quarta-feira, 23 de setembro de 2015

* MUITO GRAVE: Professor denúncia manipulação em concurso da UFRN.

Não é de hoje que os concursos para professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são atravessados de suspeitas.

Mas uma manifestação concreta hoje no facebook chamou atenção. O professor efetivo do departamento de Ciências Sociais, Bosco Araújo, usou sua conta para lançar muitas dúvidas sobre a seleção para docente de Ciência Política da UFRN.

Segundo o professor, o concurso estava cheia de vícios e a banca atuaria para aprovar uma “criatura de nome Pablo”.
Anexo1
O BG achou gravíssima a denuncia do professor e passamos o dia investigando.
De acordo com edital número No 003/2015 o concurso para professor efetivo contempla três fases – prova escrita, prova didática e prova de títulos. A escrita e a didática são eliminatórias. Com a nota abaixo de sete o aluno está desclassificado e impedido de ir para a fase posterior. A prova de títulos é classificatória.

Ao apurarmos um primeiro acontecimento desperta dúvida. Na prova escrita dos seis temas relacionados, duas questões foram escolhidas – ambas na área de marxismo e democracia. Apesar de ser prática corrente das universidades existir um sorteio de qual tema será o da prova escrita no momento da avaliação, segundo o professor Bosco Araújo, a banca preferiu perguntas prontas sem nenhum procedimento claro quanto às suas escolhas.

Na prova escrita apenas quatro concorrentes passaram para a segunda fase, todos com formação marxista e/ou ligados a partidos de esquerda, conforme é possível conferir na base de dados dos currículos públicos da Lattes.
Anexo2
Anexo3
Outro dado é curioso. Um dos concorrentes, Pablo Thiago, tem um histórico de relacionamento acadêmico com um membro da banca, o cientista político argentino e marxista Gabriel Eduardo Vitullo. O professor Gabriel Vitullo, conforme documentos em anexo, orientou vários alunos do grupo de pesquisa Gepalc-UFPB, que estuda América Latina, com o referencial teórico marxista e também foi o presidente da banca da seleção de doutorado em que Pablo foi aprovado. Após essas insinuações notem também que o tema “escolhido” para a prova didática dos alunos é exatamente o mesmo que Pablo se aprofundou nos grupo de estudos, no mestrado e doutorado.

Pablo Thiago também estuda América Latina, democracia e faz parte da base da banca de pesquisa, conforme documento do Cnpq. Além disso, o professor e o concorrente já participaram de seminários acadêmicos de esquerda juntos, de acordo com inscrição pública acessível pelo site de busca google.
Anexo4
Anexo5
Anexo6
Anexo7
Anexo8

Conforme a RESOLUÇÃO No 108/2013-CONSEPE que rege o edital, tal aproximação correria o risco de ser enquadrada como de suspeição. Ou seja, o professor deveria ter sido substituído por outro membro.
O professor Bosco Araújo entrou com uma reclamação na coordenadoria de concursos da UFRN e pediu uma consulta a procuradoria da UFRN, mas essa aceitou, segundo ele, uma plenária irregular (de quórum insuficiente e sem aviso de 48h de antecedência) para aprovação da banca e não viu nenhuma suspeição no caso.

O boato da montagem da banca fez com que alguns candidatos desistissem de fazer a seleção. Também é interessante reforçar que professores concursados de outros estados e com experiência foram reprovados.
Na manhã de hoje (23) o professor Bosco Araújo fez outra publicação levantando suspeitas sobre a corrente ideológica predominante dos aprovados nessas primeiras fases do concurso. Ainda chama atenção a “indireta” para o professor Vitullo, de origem argentina, “os portenhos não morrerão de fome!”.
Anexo9
Depois de ligar para cinco números diferentes do departamento de Ciências Sociais da UFRN o blog não conseguiu falar com os professores da banca do concurso. O único contato que conseguimos ter foi com uma servidora identificada como Conceição. Expomos a situação para ela que respondeu apenas dizendo que os professores estavam participando da seleção e provavelmente não iriam emitir nenhuma opinião até que as fases do concurso fossem encerradas.

Tudo escrito no post foi minuciosamente apurado a partir do relato do professor Bosco Araújo e de documentos na internet, como editais, resoluções, páginas do CNPQ, anais de eventos e circulares do departamento.

Cabe ao Blog como veículo de comunicação denunciar tais atos para que os órgãos responsáveis, a exemplo do Ministério Público, possam fazer a apuração de forma legal.

