sábado, 24 de outubro de 2015

* Enem: 1º dia tem correria, feminismo, Usain Bolt, Ziraldo e muita leitura.

G1 – O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 exigiu mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt. Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.

Ao contrário de anos anteriores, a prova de ciências da natureza foi mais conteudista. Neste ano, para resolver as questões, era necessário mais conhecimento prévio de fórmulas. Além disso, caiu o número de questões que envolvia cálculos da regra de três. O Enem 2015 abordou a dengue em duas questões: em uma delas, o candidato precisava compará-la à febre amarela em relação à existência de vacinas. O filme “Titanic” foi tema de uma pergunta de física, sobre o fenômeno ótico da miragem.

O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, considerado “figurinha carimbada” no Enem, apareceu em mais uma edição do exame do MEC. Desta vez, porém, na prova de ciências da natureza, em uma questão interdisciplinar onde o seu poema “A bomba” foi associado à bomba de urânio. Nas questões de química houve prevalência da química orgânica. Em uma delas, os candidatos tiveram que falar sobre os feromônios das abelhas e outra identificar quais elementos vinham das fórmulas colocadas na prova.

Já em biologia, uma das questões pediu mais conhecimentos de primeiros socorros do que da matéria em si. Ela falava sobre o que fazer ao atender uma vítima de queimaduras. Outra questão de biologia falava sobre o efeito do oxigênio no sangue quando o corpo é exposto a altas altitudes.

Nas 90 questões de ciências humanas, o Enem 2015 abordou um número grande de pensadores contemporâneos. A célebre frase de Simone de Beauvoir (“Não se nasce mulher, torna-se mulher”) foi citada em uma questão sobre as lutas feministas do início do século XX. O educador brasileiro Paulo Freire também foi tema de uma questão interpretativa sobre pensamento individual e coletivo. Outro brasileiro que apareceu nas provas deste ano foi o jornalista e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda.

* Em Caraúbas, Multidão marcou inauguração do Praxedes Atacado.

O Grupo Novinho Praxedes inaugurou na noite de ontem (23), seu mais novo empreendimento trata-se do Praxedes Atacado.

Na oportunidade a mega inauguração foi muito prestigiada pela população caraubense.

O evento contou com um ato ecumênico, coquetel e uma super festa ao som de Forró dos 3 e Forró Malícia e Forrozão do Briola.

O Empresário Novinho Praxedes agradeceu a presença de todos e reafirmou seu compromisso com seus clientes e com o povo de Caraúbas em sua totalidade.

Mais detalhes nas próximas postagens, tem novidades no âmbito político, aguardem!























Hum

* TSE realiza primeira audiência pública para definir regras das Eleições 2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará, na próxima quinta-feira (29), a partir das 10 horas, no auditório 1, a primeira audiência pública para discutir três minutas de resoluções que irão reger as eleições municipais de 2016: reclamações e representações, pesquisas eleitorais e registro de candidato. As propostas poderão ser apresentadas por partidos políticos, entidades da sociedade civil, advogados e demais cidadãos interessados.

A minuta de reclamações, representações e pedidos de resposta, prevista na Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), irá regulamentar os procedimentos relacionados às referidas ações no que diz respeito à sua apresentação na Justiça Eleitoral, prazos, tramitação, julgamento e recursos judiciais cabíveis. Por meio dessas ações, os candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral (MPE) poderão questionar eventuais irregularidades relacionadas às eleições, como pesquisa de intenção de votos, propaganda eleitoral, gastos em campanha política de candidatos e cumprimento dos prazos de julgamento por parte dos juízes eleitorais.

Outro tema em pauta será a minuta de resolução que trata das pesquisas eleitorais. O documento contém as orientações relativas ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, quanto aos candidatos ou pretensos candidatos aos cargos eletivos em disputa no pleito do próximo ano. A norma estabelece ainda os requisitos mínimos para o registro e divulgação das pesquisas eleitorais, bem como prazos, legitimidade para impugnar e penalidades.
tse
TSE.

* Vergonha: Pizza sabor, CPI da Petrobras!

O vice-líder da oposição na Câmara, Raul Jungmann (PPS) criticou duramente o relatório da CPI da Petrobras aprovado quarta-feira passada, que não citou nenhum político envolvido no esquema de corrupção e desvios na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

“O relatório é lamentável, um desrespeito à inteligência do cidadão brasileiro. Estou profundamente desapontado, envergonhado e espantado. É triste e revoltante ver tanto dinheiro e tempo investidos para que no final da CPI tenha-se um resultado tão decepcionante, frustrante”, afirmou.
Pizza_Brasil
Pizza é tradição na nossa política.

* Mais de 179 mil candidatos no RN participam das provas do Enem.

