segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

* Na Paraíba, Cássio rompe com Coutinho e anuncia candidatura ao Governo.

O Jornal da Paraíba destaca que o senador Cássio Cunha Lima nem precisou consultar a vidente que, para afirmar, há poucos instantes, que deve ser mesmo candidato a governador nas eleições de outubro. O tucano aproveitou para pontuar que defende a imediata entrega de todos os cargos de primeiro escalão que seu partido tem no Governo Ricardo Coutinho.
Sua decisão, pelo visto, sela o rompimento definitivo com o governador. Há poucos dias, durante um encontro em Pernambuco, o governador Eduardo Campos chegou a fazer um apelo a Cássio para manter o apoio à reeleição de Ricardo, e ele foi taxativo ao afirmar que sua decisão de disputar o Governo do Estado era irreversível, “não tem mais volta”.

* Por deficiência na segurança, Ministério Publico ameaça pedir suspensão do Carnaval de Apodi

O promotor de Justiça Silvio Brito e o comandante da Polícia Militar Honorato Carvalho, de Apodi, se reuniram na manhã desta segunda-feira (24), para buscar uma solução para a falta de policiais para garantir a segurança nos cinco dias de Carnaval. Silvio Brito disse que as viaturas estão quebradas e tem em média apenas 7 policiais para fazer o trabalho de segurança ostensiva nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú (cerca de 50 mil habitantes).

Ainda conforme o promotor, durante o carnaval deste ano estão sendo esperado mais de 50 mil pessoas por dia em Apodi. "Precisamos que seja feita fislicalização nas rodovias e um trabalho de segurança ostensivo forte dentro da cidade", destaca o promotor. O promotor e o comandante vão conversar agora com o prefeito Flaviano Monteiro, para que seja adotadas algumas providências. "Não descarto a possibilidade, inclusive, de pedir o cancelamento da festa por falta de segurança", disse o promotor.

Semana passada, o promotor já havia enviado ao Poder Executivo de Apodi uma recomendação para que a Prefeitura reduzisse despesas com Carnaval e contratasse mais investimentos no atendimento as vítimas da seca. Para os próximos dias, o promotor se prepara para expedir recomendações o comando geral destinar mais policiais militares para a cidade de Apodi, uma das únicas cidades da região que terá carnaval, ou seja, terá um grande número de foliões.

* Café da manhã de Fátima Bezerra será com Henrique e Garibaldi.

Depois da conversa com o vice-governador Robinson Faria, onde o PT de Natal oficializou apoio ao PSD, à deputada federal Fátima Bezerra agora vai ouvir novamente o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e o ministro Garibaldi Filho.
 
O PT praticamente fechou com o PSD nesta segunda-feira (24), faltando apenas às bênçãos da Executiva Estadual e Nacional. Já Henrique e Garibaldi têm sondagens com os prefeitos, deputados, ex-prefeitos e lideranças do PMDB, onde preferem uma aliança com o PSB da ex-governadora Wilma de Faria, que seria o nome ao Senado. Sobrou o PT... 

* Shirley Targino candidata a deputada estadual.

A secretaria de Assistência Social, Shirley Targino, presidente do PR Mulher, já decidiu: vai sair da Sethas no fim do próximo mês.

Ex-prefeita de Messias Targino, no Médio Oeste Potiguar, Shirley vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela já articula um nome para ocupar sua cadeira no Centro Administrativo.

* Robinson Faria: “avançamos, a deliberação do PT de Natal é pelo nosso nome como pré-candidato”.

O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, confirmou que o encontro de hoje com os líderes do PT “evoluiu muito” e afirmou que já há uma resolução do diretório municipal do PT de Natal para apoiar o nome dele como pré-candidato ao Governo.

O vice-governador destacou ainda que há uma “grande aceitação das pessoas” pela chapa PSD-PT.
Foto: Twitter de Fernando Mineiro
Reunião entre PSD e PT.

* Papa Francisco cria órgão para coordenar finanças da Igreja.

O papa Francisco criou nesta segunda um organismo que terá por função coordenar e supervisionar todos os assuntos econômicos e financeiros da Santa Sé A medida responde a uma série de escândalos e acusações de lavagem dinheiro no banco do Vaticano (cujo nome oficial é Instituto de Obras para a Religião) nos últimos anos.

O órgão ficará a cargo do cardeal australiano George Pell, arcebispo da Austrália. Pell faz parte do chamado G8, grupo de assessores do papa que estuda a reforma do governo do Vaticano e de sua controvertida administração central.

* Diretório do PT Natal formaliza apoio ao PSD.

Os integrantes do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido dos Trabalhadores (PT) promoveram uma nova reunião nesta segunda-feira (24) na sede do PSD para debater a união dos partidos nas eleições 2014. Em pauta, o anúncio formal do apoio do diretório do PT de Natal à candidatura do atual vice-governador e pré-candidato ao Governo Robinson Faria (PSD).

