domingo, 14 de setembro de 2014

* TSE determina a retirada do ar de blog hostil a Marina Silva.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou ontem (13) a retirada imediata do ar do blog intitulado Marina Silva Mente (marinadasilvamente) por considerar que o espaço na internet está sendo utilizado para veicular e reproduzir afirmações caluniosas, difamatórias e injuriosas à candidata da Coligação Unidos pelo Brasil.

Em sua decisão liminar, o ministro dá prazo de cinco dias à empresa Google Brasil Internet Ltda. para informar o IP (Internet Protocol) – número que possibilita a identificação, na web, do dispositivo utilizado pelo usuário -, informação necessária para a notificação de Ramon Mayor Martins, responsável pelo blog. No blog, abaixo do título “Marina Silva Mente”, é feito um apelo para que os usuários divulguem as informações no microblog Twitter.

A decisão foi tomada em representação apresentada ao TSE por Marina Silva e pela coligação que a apoia, na qual pediram liminar para a retirada do blog do ar. No mérito, Marina e a coligação pedem direito de resposta, “a ser veiculado por 18 dias e com as mesmas características formais dos ataques”, contra Ramon Martins e contra a empresa Google para rebater o que qualificaram de “repositório de impropérios contra a honra da candidata representante”.

Em sua decisão, o ministro do TSE considerou presentes os pressupostos para concessão da liminar (plausibilidade do direito e perigo da demora). O primeiro justifica-se, segundo o ministro Tarcisio, pelo aparente descumprimento do artigo 58, caput, e inciso IV, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), dispositivo que assegura o direito de resposta ao candidato, partido ou coligação direta ou indiretamente “por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social”.

* Governo decreta luto de três dias pela morte de Iberê.

A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, decretará luto oficial de três dias pela morte do seu antecessor, Iberê Ferreira. Em nota divulgada ontem (13), a chefe do Executivo lamentou o falecimento. “O Rio Grande do Norte está de luto com a perda”, disse.

Rosalba ainda lembrou a trajetória política de Iberê como deputado estadual, federal, secretário de Recursos Hídricos e vice-governador. “Deixa como legado o exemplo de sua dedicação ao trabalho e à família, que ele considerava o seu maior patrimônio”.

* Henrique recebe mais demonstrações de apoio em Jucurutu, Assú e Guamaré.

Os candidatos da coligação União pela Mudança, que pregam a união das principais forças políticas como caminho para viabilizar a recuperação do Rio Grande do Norte, receberam neste sábado, nas cidades de Jucurutu, Assú e Guamaré, grandes demonstrações de apoio. Nas três cidades, entre o final da tarde e o final da noite, foram realizadas algumas das maiores mobilizações da atual campanha eleitoral. Depois de fazer campanha em Parnamirim, o deputado Henrique Eduardo Alves chegou a Jucurutu no final da tarde do sábado, onde se juntou a Wilma de Faria e lideranças locais para percorrer a cidade num misto de caminhada e carreata. A população saiu inteira às ruas para saudar e ver passar os integrantes da Caravana da Mudança.

Em Jucurutu, Henrique e Wilma recebem o apoio do deputado Nelter Queiroz, do prefeito George Queiroz, da vice-prefeita Paula Lopes, dos ex-prefeitos Luciano Lopes, Júnior Queiroz e Sant-Clair Torres, além de dez dos onze vereadores do município. “Temos que valorizar e mostrar nossa força para quem trabalhou e trabalha por Jucurutu e quer continuar trabalhando por Jucurutu. E estas pessoas estão aqui: Nelter Queiroz, Henrique Alves e Wilma de Faria”, destacou o prefeito George Queiroz. Henrique reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Se como deputado eu apoiei os prefeitos e destinei emendas para garantir o desenvolvimento de Jucurutu, como governador serei um parceiro ainda mais presente”, disse o candidato a governador.
henrique cidades
Tá chegando a hora.

* Fátima lidera pesquisa Seta com 33,9%.

A candidata ao Senado Fátima Bezerra (PT) lidera pesquisa Seta/Nominuto divulgada neste domingo (14). Segundo os dados, a petista lidera com 33,9% das intenções de voto na pergunta estimulada. Wilma tem 29,8%, Roberto Ronconi (PSL) tem 2,3% das preferências, Ana Célia (PSTU) aparece com 2,2%, e Lailson Almeida (PSOL) tem 1,3%. Brancos e nulos somaram 18,3%, e não sabe ou não respondeu ficou em 12,2%.
noticia_115853

Espontânea
Na pergunta espontânea, Fátima também lidera com 27%, seguida por Wilma com 25%. Nesta situação, as duas estão em empate técnico dentro da margem de erro.Ronconi tem 2%. Ana Célia e Lailson tem 1%, cada. Brancos e nulos somaram 22%, mesmo percentual de não sabe ou não respondeu.
senado_espon_770

Rejeição
A candidata Wilma de Faria apresenta maior índice de rejeição. Segundo a Seta/Nominuto, a líder do PSB é rejeitada por 25,9% dos entrevistados. Fátima tem rejeição de 15,6%, seguida por Ronconi com 10,8%, Lailson com 4,9%, e Ana Célia com 4,4%. Brancos e nulos somaram 20,7%, e não sabe ou não respondeu 17,7%.
senado_rejei_770

* Henrique lidera pesquisa Seta com 35% das intenções de votos.