domingo, 25 de outubro de 2015

* Cid Gomes se filia ao PDT e chama Michel Temer de “chefe de quadrilha”

Cid Gomes oficializou neste sábado (17) sua filiação ao PDT. Durante a convenção cearense do partido, em Fortaleza, o ex-ministro da educação e ex-governador do Ceará assinou a ficha de filiação e fez duras críticas ao PMDB, chamando o vice-presidente da República, Michel Temer, de “chefe de quadrilha”.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, Cid Gomes argumentou que a situação do país não irá melhorar com o PMDB na Presidência: “Se as coisas estão ruins hoje, não é voltando ao passado com uma oposição conservadora e golpista que iremos melhorar”, disse.

“Muito menos o Brasil pode avançar se entregar a Presidência da República ao símbolo do que há de mais fisiológico e podre na política brasileira, que é o PMDB liderado por Michel Temer, chefe dessa quadrilha que achaca e assola o nosso País”, disparou o ex-ministro.

Cid Gomes e seu irmão, Ciro Gomes – também recém-filiado ao PDT – deixaram o PROS em setembro. Cid aproveitou a ocasião para reforçar que o PDT deve elaborar um projeto político para o país para disputar as eleições presidenciais de 2018, etapa que deverá contar com a participação do irmão, Ciro.
Além disso, Cid Gomes  sugeriu que o PDT  se junte ao movimento que pede a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Cid Gomes. 

* Morre vaqueiro baleado durante festa de Vaquejada em Campo Grande.

Morreu por volta das 08h30min deste domingo, 25 de outubro de 2015, no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, o vaqueiro Francisco Ferreira de Lima Filho, de 26 anos, vítima de disparos de arma de fogo.

Francisco Ferreira que era natural de Janduís RN, foi baleado durante uma festa de vaquejada na cidade de Campo Grande, em julho desse ano, quando na ocasião foi morto no local a pessoa de Marcos Fabio Brito de Souza, de 26 anos de idade, conhecido por “Fabão”.


De acordo com informações, Francisco Ferreira foi alvejado com quatro tiros, dos quais um atingiu a cabeça e já havia recebido alta do Hospital Tarcísio Maia.

Ele ficou tetraplégico e a cerca de oito dias atrás teve uma complicação no seu quadro clínico e retornou ao HRTM, onde estava internado até então.

Na manhã deste domingo ele não resistiu o veio a óbito naquela unidade hospitalar. O corpo foi removido para o ITEP e depois de necropsiado foi liberado para sepultamento que acontecerá nesta segunda feira (26) em Janduís.
Francisco Ferreira. 
Portal 190.

* Sistema falido: Preso é encontrado morto em Penitenciária de Caicó.

Um preso foi encontrado enforcado no Pavilhão “C” da Penitenciária Estadual do Seridó em Caicó. O fato foi registrado na unidade na tarde deste domingo (25).

O diretor do presídio, Alex Dantas, disse ao Portal Sidney Silva, que o local está sendo isolado e nos próximos minutos a Polícia Civil entrará na unidade.

O ITEP também foi acionado para fazer a retirada do corpo.
Penitenciária de Caicó.

* Hamilton ultrapassa Rosberg no fim, vence nos EUA e é tricampeão de F-1.

Se passeou na maior parte do ano graças ao grande domínio da Mercedes, Lewis Hamilton carimbou o título com emoção. Em uma das melhores corridas do ano, o inglês aproveitou um erro bobo de Nico Rosberg nas voltas finais do atribulado GP dos EUA, venceu a corrida com o companheiro na segunda colocação e confirmou o tricampeonato de Fórmula 1 aos 30 anos de idade.

"É o momento mais especial da minha vida. Obrigado", disse Lewis Hamilton no rádio, em prantos, após o título. 

Com a vitória, Hamilton foi a 327 pontos e não pode mais ser alcançado por Sebastian Vettel, que foi a 251 com o terceiro lugar em Austin e nem por Nico Rosberg, que chegou a 247. A três voltas do fim da temporada, o inglês comprova sua superioridade justamente sobre o companheiro de equipe, com quem ele disputou o título do ano passado e se estranhou nos dois últimos anos.