O documento foi entregue pelo presidente do diretório do PT em Natal, Juliano Siqueira durante a reunião com participação dos líderes do PT no Rio Grande do Norte, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), presidente do PT estadual, Eraldo Paiva, o dirigente Olavo Ataíde e integrantes do partido no Estado.

Robinson Faria agradeceu a resolução do PT em relação ao apoio ao seu nome, destacando a votação entre os integrantes. “Agradeço aos integrantes do partido a confiança em meu nome para a disputa na majoritária. O PSD estará junto ao PT no projeto de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e essa aliança nacional será reforçada com a união dos partidos aqui no Rio Grande do Norte”, destaca.

* Ex-prefeitos e vereadores também foram ouvidos pelo presidente estadual do PMDB.

Ex-prefeitos do PMDB também tiveram encontro com o deputado Henrique Alves e o ministro Garibaldi Filho para a consulta em torno dos projetos políticos deste ano. Nomes como Flávio Azevedo, de Nova Cruz; José Azevedo, de São Paulo do Potengi; Zé Nilton de São Bento do Trairí; Erico, de Umarizal; Antônio Estevan, de Triunfo Potiguar; Marília Dias, de Macaíba; José Robson, de Afonso Bezerra; Clemenceau Alves, de Angicos; Jucier, de Lajes Pintadas; Osivan, de Lagoa Salgada; Pedão, de Lagoa de Velhos; e Keca , de Serra Caiada, estiveram na reunião.

Vários vereadores acompanharam os vice-prefeitos e ex-prefeitos. Ao mesmo tempo em que dialogam internamente com as bases do partido, os dirigentes do PMDB buscam alianças com outras siglas. Henrique Alves e Garibaldi filho já conversaram com representantes de cerca de 15 partidos. Eles esperam definir o nome do candidato do PMDB ao governo do estado no início de abril e, até a formalização das coligações, em junho, anunciar um programa conjunto de governo com a participação dos partidos que manifestarem apoio ao arco de alianças do PMDB.

* Governo garante ter 342 toneladas de sementes e distribuição começa no início de março.

De acordo com a Tribuna do Norte, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Tarcísio Bezerra Dantas, afirma que a pasta tem, já licitadas, 342 toneladas de grãos de milho, feijão e sogo forrageiro, que podem beneficiar cerca de 36 mil agricultores cadastrados como beneficiários.

Segundo Tarcísio Dantas, as sementes aguardam apenas autorização do órgão para começarem a ser distribuídas. “A secretaria estava esperando a previsão da Emparn para poder liberar a distribuição. Não poderíamos liberar sem saber se vai chover”, disse.  Ele adiantou que a distribuição dos grãos está prevista para começar no início de março e sairá da região Oeste seguindo em direção ao litoral potiguar.

* Governadora encaminha à Assembleia Legislativa referentes ao magistério.

A Governadora Rosalba Ciarlini assinou e encaminhou para a Assembléia Legislativa três projetos de lei referentes aos professores do Rio Grande do Norte.

O primeiro diz respeito ao reajuste salarial imediato de 8,32% a todos os professores e especialistas da educação. O reajuste será pago no contra-cheque fevereiro e será retroativo a 1º de janeiro de 2014.

O segundo projeto faz um reordenamento do porte das escolas estaduais do Rio Grande do Norte, de forma que sejam agrupadas em cinco níveis, de acordo com o número de alunos matriculados. A medida também cria 666 funções gratificadas de diretor e 575 de vice-diretor, corrigindo uma distorção histórica no contra-cheque desses gestores. Mesmo exercendo uma função de extrema responsabilidade, em muitos casos eles recebiam gratificações menores do que os professores.

O terceiro projeto assinado pela Governadora concede progressão da classe de vencimento, sem a realização da avaliação de desempenho, a todos os professores e especialistas da educação, permitindo com que todos avancem uma letra na carreira. Esse benefício não era concedido desde 2009.

* Prefeitura doará terreno para construção de casas para as classes baixas.

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas, realizada na ultima sexta-feira (21), a prefeitura Municipal apresentou projeto de lei para a doação de terreno onde deverá ser construídas 50 novas casas na cidade.

O projeto, aprovado este por unanimidade, consta na doação de um área nas margens da RN 117, estrada que liga Caraúbas a Governador Dix Sept Rosado, com o tamanho de 13.500 m². Tudo será destinado para o MLB (Movimento de Luta pelos Bairros, Vilas e Favelas), organização que atua em todas as partes do pais em busca lutando e facilitando a aquisição da casa própria, atendendo aqueles famílias que possuem uma baixa renda.

As casas recebem subsídios do “Minha Casa Minha Vida”, onde somente poderão adquiri-las as famílias que comprovarem uma renda baixa e estiverem cadastradas devidamente na Secretaria Municipal de Assistência Social. O valor de cada casa será de 54 mil reais, com parcelas equivalentes ao ganho mensal da família interessada.

“Tudo será feito pelo MLB e a Caixa Econômica Federal, a prefeitura está apenas doando o terreno para facilitar que estas famílias realizem o sonho da casa própria”, ressaltou o Vice-prefeito, Ivanildo Fernandes (PT).