Para encerrar deixamos aqui alguns questionamentos. Por que a banca preferiu levar as questões prontas, em vez de fazer um sorteio? O departamento tinha conhecimento que o professor Vitullo possui relação acadêmica com o aluno Pablo? Se tinha por qual motivo o docente não foi substituído da banca examinadora? Ser marxista e militante estaria sendo utilizado como pré-condição para ser aprovado num concurso para professor da UFRN?

Esperamos verdadeiramente que a política da UFRN não esteja sendo desvirtuada com interesse políticos.
Com a palavra os professores do departamento de Ciências Sociais.
Blog do BG!

* Capitão Brilhante em ação no município de Alexandria/RN.

Uma força tarefa montada pelas policiais de Alexandria, tendo a frente o Bacharel Célio Fonseca e o Cap Brilhante, desvendou um crime brutal ocorrido na madrugada de hoje na zona rural do município.

Hoje por volta de 5 horas da manhã a central de Operações da Policia de Alexandria, foi informada sobre um corpo encontrado no Sítio Carnaubal, na zona rural do município.

O agricultor José Olavo de Araújo, residente na localidade, foi encontrado morto a pauladas e pedradas e com um disparo de arma caseira, na região abdominal. 

Quando as equipes do Grupo Tático Operacional de Alexandria comandado pelo Cap. Brilhante e os investigadores da Polícia Civil da 8ª Delegacia Regional, comandados pelo Dr Celio Fonseca chegaram ao local e começaram a ouvir a família, foram surpreendidos com a informação dos supostos acusados.

Um irmão de José Olavo, conhecido apenas como “Netinho” e um filho da vítima, conhecido como “Ruan”, foram os responsáveis pelo crime. Os criminosos conseguiram fugir da localidade antes da chegada da polícia.
Ação conjunta.

* Horário de verão começa no dia 18 de outubro.

Falta de menos de um mês para o início do horário de verão no país. Às 0h do dia 18 de outubro de 2015 (domingo) os relógios devem ser adiantados em uma hora. Moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal precisam estar atentos à alteração, que segue até às 0h do domingo 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios retomam o horário tradicional. As regras estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que fixa a duração da media do horário de verão em quatro meses.

Pelo decreto, a data estipulada para o início do horário de verão é sempre o terceiro domingo de outubro. Já o encerramento ocorre no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção se dá quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
horario-de-verao
Horário de verão.

* Schumacher está com menos de 45 quilos e consciência limitada, diz jornal.

O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ainda estaria sem falar e se locomover e pesando menos de 45 quilos, revelou o jornal britânico “Daily Express” nesta quarta-feira (23). Para efeito de comparação, o espanhol Fernando Alonso – que é três centímetros mais baixo que o alemão -, pesa 68 quilos. A publicação entrevistou uma fonte próxima à família do alemão e ela revelou que “não se vê milagres no horizonte” porque Schumacher “continua incapaz de falar ou andar e tem uma consciência muito limitada sobre o ambiente que o envolve”.

As informações não foram confirmadas oficialmente. As últimas notícias sobre o estado de saúde do alemão, que são sempre dadas pela porta-voz do heptacampeão mundial de F1, Sabine Kehm, foram divulgadas em 22 de maio. Na época, ela afirmou que “ele está fazendo progressos considerando a gravidade das lesões em sua cabeça”.
 
Após o acidente enquanto esquiava na França, no dia 29 de dezembro de 2013, Schumacher ficou em coma por cerca de seis meses no hospital de Grénoble e foi transferido para um centro hospitalar suíço, por quatro meses. Depois desse tempo, ele foi para sua casa em Gland, na Suíça, e é assistido por uma equipe de 15 profissionais, liderados pelo médico Richard Frackowiak.
schumacher esqui
Maior dos maiores.

* Preso trio que desviava mercadorias avaliadas em meio milhão de reais.

Os policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) prenderam em flagrante no final da tarde desta terça-feira (22) um trio responsável por executar um esquema de desvio de mercadorias compradas pela internet, durante o translado da entrega dos produtos.

Foram presos: Francisco Sildomar Pereira Araújo, de 39 anos, gerente de logística de uma empresa de entregas e acusado de gerir o esquema; Alex Bernardo da Silva, de 34 anos, motorista da referida empresa; e Priscila Anália Costa Silva, de 31 anos, funcionária da mesma empresa de entregas.

