quinta-feira, 1 de maio de 2014

* Henrique Alves e Garibaldi Filho fazem hoje a descida do Alto de São Manoel.

No último dia de mobilização eleitoral em Mossoró, a candidata Larissa Rosado terá, na tradicional descida do Alto de São Manoel, os dois principais líderes do PMDB. O deputado federal Henrique Eduardo Alves e o ministro da Previdência Garibaldi Filho irão a mobilização.

O ex-governador Eduardo Campos também era esperado, mas foi orientado por sua assessoria jurídica a evitar mobilizações eleitorais. Como é pré-candidato a presidente da República, advogados receiam interpretações sobre possível campanha antecipada.

* Em Mossoró, Gilberto Kassab afirma: “o PSD está bem consolidado no Rio Grande do Norte”

O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, esteve hoje (30) em Mossoró onde foi recebido pelo vice-governador Robinson Faria, pelo deputado federal Fábio Faria, pelo prefeito interino Francisco José Júnior (PSD) e Luiz Carlos (PT), candidatos nas eleições suplementares do próximo domingo (04) no município. O ex-prefeito de São Paulo ressaltou a importância da eleição de Mossoró para o partido no Rio Grande do Norte.

“O PSD está bem consolidado aqui no Estado, sob a liderança de Robinson Faria, e estamos convencidos que poderemos vencer as eleições em Mossoró com Francisco José Júnior, um jovem talentoso, consciente da sua responsabilidade, que tem buscado projetos bem sucedidos em outras cidades e já vem desenvolvendo em Mossoró”, disse. Gilberto Kassab ainda visitou o Hospital da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer e o Instituto de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

* Estado nomeia 37 concursados para agente penitenciário.

A nomeação de 37 aprovados no concurso para o cargo efetivo de agente penitenciário foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado (DOE). O ato é reflexo do termo de ajustamento de conduta celebrado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) com a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, no último dia 23.

Os aprovados fizeram o concurso referente ao edital nº 001/2009-Secretaria de Estado de Administração de Recurso Humanos-SEARH/Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania-Sejuc. E, quando tomarem posse dos cargos, os futuros agentes penitenciários passarão a ser integrantes do quadro geral de pessoal da SEJUC.

* Tribunal de Contas aprova inspeção extraordinária em Tibau.

A Segunda Câmara do TCE acatou denuncia de três moradores do município de Tibau , região oeste do Estado, e determinou a realização de inspeção nas conta da Câmara municipal, na gestão da vereadora Evaneide Fernandes da Costa, por supostos atos ilegais, lesivos ao patrimônio público.

O processo foi relatado pelo auditor Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro, na sessão desta terça-feira (29), que aceitou denúncia formulada por João Nolasco Neto, Nilton José da Silva e Juscielzo Rodrigues Rebouças e analisada pelo corpo instrutivo do TCE. O corpo técnico desta corte de contas registrou a existência de “provas suficientes para a realização de inspeção, in loco, com o intuito de averiguar de forma mais detida e aprofundada a ocorrência das possíveis irregularidades apontadas, bem como avaliar se houve falta de zelo e cuidado com a coisa pública”.

O Ministério Público Especial, por intermédio do procurador Carlos Roberto Galvão Barros, opinou pelo recebimento e processamento da denuncia, a fim de que, realizada a inspeção sugerida, “sejam emitidos os correspondentes relatório e documentos hábeis à avaliação dos fatos narrados”.

No seu voto, o conselheiro relatou que nos termos do artigo 79 da Lei Complementar nº 464/2012, qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao Tribunal as irregularidades ou ilegalidades de que tiver notícia, atribuídas a administrador ou responsável sujeito à sua jurisdição. “Na hipótese vertente, esses requisitos encontram-se perfeitamente satisfeitos, conforme se observa à peça inaugural”. Processo nº 009876/2011-TC.

* Em campanha: Dilma anuncia aumento no Bolsa Família e reajuste do salário mínimo.

E em meio a quedas sucessivas de popularidade e de pesquisas indicando a possibilidade de segundo turno nas eleições de outubro, a presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira, em cadeia de rádio e televisão medidas para agradar a todos os setores da sociedade, especialmente os 36 milhões de beneficiários do Bolsa Família e a classe média.