Começa hoje o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 7 milhões e 700 mil estudantes brasileiros. No Rio Grande do Norte , 179.967 candidatos deverão se submeter a provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no primeiro dia (hoje) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias no segundo dia (amanhã).

Neste primeiro dia de provas os candidatos devem ficar atentos ao horário de abertura dos portões, que no Rio Grande do Norte será às 11h. Os portões serão fechados ao meio-dia. As provas iniciam às 12h 30, estendendo-se hoje até as 16h30 e amanhã até as 17h30. Os candidatos que chegarem aos locais de prova após o horário previsto serão automaticamente eliminados do concurso.

Especialistas recomendam que o candidato deve verificar com antecedência o local da sua prova e, se possível, fazer o trajeto até o local antes do dia do exame, evitando assim, contratempos de última hora. Sugerem ainda que os participantes cheguem ao local da prova pelo menos meia-hora antes da abertura dos portões.

* Separados por tipo de crime, 106 detentos são transferidos no RN.

G1/RN: A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) transferiu 106 presos de duas unidades prisionais do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (23). As transferências obedeceram a determinação do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais, que nesta quinta-feira (22) definiu a separação dos detentos por tipo de crime. A Sejuc vinha separando os custodiados nas unidades prisionais por facção criminosa desde o início de uma série de brigas e mortes no sistema prisional.

As transferências envolveram presos da Cadeia Pública de Natal e do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte da capital. Dos 106 detentos transferidos, 53 homens presos por roubo foram levados do Centro de Detenção Provisória para a Cadeia Pública. O caminho inverso foi feito por outros 53 detentos custodiados no sistema prisional por terem cometido o crime de tráfico de drogas. O juiz revelou que as transferências envolvem apenas presos que ainda aguardam julgamento.

Ainda de acordo com o juiz, a forma que a Sejuc encontrou para evitar conflitos dentro das unidades prisionais do estado não funciona e só fortalece a criminalidade. "Eles não serão mais separados por facções, mas pelos crimes que cometeram, conforme prevê o artigo 84 da LEP (Lei de Execuções Penais)", acrescentou Baltazar.

Facções
 
A separação de presos por facção vem ocorrendo há pouco mais de dois meses, quando dois grupos rivais passaram a se digladiar dentro dos presídios. "Uma das facções nasceu a partir de um grupo que comanda a criminalidade de dentro dos presídios de São Paulo. Aqui no Rio Grande do Note, houve uma dissidência e os membros dessa facção fundaram um novo grupo. Hoje, estes dois grupos disputam o poder dentro das unidades do estado. São eles quem controlam os presídios", afirmou o magistrado.
Transferências envolveram Cadeia Pública de Natal e CDP da Zona Norte (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Transferência.. 

* Caraúbas: PHS se reuniu com moradores da comunidade de Mariana.

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) do município de Caraúbas, conduzido pelo Bacharel, Alexsandro Santos, se reuniu na noite de ontem (23), com moradores da comunidade de Mariana.

Na oportunidade foi reafirmado o desejo da sigla de seguir um projeto independente  na terrinha.

Moradores realizaram inclusive críticas aos principais grupo políticos caraubense.

O marianense Edmilson deverá disputa vaga no legislativo caraubense em 2016.

Mais detalhes nas próximas postagens.
Reunidos... 
 Pré Edmilson...
 Partido segue crescendo...

* Tribunal de Justiça abre concurso com salário de mais de R$ 23 mil.

Antes de terminar o processo seletivo para juízes substitutos, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) abriu novo concurso público para o mesmo cargo nesta sexta-feira. De acordo com o edital de abertura, divulgado no Diário Oficial da União, desta vez são oferecidas 71 oportunidades para formados em direito há pelo menos três anos e com experiência pelo mesmo período.

A seleção oferece salário de R$ 23.997,19. Do total de vagas, 5% são reservadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. Quem se candidatar vai ter que passar por provas objetivas (em 10 de janeiro de 2016), duas provas escritas (discursiva e prática de sentenças), inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos.

Os candidatos devem se inscrever pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca organizadora, entre 26 de outubro e 24 de novembro. A taxa custa R$ 239.

* Governo convoca servidores efetivos para Censo Cadastral Previdenciário.

O Governo do Rio Grande do Norte começa, no próximo dia 26, o Censo Cadastral Previdenciário com o objetivo de atualizar os dados de todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Estado. A primeira etapa começa na segunda-feira (26) com os servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante. O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS).

No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). Todos os servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no Estado, aproximadamente 100 mil servidores do Executivo, estão convocados a comparecer com a documentação necessária (originais ou cópias autenticadas) para o recadastramento, que acontecerá no período de 26 de outubro de 2015 a 11 de março de 2016. Para conferir os documentos exigidos e consultar o período de agendamento, é preciso acessar o site www.melhorparavoce.rn.gov.br.