A investigação teve início através de uma denúncia da empresa de entregas, após sucessivas e crescentes reclamações de clientes. O esquema estava sendo executado há cerca de seis meses e desviou mercadorias, preferencialmente smartphones e tablets; avaliadas em aproximadamente meio milhão de reais.

Durante o trânsito das mercadorias, do aeroporto à entrega dos produtos, Francisco Sildomar, ciente da natureza do que estava sendo transportados, retirava cerca de dois a três produtos dos lotes e os substituía por equipamentos diversos, como mouses e joystick’s, ou deixando as caixas vazias.

Francisco e Alex foram presos em flagrante em São Gonçalo do Amarante ontem enquanto executavam a alteração das mercadorias. Na residência do acusado, os policiais civis apreenderam, ainda, um revolver, calibre 38, a quantia de R$ 3.000, além de diversos produtos provenientes do esquema de subtração das mercadorias.  

Conduzidos a especializada o trio, Francisco Sildomar, Alex Bernardo e Priscila Anália, foram autuados por formação de quadrilha. Além disso, Francisco e Alex responderão também por furto qualificado e apenas Alex foi autuado por posse ilegal de arma.
 Mercadorias apreendidas.

* Rapidinha do Inoxidável...

Pesquisa foi totalizada no início da tarde de hoje (23)...

*****************************************************************************

Levantamento é assunto mais comentado de Caraúbas...

*****************************************************************************

Inovação do BLOG e o arrocho do blogueiro causa frisson...

*****************************************************************************

Dados já estão sendo tabulados pelo Instituto ITEM...

*****************************************************************************

Setor estatístico da ITEM no comando agora, no mais é aguardar!

*****************************************************************************

"Caçula" cumpriu agenda política durante todo o dia de hoje (23)...

*****************************************************************************

Chegando a reta final das filiações, postulante não quer dar "sopa para o azar"...

*****************************************************************************

Comitiva pró "Caçula" contou com a presença do ex deputado federal Betinho Rosado...

*****************************************************************************

Neto do Apanha Peixe confirmou pré candidatura e ficará no PP...

*****************************************************************************

Solon do Arroz irá reforçar palanque dos Alves na região de Apanha Peixe e São Geraldo...

*****************************************************************************

Apoio pode causar racha na família de Édson Moraes...

*****************************************************************************

Vamos aguardar.

*****************************************************************************

E na situação?

*****************************************************************************

Clima de festa verde está na pauta em Caraúbas...

*****************************************************************************

Grupo ligado a Ferreira Junior quer mostrar força e fôlego...

*****************************************************************************

Projeto é "estourar" a AABB com bacurais e simpatizantes...

*****************************************************************************

Bastidores em alta.

*****************************************************************************

Em Caraúbas alguém vai atirar no próprio pé...

*****************************************************************************

A oposição não acredita que Junior Gurgel seja o candidato...

*****************************************************************************

Já a situação, não acredita que o Caçula seja o candidato...

*****************************************************************************

Para a oposição o candidato é Ferreira...

*****************************************************************************

E a situação acredita que o candidato e o Padre...

*****************************************************************************

Quem estará com a razão?

*****************************************************************************

O tempo dirá!!!

*****************************************************************************

Chegando a reta final das filiações, e essas foram às mudanças...

*****************************************************************************

Novinho Praxedes deixou o PMDB e foi para o PR...

*****************************************************************************

Sérgio Costa deixou o PR e vai para o PMDB...

*****************************************************************************

Demais republicanos irão ficar em baixo da asa do Caçula...

*****************************************************************************

No mais vamos aguardar.

*****************************************************************************

Temos um blogueiro investigativo agora, kkkkkkkkkkk...!

*****************************************************************************

Paulo Brasil fechado com o Caçula, sem novidades...

*****************************************************************************

Ex tá seguro da vice...

*****************************************************************************

O tempo dirá...

*****************************************************************************

Novas composições podem mudar os planos, opinião!

*****************************************************************************

Praxedes buscando mostrar força...

*****************************************************************************

Pré deu algumas jogadas, ainda sem gols...

*****************************************************************************

Noite de hoje (23), estará em campo...

*****************************************************************************

Convivo com o Praxedes é um grande homem e um político arrochado contudo até aqui não passou a confiança esperada pelos políticos...

*****************************************************************************

Ninguém faz política sem bloco...