Líder do GP dos EUA até cinco voltas antes do fim, Rosberg errou sozinho, saiu da pista e permitiu uma vitória derradeira a Hamilton, que àquela altura estava no segundo lugar. Vettel, no terceiro lugar e sem o mesmo rendimento das Mercedes, viu de longe a temporada ser decidida pelos dois pilotos da equipe alemã. 

Neste domingo, a briga começou na primeira curva. No asfalto castigado pela chuva que afligiu o circuito em Austin desde a última sexta, Hamilton ultrapassou o pole Rosberg de maneira polêmica mergulhando por dentro, espalhando e jogando o rival para fora da pista.

O alemão caiu para a quinta posição e teve de galgar espaço pouco a pouco, já que as Mercedes perderam momentaneamente o domínio para a Red Bull por conta do asfalto molhado. Kvyiat, com muito ímpeto, e Ricciardo, com mais destreza, chegaram a andar na frente da escuderia alemã enquanto a pista não secou.

Mais atrás, as Ferraris sobravam na disputa com a Williams. Punidos pela troca de motor, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel mostraram serviço desde a primeira volta, enquanto Massa bateu em Alonso logo na primeira curva e Bottas abandonou ainda no começo, com problemas mecânicos. O brasileiro ainda voltou, tentou brigar no pelotão intermediário, mas padeceu do mesmo mal do companheiro e saiu com o amortecedor quebrado.

Vettel teve mais sorte. Consistente, ele soube usar bem as entradas constantes do safety car, fez uma estratégia ousada de pneus e se colocou bem na ponta com a borracha mais dura, ficando sempre próximo do pódio. A presença do alemão, por si só, já ameaçava a ideia de título antecipado de Hamilton, que sofria para conter Rosberg.

O alemão, por duas vezes, forçou a barra para cima do companheiro de equipe. Quando liderou o pelotão atrás de um safety car, ainda repetiu a estratégia do inglês de provas anteriores e retardou Hamilton demasiadamente. O golpe final do alemão veio na volta 44, quando Kvyiat bateu sua Red Bull no muro.

Com a entrada de mais um safety car, Hamilton, que àquela altura liderava com pneus bastante desgastados, desistiu de tentar ir até o fim e foi aos boxes, seguido por Vettel, terceiro no momento. Rosberg, que havia trocado a borracha há pouco e tinha melhor rendimento na segunda posição, passou todo mundo e assumiu a ponta.

Só que o alemão vacilou justamente no momento em que não poderia. Mesmo com mais de dois segundos de vantagem para Hamilton, Rosberg errou sozinho, saiu da pista e viu o rival ultrapassá-lo. A liderança, naquele momento, garantiu o tri do inglês. 



Lewis Hamilton celebrates with his trophy after winning the Spanish Grand Prix
Hamilton campeão!

* Violência contra a mulher foi o tema da redação do Enem 2015

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no perfil da instituição no Twitter. Hoje (25) é o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação. Os portões para entrar nos locais de prova fecharam às 13h, no horário de Brasília, e as provas terão duração de cinco horas e 30 minutos. Os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens e códigos, 45 de matemática e produzir uma redação.

Alguns cuidados devem ser tomados pelo estudante hoje à tarde. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também terão a nota da redação zerada os candidatos que deixarem a folha em branco, fugirem do tema proposto ou fizerem qualquer brincadeira ou deboche. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente. A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais procedimentos podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências.

* Morte de Vladimir Herzog completa 40 anos neste domingo.

A morte do jornalista Vladimir Herzog completa 40 anos neste domingo (25). Ele era diretor do telejornal “Hora da Notícia”, veiculado pela TV Cultura de São Paulo. Segundo foi reconhecido depois, Vlado foi morto sob tortura pelos militares após ser detido nas dependências do Destacamento de Operação de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOPS/SP) . Ele deixou viúva a esposa Clarice, com os dois filhos do casal, Ivo, na época com 9 anos, e André, com 7.

A comoção causada pela morte do jornalista reaglutinou diversos setores da sociedade e provocou a primeira reação popular contra os excessos do regime militar. Por esse motivo, a data de morte foi escolhida para celebrar a democracia no país, sendo considerada o “Dia da Democracia”.

