quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

* Piada: Líder do DEM na Assembleia nega isolamento na articulação eleitoral.

Em entrevista ao jornal O Mossoroense, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que o Democratas não está isolado no processo de articulação política para as eleições de outubro. Segundo ele, o PMDB tem mantido diálogos com o DEM. “O senador José Agripino tem conversado com as lideranças do PMDB”, frisou.

O parlamentar disse ainda que o DEM potiguar não teme ficar isolado do processo eleitoral deste ano. “Não podemos isolar o povo”, acrescentou. Segundo Getúlio, o único veto do DEM é em subir no mesmo palanque do PT. Ele alega que não há condições principalmente após as declarações da deputada federal Fátima Bezerra acusando a governadora Rosalba Ciarlini de caloteira. “Só não conversamos com o PT. Você mesmo viu o que a deputada fez. O PT só quer se oportunizar. Quero que a deputada prove que Rosalba é caloteira”, desafiou.

Sobre a possibilidade de Rosalba não disputar a reeleição, Getúlio disse que a legislação garante a ela esse direito. No entendimento do líder do Governo, a chefe do Executivo estadual não está preocupada com isso. “A governadora está interessada em governar um Estado que foi mal gerenciado na última década”, acrescentou. O parlamentar alegou que o DEM ainda não discute candidaturas. “Ainda não estamos debatendo quem será candidato. Nem a oposição tem candidato”, destacou.

* Municípios receberão recursos para manutenção de novas matrículas em creches.

O Ministério da Educação (MEC) irá transferir recursos financeiros aos municípios e ao Distrito Federal para manutenção de novas matrículas em creches e pré-escolas construídas com recursos federais e ainda não foram computadas no Fundeb. Estabelecimentos de ensino infantil conveniados com o poder público que abriram novas vagas também serão beneficiados. As portarias 1 e 2 de 2014 da Secretaria de Educação Básica do MEC, que autorizam as transferências foram publicadas ontem (15) no Diário Oficial da União.

Essa suplementação ao Fundeb é parte do programa Brasil Carinhoso e tem como objetivo incentivar o aumento da quantidade de vagas nas creches públicas para as crianças de 0 a 48 meses (especialmente as beneficiárias do Bolsa Família).