*****************************************************************************

Na dualidade que existe em Caraúbas...

*****************************************************************************

Bloco só surge no "capim" e grosso...

*****************************************************************************

Pré de forma correta não entrou no tiroteio.

*****************************************************************************

Moro perde espaço na lava jato...

*****************************************************************************

Meu Brasil, brasileiro, vai entender.

*****************************************************************************

Um abraço bem especial e os nossos parabéns a dona "Toinha Gomes", matriarca da família Loiola...

*****************************************************************************

Que Deus te abençoe a cada dia mais, e obrigado pela leitura assídua as nossas rapidinhas!

*****************************************************************************

Sexta feira teremos sessão na Câmara...

*****************************************************************************

Vamos se ligar nos presentes para não pisar mais uma vez na banana.

*****************************************************************************

Audiência Pública trouxe uma certeza...

*****************************************************************************

A Empresa se instalou em Caraúbas sem autorização de ninguém...

*****************************************************************************

Instalação está sendo regularizada depois de 90 dias de atividades...

*****************************************************************************

Geração de emprego sim e problemas futuras na água, fato...

*****************************************************************************

Prefeito Ademar Ferreira faltou, amigo assim você acaba comigo...

*****************************************************************************

Uma audiência dessa envergadura, o gestor não pode faltar...

*****************************************************************************

Bicudo e casa de parabéns...

*****************************************************************************

Alguns poucos seguimentos participaram...

*****************************************************************************

Munícipes em sua grande maioria são muito bons mesmo é de reclamar, fato...

*****************************************************************************

Silvio Viana, Neguinho de Grosso e Novinho Praxedes levaram zero!

*****************************************************************************

Movimento sindical terá pelo menos um nome...

*****************************************************************************

Ivanildo Pessoa, atual presidente do Sindicato Rural...

*****************************************************************************

Tem outros na pauta, olhe o Tanildo Fernandes aí!

*****************************************************************************

Seguimento evangélico com alguns.

*****************************************************************************

Josean Amorim firme e forte...

*****************************************************************************

Tentativa de enfraquecer o seu projeto não irá vingar...

*****************************************************************************

Jovem vereador tem um bom reduto na juventude.

*****************************************************************************

Região da Várzea  com muitos nomes...

*****************************************************************************

E ainda vem uma surpresinhas por aí...

*****************************************************************************

Tem vereador em situação muito delicada...

*****************************************************************************

Percas são o lema, vamos aguardar!

*****************************************************************************

PSD irá receber novas filiações amanhã (24), ex petistas na pauta...

*****************************************************************************

Ex vereador e pré João de Chicó entre eles.

*****************************************************************************

E o Zé "macaco"?

*****************************************************************************

Vai pular de galho de novo...

*****************************************************************************

Projeto é visitar todos os partidos.

*****************************************************************************

Vereadores ex PR entregando carta  amanhã (24)...

*****************************************************************************

Confirmado, Denise do PP...

*****************************************************************************

Bicudo no PSD...

*****************************************************************************

Argemiro descartou de vez o PR e na dúvida entre PP e PSD...

*****************************************************************************

Brasil vai para o DEM...

*****************************************************************************

Eita Blog que acerta na mosca.

*****************************************************************************

E Gleidistoni?

*****************************************************************************

Engolindo seco, nosssaaaaaaaaa!

*****************************************************************************

Nada melhor que a liberdade...

*****************************************************************************

Nada melhor que a liberdade.

*****************************************************************************

Amanhã tem mais...

*****************************************************************************

Sem galinha, vamos mesmo é de guiné..

*****************************************************************************

Lembram do sapato...

*****************************************************************************

Tem de várias cores agora...

*****************************************************************************

Abraços para os meus amigos advogados...

*****************************************************************************

Dr. Marcelo Fernandes e Vivênio Jacome, valeu parceiros!

*****************************************************************************

Ainda tem poucas vagas para anunciar na pesquisa...

*****************************************************************************

Deus no comando sempre!
Anuncie aqui você também!

* Exclusivo e em tempo real: Irmãos Alves estão reunidos com Paulo Brasil.

Acontece nesse exato momento, uma reunião política na casa do ex vigário Paulo Brasil, com a presença dos irmãos Eugênio e Juninho Alves, Tanildo Fernandes, Duda do Santo Antônio, Bira do Crediário e o "famoso" Robson Lima.

