quinta-feira, 13 de março de 2014

* IFRN abre inscrições para o ProITEC 2014.

O Edital 9/2014, do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), foi lançado na terça-feira (11). As inscrições podem ser realizadas a partir das 20h de hoje e vão até as 22h do dia 6 de abril, exclusivamente pela internet, na área do candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br). Para realizar a inscrição, o estudante precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios. A taxa de inscrição de R$ 20 pode ser paga até o dia 7 de abril nas agência bancárias.

De acordo com o item 3 do Edital, podem participar do ProITEC os alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, exclusivamente em escola da rede pública de ensino. Os alunos que já concluíram o ensino fundamental, mas que também fizeram todos os anos ou séries em escola pública, podem se inscrever.

* Governadora lança RN Sustentável na região de Apodi.

A governadora Rosalba Ciarlini lançou, na manhã desta quinta-feira (13), o projeto RN Sustentável na região do Apodi, no médio oeste do estado. Foi o terceiro lançamento de editais realizado nesta semana pela chefe do Executivo. Na terça-feira, o projeto idealizado em parceria com o Banco Mundial já havia sido lançado nas regiões de Assú e Mossoró e, na quarta-feira, na região de Pau dos Ferros.

Nesta manhã, foram lançados editais para as cidades que fazem parte do território Sertão do Apodi. São elas: Apodi, Campo Grande, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D’água dos Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema e Venha-Ver.

* Ex-prefeito de Tibau é condenado por improbidade.

Uma ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró resultou na condenação do ex-prefeito de Tibau, Francisco de Assis Diniz, por não ter prestado contas dos recursos recebidos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), em 2007, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2008. A decisão ainda cabe recurso.

A condenação inclui a perda da função pública que eventualmente esteja exercendo; a suspensão dos direitos políticos por quatro anos (após o trânsito em julgado); o pagamento de multa de até 10 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época em que ocupava o cargo de prefeito, devidamente atualizado; e a proibição de contratar com o poder público pelo prazo de três anos.

A ação do MPF, assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, apontou que Francisco Diniz não realizou a prestação de contas relativa aos recursos que recebeu do PNAE no ano de 2007, o que teria ocasionado a suspensão do repasse dos valores desse programa nos anos de 2008 e 2009. Já em relação ao PNATE, a prestação de contas dos recursos repassados em 2007 foi apresentada fora do prazo e a de 2008 sequer foi entregue.

PREFEITO TIBAU
 Ex prefeito!

* Almoço com carne de jumento oferecido por promotor potiguar ganha a mídia nacional.

Um almoço com direito a picanha na brasa e filé ao molho madeira será servido a autoridades de Apodi (341 km de Natal) e região ao meio-dia desta quinta-feira (13). A diferença do cardápio é que não haverá carne de boi, mas de jumento.

A ideia de oferecer o almoço é do promotor Silvio Brito. Desde novembro, o representante do Ministério Público iniciou um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual para recolher os jumentos que circulavam soltos pelas rodovias do Estado.

Abandonados por se tornarem obsoletos no sertão, normalmente substituídos por motos, os jumentos se tornaram um problema de trânsito no sertão nordestino, causando acidentes e mortes.

Em menos de seis meses, 600 jumentos já foram apreendidos e estão confinados em uma fazenda. O problema é que a manutenção deles, além de ter um custo, deve se tornar inviável em breve por falta de espaço. Até o fim do ano devem ser mais de 2.000 no local, a levar em conta o ritmo de cerca de 40 apreensões por semana.
carne thumb1
Almoço de carne de Jumento, vai?
UOL.

* Rosalba é candidata à reeleição. Não será se Agripino fizer covardia.

Durante o lançamento do Programa RN Sustentável hoje na cidade de Pau dos Ferros ficou claro durante os discursos de que a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) é candidata à reeleição. O discurso mais enfático foi o do deputado federal Getúlio Rêgo.

Somente não será candidata se a legenda lhe for negada. E se for negado será por pura covardia do senador e presidente do Democratas José Agripino Maia que lhe tirou do senado para disputar o governo do RN.
Robson Pires.

* João Maia foi inocentado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou provimento ao recurso do Ministério Público Federal, e manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TER/RN), que inocentou o deputado federal João Maia (PR).

O processo citava supostas despesas não contabilizadas durante a campanha eleitoral de 2010. Segundo parecer o ministro, todos os passivos foram devidamente escrituradas e incluídos na prestação de contas.

* Praticamente tudo certo...

chapa henrique
E agora Caraúbas?

* Pouca repercussão: Professores estaduais continuam em greve.

Em assembleia geral da rede estadual, realizada ontem (12), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade do movimento grevista. Segundo o Sinte/RN, o impasse continua já que o governo não enviou os projetos que atendem às reivindicações da categoria à Assembleia Legislativa. O projeto que põe fim ao prejuízo financeiro dos educadores quando do avanço na sua formação profissional já foi elaborado, mas continua engavetado.
 .
A outra promessa não cumprida pelo governo que motiva a manutenção do movimento grevista é o projeto que trata da gratificação dos funcionários das escolas. Segundo o coordenador geral José Teixeira, esse plano sequer foi elaborado pela secretaria estadual de Educação.

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, a categoria participará da mobilização da greve nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os trabalhadores em educação exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores de redução do percentual de reajuste do Piso.
professores greve
Repercussão pequena!