Dilma aumentou em 10% os valores do Bolsa Família, corrigiu a tabela do Imposto de Renda e prometeu manter o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Em comemoração ao Dia do Trabalho, a presidente fez um discurso forte e de cunho eleitoral: disse que está ao lado do povo e defendeu a Petrobras.

“Além da ajuda do Congresso e do Judiciário, preciso do apoio de cada um de vocês, trabalhador e trabalhadora. Temos o principal: coragem e vontade política. E temos um lado: o lado do povo. E quem está ao lado do povo pode até perder algumas batalhas, mas sabe que no final colherá a vitória”, disse a presidente, quando abordava a proposta de reforma política.

* Chupeta: Lula culpa ‘elites’ e imprensa por críticas ao governo.

O ex-presidente Lula subiu o tom do discurso contra a imprensa, a “elite brasileira” e até mesmo os jovens à frente de manifestações contra a Copa do Mundo, na noite desta quarta-feira, durante cerimônia no Teatro Municipal de Santo André, no ABC Paulista. Para Lula, a origem de críticas a ele e ao PT seria “o preconceito arraigado na mente de uma elite que não muda”, em vez de questionamentos relacionados a denúncias de corrupção ou questionamentos sobre a eficácia do governo.

“Eles que não gostam de nós, que têm preconceito contra o PT, que não gostam de mim, é por causa disso. Não é pelas coisas erradas que nós fazemos, é pelas coisas certas. Porque o Prouni e o Fies (programas de incentivo ao ensino superior) permitem que a filha da empregada doméstica possa ser médica, que o filho do pedreiro possa ser engenheiro, que o filho do jardineiro possa ser advogado”, disse Lula a’O Globo.

* “Ação desastrosa”, diz delegado sobre policiais que atiraram em empresária.

O delegado Matias Laurentino, titular da Diretoria de Polícia de Natal e Grande Natal, confirmou que o tiro que atingiu a empresária Poliana de Lima, de 24 anos, na última terça-feira (29), em Natal, partiu da arma de um policial civil. Segundo ele, a informação foi confirmada pelo delegado titular da 11ª Delegacia de Polícia nas investigações preliminares. “Foram dois policiais que participaram dessa desastrosa operação. O delegado titular da unidade me informou que foi uma arma disparada, infelizmente, por um policial civil”, disse Matias Laurentino.

A empresária Poliana de Lima foi alvo de um disparo de arma de fogo quando levava a filha de 1 anos e 6 meses para tomar vacina na manhã de terça-feira (29), no Conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. O fato aconteceu na avenida Xavantes, uma das mais movimentadas do bairro. O tiro atingiu o queixo de Poliana, saiu e acertou o vidro da janela ao lado da filha da empresária que estava na cadeirinha no banco de trás do veículo. Poliana levou 21 pontos no queixo.
poliana
Empresária após o tiro.

* Cláudia Regina deverá anular o voto no próximo domingo.

Cláudia Regina deverá anular o voto nas eleições suplementares do próximo domingo (04) em Mossoró. Pelo menos foi o que deixou a entender uma nota distribuída logo após a decisão do TSE informando que ela estava impossibilitada de disputar o pleito.

Confira a nota na íntegra:

“Meus amigos e minhas amigas de Mossoró.

Cumprindo uma determinação da justiça, não sou candidata nesta eleição suplementar.  Lutei com todas as forças e a coragem de sempre, e fui até onde pude para reestabelecer a vontade e o desejo de todos, mas infelizmente, silenciaram a nossa voz.

Não quero julgar aqueles que me julgaram, que me tiraram um mandato concedido pelo povo e a chance de ser candidata, nesta nova eleição. O meu desejo era ser julgada por você, por Mossoró.

Agradeço a todos que comigo sonharam e começaram a construir uma cidade melhor.

Agradeço a você, que sempre esteve do meu lado, e que me deu o seu apoio para seguir de cabeça erguida. Amo esta cidade, e sempre vou amar.

Em respeito ao seu voto e à sua vontade, não apoiarei nenhum candidato. Seguirei caminhando onde sempre estive: do lado do povo de Mossoró.

Mais uma vez obrigada por tudo e que Deus nos abençoe!”