quarta-feira, 17 de setembro de 2014

* Mais uma derrota: Justiça Eleitoral proíbe Robinson Faria de usar no programa eleitoral informações sobre pesquisa em Mossoró.

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Cícero Macedo proibiu o candidato Robinson Faria (PSD) e a coligação Liderados pelo Povo de veicularem nas inserções do rádio e da televisão peças publicitárias sobre a pesquisa eleitoral divulgada no final de semana passado, feita pela Certus no colégio eleitoral de Mossoró.

O magistrado atendeu a representação da coligação União pela Mudança, do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB), que “a forma como foi divulgada induz o eleitor ao erro, levando-o a entender que ambos os candidatos estão empatados sem considerar a margem de erro, nível de confiança e deixando transparecer que tal pesquisa seria considerada com base no eleitorado do todo Rio Grande do Norte”.

* Ex-diretor da Petrobras fica em silêncio e reunião de CPI vira embate.

Ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa se manteve em silêncio, usando seu direito de ficar calado, em reunião da CPI mista da Petrobras realizada na tarde desta quarta-feira (17).
Parlamentares governistas insistiram para que a sessão fosse aberta. Oposicionistas defenderam sessão secreta como tentativa de que Costa prestasse depoimento. Por dez votos a oito, os integrantes da CPI decidiram manter aberta a sessão.

Em meio ao embate entre oposicionistas e governistas, alguns parlamentares chegaram a questionar Costa, mesmo após ele deixar claro que não daria nenhuma informação. Pediram ao ex-diretor para que ele ao menos confirmasse nomes de políticos que se beneficiaram do esquema de corrupção na Petrobras. Argumentaram que os eleitores brasileiros precisam da confirmação.

Costa fez acordo de delação premiada, o que pode resultar em redução de sua pena ou até perdão judicial em caso de condenação pela Justiça.

* Liminar suspende intervenção na Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, de Mossoró.

O desembargador José Barbosa Filho da 2ª Turma de Julgamentos do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) concedeu, nesta terça-feira (16), liminar suspendendo a intervenção judicial na Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM).

José Barbosa Filho fixou um prazo de dez dias para que todas as partes envolvidas no processo se manifestem em relação ao recurso apresentado pelos antigos gestores da Associação contra a intervenção determinada pelo juiz Magno Kleiber Maia, titular da 2ª Vara do Trabalho de Mossoró.

* Inscrições para isenção da taxa do vestibular da UERN começam dia 26.

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou na edição deste sábado, 13, as normas do processo de isenção da taxa de inscrição e solicitação de atendimento especial e também edital com todas as normas do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI/2015), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A solicitação de inscrição para isenção da taxa e atendimento especial deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou o endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve) de 26 de setembro a 6 de outubro.

O candidato que necessitar de assistência especial para realizar as provas deverá, obrigatoriamente, requerer à COMPERVE, através de requerimento padrão disponibilizado, no ato da inscrição, atendimento adequado, anexando laudo médico descritivo de sua necessidade especial, de acordo com o estabelecido no Artigo 5º do Decreto Federal nº. 5.296, de 02 de dezembro de 2004. As inscrições ao PSVI começam no próximo mês. O prazo vai de 20 de outubro a 06 de novembro e as inscrições também só podem ser feitas on line: (www.uern.br/comperve). A taxa é R$ 110,00, a mesma do vestibular passado.

A UERN ofertará 2.184 vagas pelo sistema misto: PSVI (40%) e ENEM (60%). As cotas para alunos da rede pública (50%) e para pessoas com necessidades especiais (5%) serão mantidas nas duas formas de ingresso. As provas PSVI serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. Já o ENEM será nos dias 8 e 9 de novembro, seguindo cronograma do Ministério da Educação (MEC).
Editais publicados
PSV 2015.

* Prefeito com problemas...

Está acirrado o confronto entre o prefeito Silveira Júnior (PSD) e os grevistas da saúde do município de Mossoró. Luta que caminha para agravar ainda mais a assistência à saúde da população, que já anda caindo aos pedaços.

Na manhã desta quarta-feira (17), os grevistas se concentraram no Palácio da Resistência (sede da Prefeitura), quando fizeram intensa manifestação e denunciaram o que eles consideram “descalabro” com a saúde do município.
Greve-da-saúde
Clima tenso.

