terça-feira, 11 de março de 2014

* Folha destaca que presos ficam amarrados com cordas em corredor de delegacia no RN.

Na cidade de Macau no Rio Grande do Norte, presos são mantidos amarrados por cordas em um corredor de uma delegacia. O caso foi denunciado pelo Sinpol- RN (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte), que alega falta de celas e de algemas. Segundo o sindicato, 17 presos, incluindo três mulheres, estão amarrados com cordas em um dos corredores da Delegacia de Macau.

Além da situação irregular dos presos, os policiais reclamam de falta de segurança, diante da facilidade de fuga. O sindicato alega que ao menos um detento que estava amarrado conseguiu fugir. O sindicato pretende formalizar a denúncia junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário e pedir remoção urgente desses presos.
Do jeito que está a situação, outros vão fugir a qualquer momento. Os presos estão bem perto da recepção e têm contato com qualquer pessoa que chegar na delegacia. Para se ter uma ideia, uma das mulheres presas está amamentando e, todos os dias, o filho é levado até ela“, diz Renata Pimenta, vice-presidente do Sinpol-RN, que foi até Macau.
14070207

* Uma pena: Recuperação de Schumacher agora é improvável, segundo especialistas.

Dois especialistas avisaram que o “velho” Michael Schumacher agora provavelmente não existe mais.

O médico chefe do hospital de reabilitação em Basel, Suíça, declarou ao jornal Sonntagsblick: “A probabilidade de uma recuperação completa para Schumacher está se reduzindo constantemente”.

“O famoso, sorridente e veloz Schumi provavelmente não será visto de novo”, acrescentou Mark Mader, especialista em coma. “Quanto mais tempo alguém fica em coma, menos bem o cérebro pode se recuperar. Quando ele acordar, os danos severos deverão permanecer”.

Mader também defendeu os especialistas que vêm especulando sobre a condição e recuperação de 
Schumacher, apesar das críticas. “Ninguém sabe o que realmente está acontecendo com ele, nem mesmo sua equipe médica. As especulações acabam sendo o prognóstico”.

De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, exames no hospital de Grenoble mostraram que Schumacher não está paralisado. Mas também há rumores de que o alemão, que pesava 75kg na época de sua queda de esqui nos Alpes franceses, perdeu 20kg no hospital.

Michael Schumacher o maior dos maiores.

* Dia nacional da Poesia em Caraúbas.

Com o objetivo de continuar valorizando as mais diversas manifestações culturais existentes no município, a Prefeitura de Caraúbas está apoiando a realização do “Dia Nacional da Poesia”, que será desenvolvido na próxima sexta-feira, 14, na Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão”, às 19h.

De acordo com o secretário de Cultura, Vivênio Jácome, o prefeito Ademar Ferreira assegurou todo o apoio logístico no local do evento, contribuição financeira para o pagamento de repentistas e disponibilizou a banda de música “Maestro Joaquim Amâncio” para participar da atividade cultural.

Ao proporcionar os meios necessários para a realização do “Dia Nacional da Poesia”, a administração municipal reafirma a parceria com o Clube dos Amantes da Poesia Menestrel “Leto Fernandes”, órgão de valorização da cultura local que está à frente das atividades do próximo dia 14.

* Projetos da Educação são aprovados pelos deputados.

Os três projetos de lei complementar relativos à Educação foram aprovados à unanimidade pelos parlamentares na sessão de hoje (11). O primeiro projeto votado (0004/2014) concede progressão a servidores públicos da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) que ocupam cargos efetivo de professor e de especialista de Educação, sem necessidade de avaliação de desempenho, conforme era previsto numa lei de 2006.

O segundo projeto também aprovado à unanimidade, o 003/2014, estabelece novos critérios para a classificação das escolas da rede estadual, fixando a quantidade de funções gratificadas para os cargos de diretor e de vice-diretor. As escolas passarão a ser agrupadas em cinco níveis, de acordo com o número de alunos matriculados.

