sábado, 21 de março de 2015

* Justiça aceita denúncia contra cartel de trens em São Paulo.

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo e iniciou uma nova ação contra 11 empresas acusadas de formar um cartel para obter contratos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Este é o segundo processo aberto pela Justiça neste ano por causa do cartel -no primeiro, de janeiro, 15 empresas foram acionadas.

A nova ação diz respeito a contratos de 2000 a 2007, período em que o estado foi governado pelos tucanos Mário Covas, Geraldo Alckmin, e José Serra, além de Claudio Lembo, à época no PFL.
A decisão é do juiz Marcos Pimentel Tamassia. A CPTM também vai responder ao processo. Os promotores analisaram três contratos para a manutenção preventiva de trens da companhia. De acordo com a investigação, as multinacionais se uniram para fraudar licitações.

O MP diz que o esquema era simples. Quando a licitação era lançada, as empresas negociavam entre elas qual o consórcio ou empresa venceria a disputa. E, para isso, os demais competidores se comprometiam a apresentar propostas com preços maiores. Ao todo, 30 executivos de empresas suspeitas foram denunciados em ações diferentes.

A Promotoria pede nesta ação que os escritórios de todas as empresas envolvidas sejam fechados no Brasil porque elas não agiam de boa-fé na execução dos contratos. O MP também quer que as empresas paguem uma indenização de quase R$ 2,5 bilhões ao Estado.
TREM na mira.

* Marido é suspeito de decapitar mulher após pegar conversa no WhatsApp em PE.

Um homem identificado como Renato Guilherme da Silva é suspeito de ter assassinado a mulher, Patrícia Pereira da Silva, de 20 anos, após pegar conversas dela com outro homem no aplicativo WhatsApp. O crime aconteceu na quinta-feira (19), na cidade de Angelim, agreste de Pernambuco. 

A vítima foi decapitada. O suspeito foi até a casa dos pais confessar o crime e depois fugiu. Segundo a Polícia Militar, os parentes relataram que o rapaz tinha um comportamento constante de agressividade por conta de ciúmes. 

A PM informou que faz buscas para prender o suspeito.
Jovem que foi decapitada.

* Tragédia em Messias Targino...

Na manhã deste sábado, 21/03, foi registrada uma grande tragédia envolvendo duas mortes no município de Messias Targino/RN.

De acordo com as informações, a pessoa conhecido como Mazinho passou mal dentro de um cacimbão com a fumaça de um motor, com isso, seu companheiro por nome de Marcondes viu o estado de seu amigo e entrou para socorrê-lo, mais infelizmente, acabou morrendo também.

O proprietário do sitio, vereador Pompeu Jales quase morre também, presenciando os dois mortos dentro do cacimbão.

Populares retiraram os dois homens de dentro do cacimbão na tentativa de salva-los, mais os dois já estavam mortos.
Homem já morto...
 Tragédia.
Fonte: CG na Mídia.

* Confira: Homem é torturado, enterrado vivo e conseguiu fugir da morte.

Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no último dia  (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.

De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.

O pedreiro, que está sob proteção policial, pode ter passado cerca de duas horas sob tortura, segundo policiais. Ele sofreu enforcamento e foi enterrado com a cabeça para fora, até que desmaiou. Os suspeitos, segundo o major Teófilo, acharam que o homem estava morto e foram embora. “Ele conseguiu sair sozinho, em uma cova até o pescoço. E ainda conseguiu pedir ajuda na cidade”, conta. A PM faz buscas para tentar prender os suspeitos.

Homem que saiu vivo da cova.
G1/CE.

* Marta Suplicy: quero deixar o PT o mais rápido possível.

Em sua festa de aniversário de 70 anos, na noite desta sexta-feira, 20, a senadora paulista Marta Suplicy confirmou ao Estado que vai deixar o PT e se filiar ao PSB. Indagada pela reportagem sobre a data do anúncio oficial da mudança, ela respondeu, enquanto se despedia da cúpula da legenda que foi à festa: “Vai ser no momento que eles acharem que tem de ser”. Segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, já está tudo certo na legenda para receber Marta e a filiação deve ocorrer o mais rápido possível. “Pra gente, quando antes melhor”.

* Eduardo Cunha diz que Cid é “desqualificado”

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chamou o ex-ministro da Educação Cid Gomes (Pros) de “desqualificado” ao chegar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta sexta-feira, 20. Cid deixou o Ministério na quarta-feira, 18, após audiência na Câmara dos Deputados em que reiterou acusação de que há “achacadores” na Casa, fazendo referência direta, na ocasião, a Cunha.

