a 296 quilômetros de Natal, se rebelaram após agentes penitenciários descobrirem um plano de fuga a ser utilizado pelos internos, a partir de um buraco em uma das celas da unidade.

A rebelião durou cerca de três horas durante a manhã desse domingo (5) e foi controlada após negociações entre agentes penitenciários, policiais militares e detentos. Durante a intervenção policial, foram encontradas barras de ferro entre outras armas artesanais feitas pelos presos. Na rebelião, parte das celas do pavilhão A foi destruída.

Agentes e policiais militares descobriram um buraco na cela 1 do pavilhão A na última sexta-feira (03). A terceira tentativa de fuga abortada na unidade na última semana revoltou os presos, que também tiveram a visita do domingo suspensa, levando à rebelião. O motim de ontem foi controlado por volta das 12h com o isolamento de alguns detentos.

* Inscrições para o ProUni devem ser abertas na próxima semana.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17). A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

* Estudantes já podem se inscrever no Sisu.

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir de hoje (06) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.