segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

* Presidente do PMDB afirma que partido ainda não discutiu a questão do DEM.

Sobre as declarações do deputado Nelter Queiroz de que não deseja aliança do PMDB com o DEM, o presidente estadual peemedebista, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse que essa questão ainda não foi discutida pela legenda.

“Temos que respeitar a posição do DEM, que tem a candidatura da governadora Rosalba, se nem o DEM ainda discutiu isso e nem nós discutimos a aliança com o DEM. Ele (o DEM) tem sua questão própria a resolver e definir o que vai fazer”, disse o deputado federal Henrique Eduardo Alves.

* Só faltava essa: Ladrões roubam sangue do papa João Paulo II em igreja italiana

Ladrões invadiram uma pequena igreja nas montanhas a leste de Roma durante o fim de semana e roubaram um relicário que continha o sangue do papa João Paulo II, afirmou uma guardiã do local nesta segunda-feira, 27.

Franca Corrieri disse que descobriu uma janela quebrada no domingo de manhã e chamou a polícia. Quando os policiais entraram na pequena igreja de pedra, perceberam a falta do relicário de ouro e de um crucifixo.

João Paulo II, que morreu em 2005, amava as montanhas da região de Abruzzo, a leste de Roma. Alguma vezes ele escapava secretamente do Vaticano para caminhar e esquiar na área e rezar na igreja.

O polonês João Paulo, cujo papado durou 27 anos, deve ser santificado pela Igreja Católica em maio, fazendo com que o relicário se torne mais peculiar e valioso.

Em 2011, o ex-secretário particular de João Paulo, o cardeal Stanislaw Dziwisz, presenteou a comunidade local de Abruzzo com um pouco do sangue do pontífice, como símbolo do amor sentido por ele pela região montanhosa.

O sangue foi depositado em um recipiente de ouro e vidro e mantido em um nicho na pequena igreja de San Pietro della Ienca, perto da cidade de L’Aquila.

* Números de celulares terão um dígito a mais em cinco estados.

Os números de telefone celular dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Roraima terão um dígito a mais a partir do dia 2 de novembro. O dígito 9 deve ser incluído antes dos números com DDD 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99. O aviso foi publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após 2 de novembro, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas por tempo determinado, para que as redes e usuários possam se adaptar. As pessoas receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o período de transição, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, a medida vai demandar adequações em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos de PABX e agendas de contato.

No final de outubro, os números de telefone celular do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também sofreram a alteração. O dígito 9 foi acrescentado antes dos números que têm DDD 21, 22 e 24, 27 e 28. O DDD 11, da cidade de São Paulo, passou pela mudança em julho de 2012 e, em agosto do ano passado, foi a vez dos demais DDDs do estado (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19). A Anatel informou que o nono dígito será implementado em todo o país até o fim de 2016.

* Sisu: Resultado da segunda chamada sai hoje.

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (27) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na página do programa. A matrícula deve ser feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. Quem perder o prazo da matrícula, perde a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante na escola em que foi selecionado.

Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos. O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso, poderá participar da lista da espera. Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista, também na internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.

* Depósitos da do INSS em janeiro já vêm com os valores reajustados ao novo mínimo.

O pagamento da folha de janeiro dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem início nesta segunda-feira (27). Os depósitos começam a ser liberados nessa data para quem recebe até um salário mínimo e possui cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 3 de fevereiro.

Os depósitos da folha de janeiro já vêm com os valores reajustados de acordo com o mínimo vigente (R$ 724) e com a inflação para quem recebe acima do salário mínimo. O índice de reajuste para os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com valor acima do salário mínimo foi 5,56%. Os dados foram atualizados pelo INPC de 2013, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

* Wilma: Vou visitar os 167 municípios do RN para saber o que o povo quer que eu dispute.

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, disse no último sábado (25) em Tibau que poderá tomar uma decisão sobre sua candidatura sua até o final de abril, ressaltando, contudo, que prazo para fechamento de coligações se encerra apenas em junho.

Portanto, até lá pretende ampliar diálogos com demais partidos interessados em apresentar um projeto de resgate do Estado, além de visitar os 167 municípios do RN ouvindo correligionários e simpatizantes, além de população, para saber o que desejam. O meu povo tem que ser ouvido, concluiu Wilma.

* Parreira critica organização da Copa do Mundo: ‘Foi um descaso total’.

Em entrevista ao programa CBN Esportes, o coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, fez duras críticas à organização do Barsil para a Copa do Mundo de 2014. Parreira disse que houve descaso total com o evento esportivo. Ele lembrou dos aeroportos que só serão licitados em março, às vésperas da Copa do Mundo.

- A gente queria tudo para a Copa, mas para a Copa foi um descaso total. Vejo que os aeroportos vão ser licitados a partir de março, três meses antes. É uma brincadeira, fomos indicados há sete anos e só agora vão licitar os aeroportos? – disse Parreira.

Além disso, Parreira citou obras que deveriam ser um legado após o mundial de futebol e que só ficarão prontas a partir de 2016, lamentando o fato de que muitas obras projetadas para a competição sairão do papel anos depois de o país ter sediado o Mundial.