sábado, 14 de fevereiro de 2015

* TCU vai fiscalizar balanço da Petrobras.

O Tribunal de Contas da União vai fiscalizar a elaboração, pela nova cúpula da Petrobras, de balanço com o cálculo das perdas provocadas pelo esquema de corrupção na estatal. A abertura de uma auditoria foi aprovada na quarta-feira.

Carta apresentada em reunião do Conselho de Administração da estatal, em 27 de janeiro, indicou a necessidade de baixa de R$ 88,6 bilhões nos ativos da empresa. A divulgação do número desagradou ao Planalto e foi considerada um dos motivos da demissão da ex-presidente Graça Foster e de cinco diretores. O número não foi incluído no demonstrativo referente ao terceiro trimestre de 2014.

* Papa alerta cardeais para perigos da inveja e do orgulho e pede senso de justiça.

O papa Francisco pediu hoje (14) aos novos cardeais da Igreja Católica que tenham “forte sentido de justiça” e que pratiquem a caridade, alertando para os perigos da inveja e do orgulho. Para Francisco, os cardeais devem ter “forte sentido de justiça, de modo a não aceitar nenhuma injustiça”. Ele falou durante a cerimônia de hoje, em que são investidos 20 novos cardeais (15 eleitores e cinco não eleitores).

O papa avisou aos novos cardeais que a caridade tem de pautar o seu trabalho. Segundo Francisco, a caridade significa ser magnânimo e benevolente: “A magnanimidade é, em certo sentido, sinônimo de catolicidade. É saber amar sem limites mas, ao mesmo tempo, com fidelidade nas situações particulares e com gestos concretos”. Ele advertiu que os cardeais não estão imunes à tentação da inveja e do orgulho. Francisco alertou ainda os cardeais para o perigo da raiva, considerando que é desculpável uma irritação momentânea, mas não o rancor.
papa deus
Papa Francisco.

* Corpo de potiguar morto na explosão em navio chega neste sábado ao RN.

O G1/RN destacou que o corpo do técnico de segurança Luiz Cláudio Nogueira, morto na explosão na casa de bombas do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, que presta serviços para a Petrobras, chega neste sábado (14) a Mossoró. De acordo com Liduína Leonardo, prima de Luiz, a previsão é que o corpo chegue no início da noite à cidade e siga direto para velório. O enterro está marcado para as 9h deste domingo (15), no cemitério de São Sebastião, no centro de Mossoró.

“Ainda estamos em estado de choque. Ele era o caçula de 10 irmãos. A dor é ainda maior quando lembramos que ele havia casado meses atrás e que deixa uma filhinha de um ano”, falou Liduína. Segundo ela, o corpo de Luiz Cláudio Nogueira será levado de Vitória (ES) para Fortaleza (CE) de avião, e da capital cearense segue de carro até Mossoró. Luiz Cláudio atualmente morava em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

* Walter Alves vai defender a redução da maioridade penal para 16 anos.

Um dos temas recorrentes na Câmara dos Deputados no quesito segurança é a discussão em torno da revisão da maioridade penal. O deputado federal Walter Alves (PMDB) adiantou que vai utilizar o mandato para lutar pela redução para crimes violentos ou para aqueles praticados por reincidentes.

O parlamentar lembrou que um dos agentes facilitadores da reincidência no crime é a impunidade e que muitas vezes o adolescente infrator pratica crimes violentos como assassinatos, latrocínios [roubo seguido de morte] e estupros e termina sendo beneficiado por uma lei mais branda.

“Um dos temas que vamos trabalhar na Câmara é a redução da maioridade penal. Precisamos rever alguns conceitos e garantir uma maior punição a crimes mais graves, principalmente para esses jovens entre 16 e 18 anos que praticam crimes como adultos. Esse tema ainda precisa ser discutido e vamos defender essa bandeira. Se a sociedade mudou, as leis também precisam de mudanças”, pontuou em entrevista ao Jornal de Hoje.
walter caico
Walter Alves.