Um marco desse processo foi o ato ecumêmico realizado na Catedral da Sé. Realizado cerca de uma semana após a morte de Herzog, o ato, que teve a presença do rabino Henry Sobel e do arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, reuniu milhares de pessoas para homenagear o jornalista, em um protesto silencioso contra o regime.

Divulgada como suicídio em comunicado do II Exército na época, com a utilização de uma foto forjada, a versão das circunstância em que Valdo morreu – também mantida pelo Inquérito Policial Militar (IPM) realizado naquele ano – foi desmontada ao longo dos anos. Com uma ação declaratória realizada no ano seguinte, Clarice Herzog conseguiu, em outubro de 1978, a condenação da União pela prisão arbitrária, tortura e morte de Vladimir.
vladimir-herzog
Herzog!

* Democratas RN reúne filiados em Convenção Estadual.

Sob o comando do presidente nacional da legenda, senador José Agripino, o Democratas do Rio Grande do Norte realizou neste sábado (24) sua convenção regional. O evento ocorreu na sede do partido, em Natal, e reuniu filiados, lideranças estaduais e simpatizantes da sigla.

Durante a reunião, foram eleitos os membros titulares e suplentes, definidos os delegados para a convenção nacional e aclamado o novo diretório estadual. O senador José Agripino continua acumulando a função de presidente nacional e regional do partido. A ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, é a vice-presidente de Assuntos Sociais; o deputado federal Felipe Maia é o vice-presidente de Assuntos Econômicos e o deputado estadual Getúlio Rêgo é o vice-presidente de Assuntos Relacionados com Direções Municipais. A agremiação ainda conta com Fátima Lapenda e Júnior Maia, como secretária-geral e tesoureiro, respectivamente.

Ao falar para os convencionais, o deputado federal Felipe Maia ressaltou a importância de estimular as candidaturas municipais nas eleições do próximo ano. “Não podemos deixar de vitaminar as nossas energias, precisamos ter coragem e determinação para termos os melhores nomes para as disputas eleitorais de 2016”, destacou.

Ao encerrar a convenção, o senador Agripino, falou sobre a qualidade dos filiados e lembrou sua trajetória no poder Executivo. “Enquanto ordenador de despesas tanto no governo quanto na prefeitura nunca houve desaprovação das minhas contas, nem acusação contra mim. Nosso partido tem história e sabe defender o interesse da população. Acredito que os caminhos da pátria passam pela terra de cada um de nós. Por isso, meu primeiro compromisso é com o povo do RN, a quem presto contas e sempre vou prestar com a força da razão, dos argumentos e da verdade”, enfatizou o senador ao final da reunião. Prefeitos de várias regiões participaram do evento entre eles: Abelardo Rodrigues (Alto do Rodrigues), Bernadete Rêgo (Riacho da Cruz) e Júnior de Dona Lurdinha (Bom Jesus).
dem_convencao
Agripino.

* Abstenção no Enem atinge 25,31% no primeiro dia.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (24) que o índice de abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão, número menor do que o registrado em 2014. O menor índice foi na Paraíba, com 20,67%, e o maior em Roraima, 34,9%.

“A cada ano vem diminuindo o número de abstenção. E celebramos o desempenho de Santa Catarina, com abstenção de 22,36%, abaixo da média. As chuvas não prejudicaram o Enem no estado”, disse. A abstenção neste primeiro dia no Distrito Federal foi de 29,36%, em São Paulo, 26,76%, e no Rio de Janeiro, 25,32%.

O ministro destaca que cerca de 800 mil pessoas estão fazendo o Enem apenas para certificação de Ensino Médio e que elas têm a opção de comparecer apenas ao segundo dia de prova. Mais de 7,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame. Mercadante disse que 6.911.938 confirmaram presença, acessando o cartão de confirmação. Não acessaram o cartão 834.498 mil participantes, um padrão semelhante a provas anteriores, segundo o ministro.

* Em Caraúbas, Nova Clínica Inácio de Loiola foi inaugurada.

