domingo, 7 de dezembro de 2014

* TCE confirma que fiscalizará todos os concursos públicos promovidos no RN.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves, informou na última sessão plenária que o TCE vai fiscalizar de forma concomitante, a partir de agora, os concursos públicos realizados no Estado.

De acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Fiscalização de Admissão, que funciona junto a Diretoria de Atos de Pessoal do TCE, onze municípios já anunciaram que vão realizar concursos públicos.

Os processos seletivos simplificados também serão fiscalizados pelo Tribunal de Contas. A Diretoria de Atos de Pessoal já solicitou a abertura de cada processo específico, a fim de iniciar a fiscalização dos concursos já programados.

* Nota de pesar da Prefeitura de Caraúbas.

A Prefeitura de Caraúbas manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do senhor João Batista Duarte, 57 anos, conhecido popularmente por “João da Besta”. A fatalidade ocorreu na tarde deste sábado, dia 06.


“João da Besta” teve grandes laços de amizade com a administração do Prefeito Ademar Ferreira, sendo motorista dos transportes escolares dentro da gestão, conduzindo os veículos com muita responsabilidade e dedicação. A Administração Municipal e os colegas de trabalho se solidarizam com familiares e amigos pela grande tragédia, principalmente com sua esposa, Terezinha Gurgel, ex-secretária e servidora da educação municipal.

Diante de tal situação, resta-nos apenas estender à dor da família enlutada, rogar a DEUS que ilumine e guarde a alma deste homem de bem.

Ademar Ferreira da Silva
Prefeito Municipal de Caraúbas

*Educação na cota do PT.

Antes de embarcar ontem na folia do carnatal o governador eleito Robinson Faria esteve com a deputada federal e senadora eleita Fátima Bezerra no apartamento do seu filho e deputado federal Fábio Faria. Também estava o deputado estadual reeleito Fernando Mineiro.

Fecharam que a pasta da Educação será entregue ao Partido dos Trabalhadores.

* Autoridades do Banco do Vaticano são investigadas por apropriação indevida de dinheiro.

Segundo o UOL, a Justiça investiga duas autoridades do Banco do Vaticano e um advogado por apropriação indevida de dinheiro, informou neste sábado (5) o porta-voz do Vaticano. Segundo a imprensa italiana, os fatos remontam ao período 2001 a 2008, quando os suspeitos teriam desviado entre 50 e 60 milhões de euros na gestão da venda de 29 edifícios pelo banco.

O Banco do Vaticano, oficialmente conhecido como IOR (Instituto para Obras de Religião), disse que há alguns meses foram apresentadas acusações contra essas três pessoas e que recentemente foi anunciado o confisco de suas contas individuais. A imprensa italiana identificou os acusados como Angelo Caloia, ex-presidente do banco, Lelio Scaletti, ex-diretor-geral, e o advogado Gabriele Liuzzo. Embora o IOR não tenha dado detalhes sobre caso “dada a investigação judicial em curso”, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse aos veículos de comunicação italianos que os três são suspeitos de apropriação indevida de dinheiro.

* Governadores eleitos do Nordeste se reunirão na terça-feira para discutir “pauta regional”

Os governadores eleitos do Nordeste estarão reunidos na próxima terça-feira, em João Pessoa, para discutirem uma pauta regional. A transposição do rio São Francisco e as obras de infraestrutura logística estão entre os assuntos a serem abordados pelos governadores.

“Vamos dialogar com os novos governadores sobra a construção de uma agenda positiva com temas convergentes. Pretendemos criar um ambiente para discutir o presente e futuro da região, mas numa perspectiva integradora com o País”, disse o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

* Mais de 96% dos Municípios devem encerrar o ano com pendências no Cauc, aponta a CNM.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) constatou que 5.368 prefeituras vão encerrar o ano com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc). Este número corresponde a 96,4% do total de 5.570 Municípios brasileiros. A lista leva em consideração aqueles que estão com alguma restrição no Cauc até o mês de novembro deste ano.

Em comparação com 2013, houve um aumento de 81%, pois em novembro passado apenas 2.965 estavam com pendências neste cadastro. No caso de cinco Estados – Acre, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – 100% dos Municípios estão presentes na listagem do Cauc. Todos os demais Estados passam de 90%.

A média, calculada de janeiro de 2013 a novembro deste ano, mostra 3.854 Municípios com alguma restrição no Cauc. Estar listado neste cadastro impede que os entes municipais recebam transferências voluntárias da União. Para estar apto, o ente deve comprovar a regularidade junto ao Cadastro Único de Convênios.

* Robinson Faria definirá secretariado até dia 23.

A escolha do primeiro escalão do Governo Robinson Faria deve ocorrer até o próximo dia 23 e para acelerar a composição, uma nova reunião entre a comissão política do PT com o governador está agendada para esta segunda-feira. O encontro deverá ocorrer na sede do PSD. “Deflagramos este processo para definir os espaços e o governador reconhece o protagonismo do PSD e do PT nas eleições, que nos rendeu bons resultados. Reiteramos esta parceria no Governo”, disse Fátima Bezerra à Tribuna do Norte.

A senadora eleita preferiu não comentar em quais as áreas o partido deverá ter as vagas. E disse a nova gestão chega ciente dos desafios que serão enfrentados, sobretudo com a situação financeira das contas do Estado, além de dívidas que deverão ser herdadas a partir de janeiro de 2015. “Não será um ano fácil, mas não vamos trabalhar olhando o retrovisor. E teremos o apoio do Planalto, com a presidenta Dilma, e com a bancada potiguar unida”, disse. A direção nacional do PT, segundo ela, também já sinalizou a pretensão estreitar relações com o futuro governador, afirmou a petista.
robinson fatima mossoro
Aliança administrativa.

* Deputado defendeu que PMDB seja oposição a Robinson.

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) participou da inauguração da Câmara Municipal de Parelhas, ontem (05). Durante sua passagem pelo Seridó, o parlamentar defendeu que a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa permaneça na oposição ao futuro governador do estado, Robinson Faria (PSD).

“Oposição vigilante, fiscalizando, de forma propositiva, colaborando com aquilo que estiver ao nosso alcance, e cobrando as propostas e projetos e as promessas que foram feitas pelo governador eleito”, comentou Hermano.