Com relação às funções gratificadas, o projeto de lei cria 666 funções gratificadas de diretor e 575 funções de vice-diretor, substituindo, respectivamente, as 873 funções de direção e as 420 de vice-direção.

* Coordenador do SINTE/RN é agredido por policiais militares quando participava de protesto na SEEC.

O coordenador geral do SINTE/RN José Teixeira foi agredido fisicamente por policiais militares enquanto participava de protesto na SEEC. A violência aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao tentar sair do Gabinete da Secretária Betânia Ramalho, um policial agarrou o professor pela gola e lhe desferiu um soco no rosto que o levou ao chã

Teixeira teve a testa cortada e uma torção no pé. Depois da agressão tanto José Teixeira quanto a coordenadora Fátima Cardoso, foram levados por uma viatura da polícia até a 5ª Delegacia de Polícia de Natal. O coordenador havia ficado trancado após a ocupação da Secretaria, em protesto contra o corte no ponto dos trabalhadores em educação em greve.
O protesto foi pacífico o tempo todo. No entanto, os representantes do governo Rosalba Ciarlini(DEM) trataram de chamar o aparato policial. Em um primeiro momento chegaram policiais armados com pistolas, logo depois outro grupo desta vez com metralhadoras e finalmente a tropa de choque.
Através de contato telefônico a coordenadora do Sinte-RN desabafou: "Não entendo o porquê disso, nossa manifestação foi totalmente pacífica e estamos sendo tratados como criminosos".

O fotógrafo da assessoria de comunicação do Sinte-RN, Lenilton Lima, conseguiu registrar o exato momento da agressão e classificou o ato como uma covardia: "Bateram em um professor armado apenas com uma caneta e um apito", afirmou.

* Imprensa nacional mostra gasto de R$ 50 mil do senador José Agripino com tratamento dentário.

A reportagem do jornal O Estado de São Paul sobre os gastos dos senadores com tratamento de saúde, custeados pelo plano do Senado Federal, enfoco a despesa que o senador potiguar José Agripino Maia (DEM) teve com um implante dentário.

Segundo a reportagem, o Senado creditou na conta de José Agripino R$ 51 mil em 2009, referentes a 22 coroas de porcelana aluminizada, produto mais caro e que confere aparência melhor.

Ao jornal, o parlamentar disse que foi um tratamento estrutural e comentou: “Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía”.

* Robinson participa de reunião com representantes de 10 partidos políticos.

O vice-governador e presidente estadual do PSD, Robinson Faria, participou nesta segunda-feira (10) de uma reunião com os representantes do G10, grupo formado por dez partidos políticos. Durante o encontro Robinson relembrou o seu histórico político-administrativo e apresentou suas ideias e propostas para o desenvolvimento do Estado. Logo em seguida cada presidente de partido teve a oportunidade de formular perguntas ao vice-governador.

O G10 é composto pelos seguintes partidos políticos: PV, PSDC, PEN, PMN, PTC, PRP, PHS, PTN, PSL e PT do B. A reunião contou com a presença do Senador da República e presidente do diretório estadual do PV, Paulo Davim, da deputada estadual Gesane Marinho(PSD) e do deputado estadual José Dias (PSD).

“Agradeço aos presidentes dos partidos que compõem o G10 pela produtiva, democrática e objetiva reunião de hoje. Oportunidade única para expor o que penso para o meu Estado e de colher ótimas sugestões, ideias e projetos”, declarou o vice-governador.
robinson partidos
G10 com Robinson.

* Henrique diz que Dilma provocou crise.

A conversa entre a presidente Dilma Rousseff e peemedebistas na manhã de ontem foi tensa. No encontro, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fez questão de relatar à presidente o histórico de desencontros entre o PMDB e o Planalto. Alves atribuiu à própria presidente Dilma a responsabilidade pelo impasse.

Henrique Alves foi sincero e disse que o estopim da crise se deu quando Dilma ofereceu ao líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o Ministério da Integração Nacional. Henrique Alves disse na reunião que a iniciativa de Dilma provocou grande insatisfação nas bancadas da Câmara e do Senado.