De acordo com o portal de notícias do Paraná, Bonde News, o peemedebista disse que Cid teve o “destino que queria ter” com a demissão. “A Câmara o está processando. E eu não vou bater boca com aquele que se acha inimputável. Ele se acha um indígena. Então efetivamente ali é um caso de processo judicial”, ressaltou Cunha a jornalistas na Alep.
cunhael
Cunha.

* Reunião discutiu educação caraubense junto os governo do estado do RN.

Em visita a cidade de Caraúbas, a subsecretária de educação do estado do rio grande do norte, Socorro Batista foi recebida por Robenildo de Lima, Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto. O diálogo aconteceu na sede da Prefeitura Municipal, na tarde da última sexta-feira (20), contando com a presença da Diretora Regional de Educação e da Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas, respectivamente, Mara Duarte e Herculana Neta, juntamente com outros componentes das entidades e demais profissionais da educação.

Robenildo de Lima apresentou reivindicação pela a manutenção do transporte escolar de alunos da rede estadual que moram na zona rural e diariamente se deslocam até a cidade para estudar nas escolas de ensino médio. Os alunos são transportados diariamente pela prefeitura municipal que atualmente arca com todas as despesas de locomoção.

Foi aberto o diálogo sobre a acessibilidade ao ensino de Distorção por Idade Certa, conhecido como Educação para Jovens e Adultos (EJA), na sua contemplação diante a demanda das comunidades rurais. A oferta do ensino médio à zona rural também foi levantada, segundo o secretário municipal a região da “várzea” poderia ser beneficiada com a reabertura dos serviços, tendo em vista a demanda e a estrutura existente.

A subsecretária Socorro Batista, mencionou que a problemática do transporte escolar é uma realidade não somente de Caraúbas, mas as maiorias das cidades do Rio Grande do Norte passam por dificuldades que abrangem desde a obrigação pública municipal, que é o ensino infantil e Fundamental, aos outros ensinos, de nível médio, técnico e superior. Através da DIRED, a secretária mostrou que o governo tentará solucionar o caso em breve.

Em relação ao ensino médio nas comunidades rurais, a subsecretária diz “Não ver dificuldade, porém precisa de um levantamento para ser analisada a demanda e a estrutura disponível, é preciso ver também o interesse da comunidade”, aspectos fundamentais para a abertura de um novo serviço de ensino.

“A prefeitura municipal vem fazendo esforços constantes para levar os alunos até suas escolas, fazendo manutenção de ônibus, sempre deixando as estradas em condições de fácil trajeto, contratando até serviços terceirizados para atender a demanda de alunos que cresce a cada dia”, disse o secretário de educação, Robenildo.
Presentes na reunião.
ACPMC.

* Confira as novas nomeações do governo do RN.

O Diário Oficial do Estado, edição de hoje (21), traz a nomeação dos novos cargos comissionados para o ITEP, Segurança Pública e um para Secretaria de Administração.

IZABEL CHRISTINA MESSIAS DANTAS para exercer o cargo de provimento em comissão de Subcoordenador de Gestão do Acesso e Uso da Internet, da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

FRANCISCO EDIBERTO RODRIGUES DE MEDEIROS para exercer o cargo de provimento em comissão de Subcoordenador da Unidade Regional de Mossoró/RN, do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

JOSEBIAS FERREIRA NASCIMENTO JUNIOR para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador de Identificação, do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

IVENIO DO ESPÍRITO SANTO HERMES JÚNIOR para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador de Informática e Estatística, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

* Xiiii: “A classe política não tem moral para fazer essa reforma”, diz juiz.

Com um posicionamento cético sobre essa postura do PMDB, o juiz Herval Sampaio ressalta que não acredita que possa haver qualquer mudança real na forma de se fazer política atual, uma vez que isso interferiria na continuidade dos mandatos de muitos dos que estão lá hoje. “Estamos nesse movimento, nessa Coalizão Democrática, porque entendamos que os políticos não vão fazer reformas reais. A classe política não tem moral para fazer a reforma política. Eles não querem reformar e sim se manter no poder”, acrescenta.

Esse posicionamento não é por acaso. Herval Sampaio sabe, com a experiência de um juiz que passou anos na Justiça Eleitoral (foi aquele magistrado responsável por cassar a ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, e tornar a ex-governadora Rosalba Ciarlini inelegível), que o sistema atual é fundamental para garantir o projeto de muitos políticos. A continuidade deles no poder, se aproveitando de questões legais para fazer acertos ilegais.
hervalJH
Juiz  Herval.