* STF derruba censura à IstoÉ.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso cassou a liminar deferida por uma juíza de Fortaleza a pedido do governador do Ceará, Cid Gomes, que suspendia a circulação da edição desta semana de IstoÉ. Com o fim da censura imposta pela magistrada de plantão Maria Marleide Maciel Queiroz, da 3ª Vara de Família da capital cearense, a revista volta a circular em todo o País, inclusive no Ceará, e a matéria em sua versão eletrônica já voltou ao ar.

O governador cearense decidiu entrar na Justiça para censurar IstoÉ porque seu nome é citado em uma reportagem da revista sobre a delação premiada do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Gomes, assim como algumas dezenas de políticos brasileiros, foram citados por Costa no extenso depoimento que ele vem dando ao Ministério Público Federal após acordo de delação premiada.

* Ibope para presidente por religião, renda, região, escolaridade e faixa etária.

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) com 30% e Aécio Neves com 19%. Pastor Everaldo (PSC) teve 1%. Os demais não atingiram 1%. 
ibope religião arte 
RendaO Ibope mostra que, entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo, Dilma tem 46%. Antes, tinha 49%. Entre os que ganham de dois a cinco salários, Marina passou de 35% para 31%. Aécio tinha 24% e foi para 28% entre os que ganham mais de cinco salários.ibope renda arte


RegiãoNa região Sul, Marina passou de 40% para 26% das intenções de voto, e Aécio, de 17% para 23%. No Nordeste, Dilma aparece com 48%. ibope região arte

Escolaridade
Dilma tem 43% das intenções de voto entre os eleitores com formação de 5ª a 8ª série, e 51% até a 4ª série. Marina tem 37% entre eleitores com ensino superior. Aécio passou de 14% para 19% entre os com 
ensino médio.ibope escolaridade arte


Faixa etária
Entre eleitores de 16 a 24 anos, Aécio passou de 15% para 20%, enquanto Marina foi de 37% para 34% e Dilma, de 33% para 30%. Dilma tem 40% entre eleitores de 45 a 54 anos.arte faixa etária ibope



A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00657/2014.

* Mesmo atrás no Ibope, Wilma diz estar confiante que ganhará a eleição para o Senado.

No mesmo dia em que apareceu na pesquisa do Ibope seis pontos percentuais atrás da principal adversária, Fátima Bezerra (PT), na disputa pelo Senado Federal, Wilma de Faria (PSB), colocou no ar um programa eleitoral, para muitos, emocionante. Nele, a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal chorou e defendeu o filho, Lauro Maia, condenado por corrupção durante o governo dela.

Contudo, não foi só. Em cerca de 4 minutos de discurso gravado em uma das reuniões com “as amigas de Wilma”, realizadas no final de agosto, a candidata ao Senado pelo PSB prometeu trabalhar pelas melhorias na saúde, educação e segurança do País e, claro, do Rio Grande do Norte.  “Vou ganhar essa eleição. Eu quero ser a senadora do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora, com uma voz já mais firme.

* O desejo velado pela derrota de Henrique.

Faltando menos de 20 dias para a eleição de outubro, o bloco liderando pelo candidato que não logrou êxito nas últimas eleições municipais, ainda se mantém na neutralidade, contudo é inegável e de fácil percepção o desejo velado de grande parte desse grupo na derrota de Henrique Alves.

Essa neutralidade só diminui o próprio grupo, pois com o término do pleito mudanças irão ocorrer na nossa urbe amada, ganhando ou perdendo João Maia.

A definição não muda mais esse quadro!

* Fátima Bezerra em Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó, Acari e Cruzeta, sem Robinson.

A deputada Fátima Bezerra, candidata ao Senado esteve nesta terça-feira (16), no Seridó. Fátima iniciou o percurso pela região no município de Carnaúba dos Dantas.  Ao lado da vice-prefeita Nana (PSD), dos vereadores aliados e do ex-prefeito Paulo Medeiros (PSD). Em Parelhas foi recebida pelo prefeito Francisco Medeiros (PT), e pelos vereadores.

E ao chegar em Jardim do Seridó, a candidata fez carreata com o prefeito, padre Jocimar Dantas (PMDB), com o vereador Joacir Dantas, e aliados. Em Acari, os vereadores Leó, Neném, Chico Dias, Albervânia e Zuil. Fátima finalizou em Cruzeta com o prefeito Nena (PMDB) e os vereadores.
fatima_serido_131
Sem o seu governador.