O município de Caraúbas e região ganharam mais um importante espaço para cuidar da nossa saúde pois foi inaugurada na última sexta feira (23), a Nova Clínica Inácio de Loiola, localizada na Rua Mãe Ritinha, Nº 104, no Bairro Sebastião Maltês.

O evento de inauguração contou a presença de alguns especialistas que irão prestar os seus serviços na Clinica, familiares do Sr. Inácio de Loiola e demais convidados.

O serviços passarão a serem ofertados a partir de amanhã (26).

Desejamos sucesso a novo empreendimento.

Especialidades.

* Repórter se perde no Pico do Cabugi e é salvo pelo Corpo de Bombeiros e Potiguar 01.

Equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e tripulantes do helicóptero Potiguar 01 (Ceiopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foram acionados na tarde deste sábado (24) para socorrer um repórter da cidade de João Câmara que se perdeu enquanto trabalhava sozinho fazendo trilhas no Pico do Cabugi, na cidade de Angicos.

O repórter, identificado como Evanuel Ataliba, de 48 anos, informou as equipes de resgate que teria ido ao Pico do Cabugi, a trabalho, a fim de produzir imagens para o seu portal de notícias chamado Web TV Agendão. A atividade teria iniciado por volta das 7h e ao retornar pela trilha, quatro horas depois, teria perdido o sentido.

“A sorte de Evanuel Ataliba é que ele estava com um aparelho celular, o que possibilitou o acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e, consequentemente, das equipes de resgate”, disse o Tenente Joilton Carlos, oficial de operações do CBMRN.

Ao ser encontrado, o repórter estava bastante debilitado em função da alta temperatura, sentindo muita fome e sede, porém não apresentava ferimentos. Às equipes de resgate, o repórter agradeceu o socorro. “Os anjos vieram me salvar por terra (bombeiros) e pelo ar (Potiguar 01)”, disse emocionado o repórter.
bombeiros_pico
Repórter entre os bombeiros. 

* Greve dos bancários pode acabar na próxima semana.

O Comando Nacional dos Bancários vai recomendar que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode marcar o fim da greve da categoria que completa 21 dias na segunda-feira, disse o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região neste sábado.

Os bancos ofereceram reajuste de 10% nos salários e benefícios, com ganho real de 0,11%, e de 14% nos vales refeição e alimentação. “Foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação”, disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, em comunicado.

* Enem: domingo é dia de redação e candidatos terão uma hora a mais para provas.

Neste domingo (25) os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e meia para resolver as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. É preciso preparo e muita atenção para vencer o cansaço e a ansiedade.

Uma das provas de hoje é a redação. A professora de redação e literatura Daniela Barbosa sugere que os participantes façam um esboço do texto logo no início do exame, selecionando os argumentos que serão defendidos. “Fazer o rascunho da redação e depois partir para a prova. E deixar a meia hora final para passar a limpo a redação”.

* No RN, mais um preso é morto dentro de presídio.

A Polícia Civil registrou na noite deste sábado (24) o 22º caso de morte de preso dentro de uma unidade carcerária do Rio Grande do Norte. Carlos Henrique dos Anjos Nascimento, 29 anos, foi encontrado enforcado dentro do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), que fica na Grande Natal.

Apesar de o caso parecer suicídio, é mais um que está sendo tratado pela polícia como homicídio. Acredita-se que ‘Golinha’, como era mais conhecido o detento, tenha sido assassinado em razão de uma disputa que envolve facções criminosas.

“Qualquer que tenha sido a motivação, precisamos urgentemente determinar as causas dessas mortes para definirmos formas eficientes de combater esses eventos”, disse Durval Franco, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária do RN (Coape). “Me recuso a permitir que nosso trabalho se resuma a contar corpos e simplificar o que está ocorrendo nas unidades prisionais como guerra entre facções. É preciso aprofundar as investigações dentro e fora dos presídios para identificar mandantes e executores a fim de que paguem por seus crimes. A impunidade estimula e protege esses criminosos”, acrescentou.
Carlos Henrique dos Anjos Nascimento (Foto: Divulgação/Coape)
Golinha.