terça-feira, 21 de abril de 2015

* Prefeita Ligia Félix de Janduís será homenageada em evento em Natal.

A Prefeita Municipal da cidade de Janduís, Ligia Félix, será uma das homenageadas do evento que tem o título principal, Mulheres na Política Potiguar 2015.

O evento terá o lançamento do cartaz “Homenagem as Mulheres Potiguares com Mandato” e será realizado nesta sexta-feira, 24/04, as 09:30 da manhã, na Assembleia Legislativa, na Praça 7 de Setembro, na capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal.

Várias autoridades como a Senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Fundação Milton Campos e outras participaram do evento.

 Prefeita Lígia Felix.
O EM JANDUÍS/RN A prefeita do município de Janduís/RN, LÍGIA DE SOUSA FÉLIX (PSDB), demorou mas procurou a imprensa, para descrever a atual situação em que encontrou a Prefeitura, e diz que vai decretar estado de Emergência Administrativa, pois a mesma já encontra barreiras na Casa Legislativa, onde atuava como vereadora nos pleitos anteriores, contando que neste pleito ela tem a minoria de vereadores na Casa. A prefeifazer site
O EM JANDUÍS/RN A prefeita do município de Janduís/RN, LÍGIA DE SOUSA FÉLIX (PSDB), demorou mas procurou a imprensa, para descrever a atual situação em que encontrou a Prefeitura, e diz que vai decretar estado de Emergência Administrativa, pois a mesma já encontra barreiras na Casa Legislativa, onde atuava como vereadora nos pleitos anteriores, contando que neste pleito ela tem a minoria de vereadores na Casa. A prefeifazer site
O EM JANDUÍS/RN A prefeita do município de Janduís/RN, LÍGIA DE SOUSA FÉLIX (PSDB), demorou mas procurou a imprensa, para descrever a atual situação em que encontrou a Prefeitura, e diz que vai decretar estado de Emergência Administrativa, pois a mesma já encontra barreiras na Casa Legislativa, onde atuava como vereadora nos pleitos anteriores, contando que neste pleito ela tem a minoria de vereadores na Casa. A prefeifazer site
Prefeita em Alta.
CG na Mídia.

* Bola de fogo é vista em cidades do RN, inclusive em Caraúbas.

O assunto já é destaque nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação. trata-se de um facho de luz ou uma possível bola de fogo que teria sido vista ontem (20), por populares no céu de alguns municípios do RN.

O destaque se dar devido os relatos de pessoas de diversos municípios do RN, inclusive no município de Caraúbas.

Até momento não existe nenhum pronunciamento oficial do fato, só o boca a boca.

É aguardar!
Eita lê lê.

* Líder do Estado Islâmico foi ferido em ataque aéreo no Iraque.

Abu Bakr al-Baghdadi, auto-nomeado "califa" do Estado Islâmico, foi gravemente ferido em um ataque aéreo no norte do Iraque. A informação é do jornal britânico The Guardian, que confirmou a história com duas fontes de inteligência que operam no país. O Pentágono não confirma nem desmente a notícia.
 

Segundo a reportagem do Guardian, a coalizão envolvendo o Iraque, milícias xiitas, os Estados Unidos e países do Golfo fez ataques aéreos no norte do Iraque em março. Um desses ataques, que aconteceu no dia 18 de março em Al-Baaj, norte de Mossul, atingiu um comboio na estrada. A coalizão não sabia, mas Baghdadi estava em um dos carros do comboio. Três pessoas morreram no ataque e o líder do Estado Islâmico ficou gravemente ferido.
ATROCIDADE Baghdadi, num sermão em julho, no Iraque. Seu grupo usa crucificações e estupros como armas de terror (Foto: AP)
Ferido.

* 21 de abril: Por que comemoramos o dia de Tiradentes?

Antes de 1822, o Brasil não era considerado um país independente. Era apenas um território que pertencia a Portugal. Sendo assim, tudo que era produzido pela colônia, como era chamado, tinha que ser enviado para lá. Os impostos pagos pela população do Brasil pelos produtos consumidos eram muito altos. Com isso, o povo vivia oprimido. Nesse contexto, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746.

Ele desempenhou várias funções como tropeiro, minerador, fez parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais e até dentista ele foi, profissão esta que lhe rendeu o nome de Tiradentes.
Tiradentes 
Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele queria que a nossa pátria fosse livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação. Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.

O objetivo era fazer, no chamado dia da “derrama” (em que eram cobrados da população os impostos atrasados), um protesto, alertando as pessoas sobre o plano de libertação e em seguida prendessem o governador Visconde de Barbacena. Mas o plano não deu certo. Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.

Trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: "Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal".

* Imposto de Renda: prazo para a entrega da declaração termina em dez dias.

Quais os seus planos para os feriados de Tiradentes e São Jorge? Caso a declaração do Imposto de Renda ainda não tenha sido entregue, é melhor incluir na programação o acerto das contas com a Receita Federal, já que faltam dez dias para o fim do prazo, em 30 de abril.

Das 27,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2015 (ano base 2014) que o Fisco espera receber, 12,3 milhões haviam sido entregues até as 17 horas da última sexta-feira.

* Tragédia em Santa Catarina deixa dois mortos e 120 feridos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira que um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira. Duas pessoas morreram e 120 pessoas ficaram feridas – três em estado grave, que estão internados em hospitais de cidades vizinhas. Segundo informações do governo do estado, o tornado atingiu 500 casas em sete bairros do município.