* Henrique e Wilma recebem apoio de lideranças e movimento sociais da Zona Oeste de Natal.

Os candidatos da coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), que disputam o governo e o Senado, receberam o apoio de centenas de lideranças e representantes de movimento sociais da Zona Oeste de Natal, durante encontro realizado na noite desta terça-feira (16) no Centro Pastoral da Cidade da Esperança.

Na ocasião, Henrique agradeceu a presença dos convidados e o apoio recebido deles na campanha. “Nas quatro regiões de Natal, as zonas norte e oeste são as regiões onde obtemos as maiores vitórias. Só tenho a agradecer o empenho de vocês”, afirmou Henrique.

Wilma de Faria destacou a importância da militância na reta final da campanha. “Vocês que estão aqui são lideranças que eu sempre respeitei, são pessoas interessadas no bem estar da população. Estamos vivendo um momento importante no país que é a campanha eleitoral. E o papel de vocês é muito importante”, disse.
image
Rumo a vitória.

* Ibope: Aprovação do Governo Dilma é de 48% contra 46% de desaprovação.

No levantamento feito pelo Ibope e divulgado ontem, onde ouviu com 3.010 eleitores, e mostrou também que a aprovação da maneira como Dilma está governando se manteve estável, em 48%. A desaprovação também não variou, ficando congelada no patamar de 46%.

A avaliação do governo teve leve piora, dentro da margem de erro. Os que avaliam o governo como ótimo ou bom oscilaram de 38% para 37%. Os que consideram regular se mantiveram estáveis, em 33%. As avaliações de ruim e péssimo também ficaram iguais, em 28%.
IBOPE-presidente

* Seta e Item registram mais pesquisas.

Os institutos Seta e Item registraram mais pesquisas no Rio Grande do Norte. O Seta contratado pelo Portal Nominuto, custou R$ 22 mil. A pesquisa vai ouvir 1.700 eleitores em todo Estado. Os dados começaram a serem coletados nesta terça-feira (16) e a pesquisa será concluída nesta quinta-feira (18). A margem de erro da Seta é de 3% para mais ou para menos.

Já o Item começa sua pesquisa nesta quarta-feira (17) e vai concluir os trabalhos na sexta-feira (19). Serão entrevistados 1.657 pessoas em todas as regiões do Estado. A pesquisa que custou R$ 25 mil foi contratada pelo Blog do Heitor Gregório, sendo paga com 50% do próprio instituto. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O Item vem mais completo. Além de Governo e Senado também sondará o eleitor para deputado federal e estadual.

* Gangorra da vida: Justiça bloqueia contas de Eike Batista.

Eike Batista já é tecnicamente réu de ação penal decorrente da denúncia oferecida semana passada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro contra o empresário, afirmou o juiz Flávio Roberto da Costa, titular da 3ª Vara Criminal da Justiça Federal. Ele expediu ainda medida cautelar para cumprir parcialmente o pedido de arresto dos bens de Eike e familiares requerida pela procuradoria no valor de até R$ 1,5 bilhão.

Pela decisão, serão bloqueadas apenas as contas em nome do criador do grupo X. Advogados do empresário estiveram ontem na Justiça Federal. E estão formalmente informados sobre o encaminhamento da denúncia e da medida cautelar. Eike Batista tem prazo de dez dias para apresentar sua defesa.
Eike
Já foi tido como o 7º homem mais rico do mundo!

* TSE libera candidatura de Cássio Cunha Lima na Paraíba.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou ontem (16) a candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo da Paraíba. O registro foi impugnado com a alegação de que o candidato está inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Em 2006, durante a campanha eleitoral, Cassio Cunha Lima foi cassado por ter distribuído cheques para eleitores por meio de um programa assistencial. Por causa da condenação, ele estaria inelegível por oito anos.

No entanto, a maioria dos ministros entendeu que o prazo expirou, porque começou a contar no primeiro turno das eleições de 2006, que ocorreu no dia 1º de outubro. Dessa forma, no próximo dia 5 de outubro, dia da votação, Cunha estará apto para concorrer. Em 2010, Cássio foi eleito para o Senado, mas só assumiu o cargo após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o Supremo entendeu que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições daquele ano.