quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

* Estado Islâmico sequestrou 200 cristãos assírios nos últimos três dias.

A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou hoje (26) que o grupo extremista Estado Islâmico sequestrou 200 cristãos assírios, na Síria, nos últimos três dias.
“Pelo menos 200 assírios foram sequestrados em 11 aldeias pelo grupo nos últimos três dias”, na província de Hassaké (Nordeste), que faz fronteira com a Turquia e o Iraque, indicou a ONG, com sede em Londres. Na terça-feira (24), a organização anunciou o sequestro de 90 assírios.

O diretor da Rede Assíria dos Direitos Humanos, Usama Edward, com sede na Suécia, disse nessa quarta-feira (25) que cerca de mil famílias (aproximadamente 5 mil pessoas) tinham abandonado as suas casas no Nordeste sírio desde segunda-feira para se refugiar em localidades de Hassaké e Qamichli.

Edward observou que entre 70 e 100 cristãos assírios, “a maioria mulheres, crianças e idosos”, foram sequestrados. Segundo a OSDH, estão sendo mantidas negociações, por meio de mediadores de tribos árabes e um responsável da comunidade assíria, para conseguir a libertação dos reféns.

De acordo com a ONG, o Estado Islâmico controla agora dez aldeias cristãs da região de Tall Tamer, que estão sendo abandonadas em massa pelos moradores.

Cerca de 30 mil assírios, uma das mais antigas comunidades cristãs, viviam na Síria, sobretudo na zona de Hassaké, antes do início da guerra civil em 15 de março de 2011.
Agência Brasil

* Governo do estado paga servidores nesta quinta e sexta.

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, começa o pagamento da folha dos servidores estaduais hoje (26), quando recebem inativos e pensionistas, que terão prioridade. Os demais servidores receberão nesta sexta-feira (27). O pagamento da folha em dia, dentro do mês trabalhado, é um compromisso assumido e cumprido pelo governador Robinson Faria.

“Pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, não é uma tarefa simples fechar a folha de pagamento. Mas estamos unindo esforços para honrar o pagamento do salário de cada um dos servidores que prestam um serviço tão valoroso ao Rio Grande do Norte”, comentou o chefe do Executivo.

* Câmara aprova projeto que dificulta fusão de partidos.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 23/15, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que admite a fusão de partidos políticos somente após cinco anos da obtenção do registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Aprovado na forma do substitutivo do deputado Sandro Alex (PPS-PR), o projeto proíbe ainda que as mudanças de filiação partidária ligadas à fusão de partidos sejam consideradas para efeito do cálculo para a distribuição de recursos do Fundo Partidário. Isso já é proibido atualmente em relação às migrações de parlamentares para os partidos recém-criados.

Igual restrição é imposta pelo texto para o tempo gratuito de propaganda no rádio e na TV, cuja divisão também não poderá levar em conta as mudanças de filiação para partidos resultantes de uma fusão. Nesses dois casos, prevalecerá o número de votos obtidos nas últimas eleições gerais para a Câmara dos Deputados, exceto quanto ao tempo de propaganda, cuja maior parte (dois terços) é proporcional ao número de representantes na Câmara.

* Eita: ‘Financial Times’ elenca motivos para impeachment de Dilma,

Um artigo publicado no site do jornal britânico “Financial Times” nesta quarta-feira (25) aponta dez motivos para acreditar que a presidente Dilma Rousseff pode não conseguir terminar seu segundo mandato.

Assinado pelo editor-adjunto de mercados emergentes da publicação, Jonathan Wheatley –que foi correspondente do jornal no Brasil entre 2005 e 2011–, o texto menciona entre as razões a perda de apoio da presidente no Congresso Nacional e o escândalo da Petrobras.

Segundo Wheatley, até mesmo alguns petistas se voltaram contra a presidente.”Alguns membros [do partido] a veem [Dilma] como uma intrusa oportunista”, escreve. Dilma só se filiou ao PT em 2001, após começar sua carreira partidária no PDT de Lionel Brizola. A maioria dos motivos mencionados no texto são de ordem econômica –como a “queda na confiança do consumidor”, o “aumento da inflação”, o “aumento do desemprego”, a “queda na confiança do investidor”, o “deficit orçamentário” e “problemas econômicos em geral”. O artigo menciona ainda “falta de água” e “possíveis apagões elétricos” entre as eventuais razões para um afastamento da presidente.
Financial-Times-FT-Dilma-Reeleicao-copy
Isso não é bom.

* Quadrilha invade prefeitura, rende vigias e explode caixa de banco no RN.

Um caixa eletrônico do banco Bradesco foi explodido na madrugada desta quinta-feira (26) no município de Serrinha, a 89 quilômetros de Natal. Segundo a Polícia Militar, não há informações sobre os criminosos nem da quantia levada.

Em contato com o G1, o tenente Alcino Leonardo, do 8º Batalhão da PM, revelou que o prédio da prefeitura da cidade, que fica a aproximadamente 50 metros da agência, chegou a ser invadido e os vigilantes rendidos. “Acreditamos que eles fizeram isso para evitar qualquer reação dos guardas”, afirmou.

Ainda de acordo com o oficial, os assaltantes fugiram em um carro de cor branca. “A explosão aconteceu por volta das 3h. No local, foram encontrados cápsulas de pistola 9 milímetros (armamento de uso restrito), fuzil calibre 762 e de espingarda calibre 12″, acrescentou. Ainda de acordo com o oficial, a quadrilha usou grampos de ferro para obstruir a estrada que liga Santo Antônio a Serrinha, dificultando que a polícia partisse em perseguição.

* PMC em ação nas estradas rurais...

Desde a última semana, as estradas que ligam o perímetro urbano do município de Caraúbas às comunidades de “Mirandas” e do “Santo Antônio”, recebem reparos para enfrentarem melhor o período de chuvas, que devem acontecer até os próximos meses do ano.

Na última terça-feira (24), a estrada que liga à comunidade do Santo Antônio finalizou seus reparos, melhoria que deve facilitará vida diária da população local, trabalho que teve início no último fim de semana.

Anteriormente, na última sexta-feira (20), as máquinas haviam concluído o trabalho no despejo de material e planando a estrada da região de Mirandas, onde já haviam sido feitos alguns quilômetros, e desta vez foi concluída como um todo o principal acesso entre a cidade e a comunidade.

Segundo o Prefeito Ademar Ferreira, regiões da várzea, cachoeira entre outras ainda poderão ser feitas nos próximos dias, tudo dependerá da demanda que abrangem o trabalho das máquinas da municipalidade.
Máquinas em serviço...
Estradas vicinais recuperadas.
ACPMC.