* Equipe da vigilância sanitária de Caraúbas esteve na SUVISA.

Na manhã da última segunda feira (10), uma comissão formada pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal – VISA Caraúbas, o enfermeiro Alyson Alves e a inspetora, a farmacêutica Ana Karine, estiveram reunidos com a equipe Subcoordenadora de Vigilância Sanitária Estadual – SUVISA, em Natal, capital do estado.

O encontro teve como objetivo central a pactuação entre estado e município das ações de vigilância sanitária desenvolvidas na cidade. Durante a reunião, também foram apresentadas a nova lei da vigilância, o seu código e o plano anual de ações da VISA Caraúbas. Para a sanitarista Kelly Cristina (SUVISA), o município de Caraúbas dá um importante passo para a proteção e promoção da saúde de sua população.

“O diálogo com a SUVISA fortalece não só a pactuação, estado/município, mas também qualifica ainda mais os profissionais envolvidos nas ações da VISA Caraúbas”, completou Ana Karine, inspetora sanitária municipal.
Técnicos reunidos.

* Sebrae irá realizar palestra em Caraúbas

No próximo dia 17 de março, uma equipe do SEBRAE/RN está em Caraúbas/RN, com o intuito de realizar a aplicação de uma palestra denominada de "Comprando Moda".

O público alvo são em especial empreendedores de estabelecimentos da moda que irão receber importantes informações para o melhor funcionamento do seu comércio. A Palestra é gratuita e será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores de Caraúbas as 19h00min. 

OBS: Caros amigos segue as informações para a realização da palestra "Comprando Moda" desenvolvida pelo SEBRAE peço a ajuda de todos para que difundir melhor esta informação para a realização de uma grande capacitação.

* Prefeito de Caraúbas e Diretor do hospital se reúnem para tratar sobre a unidade de saúde.

Para acabar de vez com a polêmica que foi surgida a respeito do Hospital “Dr. Agnaldo Pereira da Silva”, o prefeito Ademar Ferreira convidou o diretor Caio Targino para discutirem a cerca da temática, além de reafirmarem a parceria que vem sendo mantida pelo governo “Nossa Força é Nosso Povo” ao logo dos pouco mais de cinco anos de gestão. Também estiveram presentes o Secretário de Governo, Gilvandro Fernandes, e o Secretário de Saúde, Fabrício Tavares.

Na ocasião, o diretor do Hospital Regional de Caraúbas, aproveitou para agradecer toda a ajuda e apoio que o governo municipal vem dando, como a disponibilidade de medicamentos, profissionais médicos, de uma ambulância, entre outras coisas, tudo tem dado resultados favoráveis nos números de atendimentos e principalmente de partos que hoje chegam a cerca de 60 por mês, onde antes não chegavam a 28 nascimentos de bebês ao mês na unidade.

“Caraúbas é uma cidade privilegiada, além do hospital, conta com 8 PSFs bem estruturados, praticamente 8 novos hospitais atendendo a população. Se compararmos com cidades bem maiores como Natal e Mossoró, Caraúbas está bem a frente na questão da saúde pública”, disse o Diretor.
Gestores reunidos.
Segundo Caio Targino, não existe nenhuma veridicidade em a unidade ser fechada, pelo contrário, novos benefícios estão assegurados para ampliação e melhorias no atendimento para seus pacientes. “Novos equipamentos já chegaram, como centrais de ar, bebedouros, e equipamentos de última geração para um novo laboratório, além de está assegurado 500 mil reais em obras de ampliação de reforma”, disse o diretor, garantindo que aos poucos o hospital está se estruturando devidamente. Dentro da reforma está prevista a construção de 17 novos leitos, totalizando 51 para atender a demanda.

A equipe do governo assegurou total disponibilidade ao Hospital Regional como sempre vem fazendo. O Prefeito Ademar está agendando uma visita nos próximos dias para ver o andamento dos trabalhos na unidade, se prontificou de realizar novas melhorias para continuar atendendo a população devidamente.