segunda-feira, 14 de julho de 2014

* MPE denuncia Betinho Rosado.

 O deputado federal Betinho Rosado, que pretende ser candidato à reeleição pelo Partido Progressista, foi denunciado pelo MPE à Justiça Eleitoral, que pede a impugnação do registro de candidatura do parlamentar.

A justificativa do MPE é que Betinho foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado, em decisão final no dia 29 de julho de 2013, por reprovação das contas quando atuava como titular da Secretaria Estadual de Educação.

Segundo o MPE, Betinho Rosado foi condenado por vícios “insanáveis” o que configura “ficha suja” para o pleito deste ano.

* Fim do julgamento sobre a prefeita de Areia Branca, a unanimidade Luana Bruno é cassada.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou, a unanimidade, a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno. Acusada de abuso de poder político e uso da máquina pública, Luana Bruno foi condenada por cinco votos no TRE.

Com isso, o Executivo de Areia Branca será ocupado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Góis (PV), até que seja realizada uma nova eleição na cidade.

A exigência do novo pleito ocorreu porque Luana Bruno, na eleição de 2012, obteve mais de 50% dos votos válidos.

No julgamento desta tarde foram favoráveis a cassação o juiz federal Francisco Eduardo, os juízes Artur Cortez e Berenice Capuxu e os juristas Verlano Medeiros e Carlo Virgílio.

A desembargadora Zeneide Bezerra presidiu a Corte, já que o desembargador João Batista Rebouças se afastou pelo fato de ter relações pessoais com a cidade de Areia Branca.

* Sisu convoca estudantes da lista de espera a partir de hoje.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa, nesta segunda-feira (14), a convocar os estudantes em lista de espera. Nesta etapa, cada instituição de ensino define os procedimentos para a ocupação das vagas não preenchidas nas chamadas regulares.

Os estudantes devem ficar atentos aos prazos, convocações e documentos exigidos para a matrícula. Cada instituição publicará edital próprio que estabelece essas regras, com os horários e locais de atendimento.

* Pesquisadores criam substância que mata mosquito da dengue.

Pesquisadores da Universidade Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) criaram uma substância capaz de repelir e matar o mosquito da dengue. A fórmula tem uma bactéria tirada do solo contaminado com petróleo. Experimentos de laboratório já demonstraram a eficiência do produto, entrentato, para chegar ao mercado, ainda é preciso baratear os custos de produção.

Os biólogos trabalhavam para formular um detergente biológico e procuravam um princípio ativo na natureza. Entre os locais pesquisados estavam os solos contaminados por combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo.

* MPF/RN recorre para ampliar pena de envolvidos na Máfia dos Sanguessugas.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou embargos de declaração requerendo que a Justiça se posicione sobre o enriquecimento ilícito e a violação aos princípios da administração decorrentes das ilegalidades cometidas pelo ex-deputado federal Lavoisier Maia Sobrinho e outros sete réus, todos envolvidos na chamada “Máfia dos Sanguessugas”. Os oito já foram condenados por lesão ao erário.

O esquema de desvio de recursos através da compra irregular de ambulâncias, desarticulado pela Polícia Federal em 2006, possuía ramificações em território potiguar. O ex-deputado destinou em 2001 uma emenda parlamentar para a compra de um desses veículos à Fundação Dinarte Mariz, que ele mesmo presidia. O respectivo convênio foi assinado com o Ministério da Saúde em dezembro daquele ano, quando Ana Cristina de Faria Maia, filha de Lavoisier, já presidia a fundação.

* Na “Grande Natal” Henrique bate Robinson de goleada.

Na região considerada de “A Grande Natal” em que se concentra o maior eleitorado do Estado o deputado federal e candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) ganha de goleada do concorrente Robinson Faria (PSDB). Henrique conta com o apoio de  5 prefeitos e Robinson de apenas um.

Confira:

Natal – Carlos Eduardo Alves (PDT) –  Henrique. Parnamirim – Maurício Marques (PDT) – Henrique. Macaíba – Fernando Cunha (PROS) – Robinson. São Gonçalo do Amarante – Jaime Calado (PR) – Henrique. Ceará-Mirim – Peixoto (PR) –  Henrique. Extremoz – Klaus Rêgo (PMDB) – Henrique.