Estima-se que o tornado, na escala de classificação que vai de zero a cinco, tenha sido de nível dois. Os ventos podem ter ultrapassado a velocidade de 200 km/h às 15 horas, horário do fenômeno. O tornado é uma coluna giratória e violenta de ar entre a nuvem e o solo. Segundo o Inmet, é a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos.

Um dos mortos é um homem, que ficou abraçado aos filhos tentando protegê-los dos escombros. Uma das crianças, um menino de 4 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Chapecó. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 20 pessoas foram encaminhadas com ferimentos aos hospitais da região, com ferimentos que vão de cortes a amputações.

Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento do número de afetados, desabrigados e ou desalojados. Durante o temporal isolado, cinco torres de energia, que suportariam ventos de até 200 km/h, foram arrancadas do solo e 200 mil casas estão sem energia elétrica.

Segundo o coordenador regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Um ginásio de esportes desabou. O município ainda sofre com problemas no abastecimento de água e sinal de telefonia. Os sistemas devem ser restabelecidos ainda nesta terça-feira. As famílias que tiveram as casas destruídas passaram a noite em abrigos da cidade.
sc
Tornado avassalador.

* Atenção: Eleitores em situação irregular terão título cancelado após 4 de maio.

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições terão o título cancelado se não comparecerem ao cartório eleitoral até 4 de maio. Para realizar o procedimento, é necessário levar documento oficial com foto.

Para verificar se o título está passível de cancelamento, o interessado deve acessar o site. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

TÍTULO 3
Eleitores atenção.

* Militares serão promovidos até o dia 22 de maio com efeito retroativo.

A secretária chefe da Casa Civil do Governo do Estado do RN, Tatiana Mendes Cunha, e a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, com os Comandantes da Polícia Militar, Coronel Ângelo Dantas, e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Otto Ricardo Saraiva, e com os representantes das associações dos militares estaduais para debater o processo de acessão profissional, garantida legalmente à categoria, no segundo semestre de 2014, por meio da Lei de Promoção de Praças.

Durante o encontro, ficou acertado o prazo de 30 dias, a contar a partir desta terça-feira (21), para que o Poder Executivo Estadual e os Comandos das Corporações efetivem as promoções previstas na LPP com base no nas recomendações do Ministério Público (MPRN) e do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN).

Conforme acordado entre os participantes na reunião, o Governo se comprometeu a apresentar, na próxima segunda-feira (27), o quantitativo exato de militares estaduais e suas respectivas graduações, a serem beneficiados com a promoção, que ocorrerá até o dia 22 de maio, com efeito retroativo a partir do dia determinado em lei.
GOVERNO DO RN REUNIÃO 2
Reunião entre as partes.

* Morte de Tancredo Neves completa hoje 30 anos.

Há exatos 30 anos, o Brasil ouvia o anúncio da morte do primeiro presidente civil eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Em 15 de janeiro de 1985, o ex-governador de Minas Gerais Tancredo Neves venceu o candidato Paulo Maluf, do PDS, na disputa pela Presidência da República na última eleição indireta do Brasil. Tancredo conquistou 480 votos e Maluf, 180. Houve 26 abstenções.

Para vencer a disputa, O PMDB de Tancredo Neves, de Ulysses Guimarães e de tantas outras personalidades que lutaram contra o regime militar teve de se unir à chamada Frente Liberal, formada por dissidentes do PDS – partido de sustentação do governo militar. No início de janeiro, o então deputado Ulysses Guimarães entregou a Tancredo o programa do partido, denominado Nova República, que previa eleições diretas em todos os níveis, educação gratuita, congelamento de preços da cesta básica e dos transportes, entre outros.
tancredodiscurso
Tancredo Neves.

* Convite para a Plenária Municipal do PT caraubense.


* Preso envia pedido de liberdade ao STJ escrito em papel higiênico.

Um pedido de habeas corpus endereçado ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, surpreendeu nesta segunda-feira funcionários da Seção de Protocolo de Petições da Corte.

Dentro de um envelope, eles encontraram caprichosamente dobrado cerca de um metro de papel higiênico com o pedido, escrito de próprio punho por um preso do Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

O detento argumenta na correspondência que está preso irregularmente, por um crime já prescrito, desde 2006.

De acordo com a legislação brasileira, o habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa (e não só por advogados), em qualquer meio.
Funcionário segura o pedido de habeas corpus escrito em papel higiênico (Foto: Divulgação / STJ)
Com a palavra a justiça.

* Salomão Gurgel oficializa criação do PSOL em Janduís.

O ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel, oficializou a fundação do PSOL no município. Segundo ele, decepcionado com os rumos tomados pelo PT, do qual era filiado. Embora evite comentar o futuro político, há quem garanta que ele pode enfrentar a candidata à reeleição Lígia Felix (PSDB), em 2016.
salomao gurgel
É o mais forte da oposição em Janduís.

* Governo Federal reconhece situação de emergência em 156 municípios do RN.

A seca que castiga a região nordeste foi intensificada expressivamente nos últimos cinco meses. O governo federal reconheceu o colapso no abastecimento hídrico que causou perdas significativas no setor do agronegócio entre novembro de 2014 e março deste ano.

A anormalidade causada pela seca e pela estiagem foi reconhecida pelo Executivo por meio de uma publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20 de abril. Ao todo, 153 Municípios do Rio Grande do Norte atingidos pelos desastres naturais foram citados pelo governo na publicação de hoje.
Política em Foco