sábado, 4 de abril de 2015

* Fidel Castro faz primeira aparição pública em mais de um ano.

O ex-presidente cubano Fidel Castro, 88 anos, fez na segunda-feira (30) sua primeira aparição pública em mais de um ano e estava "cheio de vitalidade", de acordo com informações da imprensa oficial publicadas neste sábado (04). Na ocasião, ele se encontrou com uma delegação venezuelana.

Foi sua primeira aparição fora de sua casa desde que, em dezembro, Cuba concordou em normalizar suas relações com os Estados Unidos, tradicional adversário de Fidel.

A imprensa oficial mostrou imagens de Fidel sentado e cumprimentando os venezuelanos pela janela de seu carro, usando um boné de beisebol e um blusão.

Não houve explicações sobre o porquê de as imagens terem sido divulgadas apenas cinco dias após o acontecimento.
Fidel Castro cumprimentou delegação venezuelana durante encontro realizado na última segunda-feira (30).  (Foto: REUTERS/Estudios Revolucion/Cubadebate) l
Fidel Castro cumprimentou delegação venezuelana durante encontro realizado na última segunda-feira (30).

* Obras da transposição do São Francisco acham 1,6 mil vestígios arqueológicos na PB.

As escavações das obras de transposição do Rio São Francisco encontraram 1.594 vestígios arqueológicos, entre louças, cerâmica, vidro, madeira e metais, somente na área da Paraíba. Na área de escavação no oeste do estado, conforme o Ministério da Integração Nacional, foram identificados 48 sítios arqueológicos.

De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, a maioria dos vestígios encontrados é de materiais culturais das populações que viveram nesses sítios arqueológicos em períodos históricos e também no período pré-histórico. Desses períodos mais antigos são destacados vestígios líticos (instrumentos feitos de pedra), cerâmicos e registros rupestres.

Segundo o Portal Correio, os achados arqueológicos foram levados para o Museu do Homem Americano, localizado no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde serão estudados em laboratórios e analisados para a composição de relatórios. O Ministério da Integração Nacional informou também que esses vestígios arqueológicos ficarão à disposição da Pasta e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

PB tem 1,6 mil vestígios arqueológicos
Arqueólogos. 

* Tragédia: Jovem se recusa a colocar música para tocar em carro e é morto a tiros na PB.

O jovem Marcelo de Lucena Farias, 27 anos, foi assassinado na tarde desta Sexta-feira Santa (03), em um bar da zona rural da cidade de Paulista, no Sertão do estado a 396 km de João Pessoa. Segundo o capitão Lima, comandante da PM da cidade, a vítima foi morta por causa de uma música. A informação foi divulgada no programa Cidade Alerta Paraíba, TV Correio HD.

O capitão explicou que Marcelo estava em um bar ouvindo uma música no carro dele quando José Justino Santos Filho, 37 anos, chegou pedindo para o rapaz colocar um CD porque gostaria de ouvir outra música. “Marcelo não aceitou colocar a música que José Justino gostaria ouvir e terminou sendo assassinado. A vítima foi baleada na barriga e tórax. Marcelo ainda foi socorrido para o pronto socorro da cidade, mas morreu quando recebia atendimento médico”, falou o capitão.

José Justino foi detido pela população que o encontrou a Polícia Militar. O acusado estava com um revólver calibre 38 que teria sido usado no crime. Ele foi autuado pelo homicídio na Delegacia de São Bento e foi transferido para o presídio de Catolé do Rocha, na mesma região.
marceloPB
Marcelo.

* Dentista Jarbas Mariano assume comando do Hospital Tarcísio Maia.

César Santos informa em seu Blog que foi definida a nova diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), principal unidade de saúde pública de Mossoró e região. O cirurgião dentista Jarbas Miguel Fernandes Mariano assumirá o cargo de diretor-geral. O clínico geral Liginey Lino de Oliveira será o diretor-médico. Fernando Bezerra comandará a direção técnica.

Eles substituirão, respectivamente, os demissionários Haroldo Duarte, Walter Júnior e Elton Carlos Leonardo Nogueira. As exonerações de Haroldo, Walter e Elton foram publicadas na edição do último dia (02) do Diário Oficial do Estado. As nomeações dos novos dirigentes serão publicadas na próxima edição do DOE. A nova diretoria do Tarcísio Maia, assim como anterior, foi indicada pelo prefeito Silveira Júnior (PSD), que já tem a mãe, Lúcia Bessa, no cargo de diretora administrativa-financeira.

* Prefeitura de Alexandria está sendo investigada pelo ministério público.

A Prefeitura de Alexandria gastou R$ 630 mil com “serviços mecânicos de propriedade da municipalidade”. O caso é alvo agora de investigação do Ministério Público. O promotor  Sidharta John Batista da Silva quer apurar a “regularidade e razoabilidade dos gastos realizados pelo Município de Alexandria/RN com a manutenção dos veículos de sua propriedade”.

As primeiras diligências foram solicitando a Prefeitura de Alexandria solicitando documentações sobre o caso. O pagamento dos R$ 630 mil foram feitos a empresa Anton Berg de Paiva Souza.
Política em Foco.

* Eraldo Paiva diz que não está sendo investigado pela operação Lava Jato.

Em relação a serie de publicações no blogue de Robson Pires, o presidente do PT/RN, vereador Eraldo Paiva, encaminhou a seguinte nota de esclarecimento sobre suposto envolvimento com doações irregulares de campanha:

1. Não estou sendo investigado pela Operação Lava Jato.

2. O documento a que o blogueiro se refere, nada tem a ver com a referida investigação criminal que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal). O documento em questão é um relatório técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a prestação de contas da campanha de 2014, do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

3. Todas as doações de campanha que recebi para minha candidatura a deputado federal em 2014 foram feitas de forma legal transparente, devidamente declarada e registrada em minha prestação de contas à justiça eleitoral, estando disponíveis a quem queira acessá-las.

Atenciosamente,
Eraldo Daniel Paiva
Presidente do PT/RN e vereador de São Gonçalo do Amarante