Na conversa, está sendo reafirmada o compromisso de todos marcharem em um só objetivo.

Em instantes teremos mais detalhes nas rapidinhas.
Reunidos...
Possível chapa.

* Rapidinhas sendo editadas...


* Convite de aniversário da Casa de Cultura Popular de Caraúbas.


* Em Caraúbas, Ex deputado Betinho Rosado cumpriu agenda política em Caraúbas ao lado dos irmãos Alves.

Durante todo dia de hoje (23), o ex deputado federal Betinho Rosado (PP), esteve realizando inúmeras reuniões na busca de fortalecer o Partido Progressista à nível de Caraúbas.

As visitas contaram com a presença dos irmãos Eugênio e Juninho Alves entre outras lideranças ligadas à oposição caraubense.

Em contado com o Blog, o deputado fez questão de frisar que o seu palanque em 2016, aqui em Caraúbas será o de Juninho Alves, "O nosso compromisso é com a pré candidatura de Junior Alves, acreditamos que esse jovem tem todas as qualidades necessária para ajudar no retorno do desenvolvimento para o município de Caraúbas", comentou Betinho Rosado.

Traremos mais detalhes nas rapidinhas...
 Pé na estrada...
 São Geraldo...
 Aliados...
 Baldo Oliveira presente, vixe...
 Saia Rodada...
Neto do Apanha Peixe em pré... 

* Confira os nomes dos candidatos ao Conselho Tutelar de Caraúbas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraúbas/RN torna pública lista com os nomes dos inscritos das Eleições Unificadas do Conselho Tutelar de Caraúbas/RN – de acordo com Edital nº 001/2015 e Aditivos, que estão aptos para concorrerem às eleições que serão realizadas neste dia 04 de outubro de 2015.

1.     Antonia Regineide Lopes de Oliveira
2.     Antonio Francisco Maia
3.     Jeomar Marcio da Silva Morais
4.     Jeová de Oliveira Sales
5.     Maria Flaudeane de Souza Bezerra
6.      Milena Marques de Paiva Moura
Conselho Tutelar 
Conselho Tutelar de Caraúbas.

* Em Caraúbas, meninas que estavam desaparecidas forma encontradas.

A Polícia Militar acabou de encontrar as meninas identificadas como Lirielma Gomes da Silva, 14 anos, conhecida por (netinha), Micaele Ferreira da Silva, 14 anos, Isis Naiara da Silva Morais, 13 anos, elas foram encontradas em uma rua do Conjunto Guido Gurgel.

As meninas que estavam desaparecidas desde ontem (22), à noite foram encaminhada para o Hospital Regional de Caraúbas. 

As meninas estão contudo ficaram preocupadas com a repercussão do fato.

Parabéns a ação da polícia e que bom que tudo acabou bem.
Local onde as crianças foram encontradas, na Rua Paulino dos Santos.

* Grave, em Caraúbas: Empresa WG de fruticultura está atuando de forma irregular em solo caraubense.

As informações colhidas pelo BLOG, na Audiência Pública realizada na sede do poder legislativos caraubense, apontam que a empresa WG de fruticultura está atuando de forma irregular no solo caraubenses.

Dentro do exposto ficou claro que a empresa deu início as suas atividades, sem as devidas licenças necessária para o funcionamento legal do empreendimento.

Sem as licenças do IDEMA e da outorga do  IGARN, (Instituto de Gestão de Água do RN), a empresa já foi  inclusive multa no dia de ontem (22), pelo IGARN e a empresa está proibida de utilizar a água do sub local.

Na próxima semana, uma equipe da câmara de vereadores, encabeçada pelo presidente irá realizar uma visita, na sede do empreendimento.

Mais detalhes nas rapidinhas...
Wilson Galdino proprietário da WG fruticultura... 
Representante do IGARN... 
 Édson Moraes...

* Rapidinhas na pauta...


* RN já registra mais casos de dengue do que todo o ano passado.

Nos sete primeiros meses de 2015, já foram registrados 1.350.406 casos de dengue. O número representa um aumento de 129% em relação a todo o ano de 2014, quando foram apontados 589.107 episódios, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. 

No Rio Grande do Norte, até 1º de agosto, foram registrados 21.194 casos de dengue, mais do que o total do ano passado, quando foram notificadas 11.498 ocorrências.
DENGUE-55555
Dengue em alta.

* Em Caraúbas, Pesquisa encomendada pelo BLOG do João Marcolino já foi concluída.

Informações advindas do Instituto ITEM, apontam que o levantamento estatístico encomendado pelo Blog do João Marcolino já foi concluído, agora à pouco.

Os estatísticos estarão tabulando os números e a divulgação deverá ocorrer entre à noite de quinta feira e a manhã de sexta feira ( 25).

Vamos aguardar os números!


* Usuários e comerciantes reclamam de abandono da rodoviária de Mossoró.

A Gazeta do Oeste destaca que o lixo, mato, banheiros interditados e falta de limpeza, são alguns dos problemas que podem ser observados pelos passageiros que passam pelo Terminal Rodoviário de Mossoró e que não foram resolvidos nem com a revitalização do espaço em virtude da instalação do Centro Administrativo Integrado Diran Ramos do Amaral, onde também funcionam os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Central do Cidadão.

No Terminal Rodoviário, a reclamação parte tanto dos usuários que se sentem prejudicados com o ambiente precário e sujo como também dos próprios comerciantes que mantêm lanchonetes no local.

Os vendedores relatam que diariamente ouvem reclamação dos clientes devido ao mau cheiro, à sujeira e ao abandono. “Aqui só não fica pior porque cada comerciante cuida da limpeza da área próxima à sua lanchonete, mas se não fosse assim, ninguém conseguiria comer aqui não”, relata uma das vendedoras.
Rodoviarea-AC-2-470x240
Abandono.

* Câmara de Caraúbas realizando Audiência Pública para discutir projeto de fruticultura.

Acontece desde às 9h, na sede do poder legislativo caraubense, uma audiência pública proposta pelo Edil Hamilton Bezerra (PR), e realizada pela mesa diretora da casa, presidida pelo vereador Édson Moraes.

A audiência conta com a presença dos representantes da empresa WG de Fruticultura, representada pelo empresário Wilson Galdino, Sr. Carlos Nobre de Oliveira da SEMARH, Thaíse Sales Alcoforado do IGARN, Eronaldo Araújo, produtor rural, Herculana Costa do SINDSPUMC, Lucinaldo Souza secretário de políticas do campo, Edis Édson Moraes, Assis Batista, Hamilton Bezerra, Socorro Melo, Denise Alves, Eni Praxedes e demais autoridades e a população como um todo.

Apesar de não ter tido ainda chegado ao fim, na audiência pública, observa-se sobretudo de acordo com as palavras da senhora Thaíse Sales Alcoforado do IGARN, a empresa que já está instalada na região do Olho D'água da Onça, com 40 hectares de área já ocupada, em um universo de 140 hectares, com plantações e com 08 poços tubulares e já instalado, encontra-se em funcionamento de forma irregular pois não dispõe das devidas licenças de funcionamento, na SEMARH e no IDEMA e no IGARN.

Traremos novas matérias sobre a audiência pública nas próximas postagens.
Autoridades... 
Autor da propositura Hamilton Bezerra... 
Wilson Galdino proprietário da WG fruticultura...
 Representante da SEMARH...
 Édson Moraes...
Público...
 Sociedade...
 Populares...
j
Representante do IGARN...
Junior do Sindicato.

* Custo da seca supera R$ 13 milhões.

O agravamento da crise de abastecimento de água por conta do quarto ano de seca já levou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a acumular um impacto financeiro de R$ 13,59 milhões este ano. Esse custo representa cerca de 30% do valor previsto para investimentos este ano, R$ 45,95 milhões. Do total do impacto financeiro da seca, 35% – R$ 4,74 milhões – são de perdas comerciais pela suspensão de faturamento em 17 municípios que estão em situação de colapso ou onde a água não está chegando com boa qualidade à população urbana de algumas cidades no interior do Estado.

O diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, informou, entretanto, que a maior parte dos recursos – R$ 8,85 milhões (65%), destina-se a despesas de ações para minimizar os efeitos da seca em 12 cidades que estão em colapso de água ou nas 42 que enfrentam rodízios no abastecimento de água.

Mais da metade dos recursos direcionados às ações contra a seca – R$ 4,81 milhões (54%), segundo Marcelo Toscano, serve para o custeio de caminhões-pipa para garantir água à população urbana de municípios em situação de colapso de água, número que pode subir a 19 dentro de um mês. Atualmente, o 13º município nessa situação – Alexandria, tem o sistema de abastecimento gerenciado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAEE).
Custo.