sábado, 21 de novembro de 2015

* Rapidinhas sendo editadas...


* MPF em Mossoró denuncia Laíre, Sandra, Larissa Rosado e mais 12 por esquema de desvio de recursos do SUS.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró apresentou denúncia à Justiça Federal contra o ex-deputado federal Laíre Rosado Filho, contra a esposa dele, a ex-deputada federal Sandra Maria da Escóssia Rosado, e contra a filha do casal Larissa Rosado, também ex-deputada. Os três, juntamente com outros 12 envolvidos (lista abaixo), incluindo o ex-marido de Larissa Rosado, são acusados de montar um esquema para desviar recursos da União destinados à Fundação Vingt Rosado. De acordo com o MPF, o total dos desvios, em valores atualizados, pode chegar a mais de 2,7 milhões.

As investigações do Ministério Público Federal se inciaram a partir de um relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). O trabalho realizado pelo Denasus apontou diversas irregularidades nas licitações deflagradas para utilização dos recursos repassados por meio de convênios, entre o Ministério da Saúde e a Fundação Vingt Rosado, instituição vinculada à família de Laíre Rosado. Vale ressaltar que os créditos orçamentários que permitiram o repasse dos recursos foram todos resultados de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, propostos pela então deputada federal Sandra Rosado.

laire_sandra
Família "unida".

* ‘Quero saber se dinheiro do PSDB veio da sacristia’, dispara Lula.

Entre gritos que pediam “Fora Cunha”, “Fora Levy” e defendiam o rompimento do governo com o PMDB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o PTprecisa priorizar as eleições municipais do ano que vem, sob pena de se prejudicar no pleito presidencial de 2018. Diante da plateia do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT, Lula também levantou suspeitas sobre as doações de dinheiro feitas ao PSDB por empreiteiros ligados à Lava Jato.

“Quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia. Então nosso companheiro Vaccari, que é um companheiro inteligente, pegava dinheiro de propina e o PSDB ia lá no cofre e pegava dinheiro limpo? Até porque tudo o que se fala tem que se ter prova. Não podemos permitir que chamem petista de ladrão”, discursou Lula.
lula_dinheiro
Lula lá!

* 'Deixei seus documentos', diz bilhete escrito por suspeito de roubo no RN.

"Deixei seus documentos". O aviso para um homem que teve o carro arrombado na noite desta sexta-feira (20) no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. O recado foi escrito em um papel e deixado dentro do veículo supostamente pelo suspeito de cometer o crime.

O arrombamento aconteceu na rua Desportivo Francisco Gomes, em frente ao prédio onde o proprietário do carro trabalha. Foram roubados um computador e o som do carro.

A vítima prestou queixa na Delegacia de Plantão da Zona Sul, que fica no bairro de Candelária, e acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) após perceber o crime. No entanto, o suspeito do arrombamento não foi localizado.
Bilhete estava no carro da vítima, que teve o computador e o som roubados nesta sexta (20) (Foto: Cedida)
Bilhete, onde chegamos!

* Voto impresso é passo atrás, diz presidente do STF.

A impressão pela urna eletrônica do voto do eleitor é um “passo atrás”. A definição é do ministro José Antonio Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na noite de quarta-feira (18), o Congresso derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff à lei que prevê a impressão do registro do voto. Para implementar o projeto, Toffoli informa que o tribunal gastará R$ 1,7 bilhão. Ele diz que não há tempo hábil para implementar a medida nas eleições de 2016 e por isso o procedimento deve ser adotado nas eleições gerais de 2018.

O ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, não está sozinho em seu protesto contra a impressão do voto. Carlos Velloso considera “um atraso” a decisão do Congresso de ressuscitar o voto impresso nas eleições. “É a cultura do carimbo, herdada dos portugueses”, diz o ministro aposentado, que vê na iniciativa “um resquício do complexo de vira-latas citado por Nelson Rodrigues. Como os outros países não adotaram, deve estar errado”.
Presidente do STF.

* Mais de 551 mil estudantes fazem provas do Enade neste domingo.

Mais de 551 mil alunos de ensino superior farão, neste domingo, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015. As provas, com duração de quatro horas, terão início às 13h (horário de Brasília). Os participantes devem checar os locais de aplicação da prova com antecedência. Os portões serão abertos ao meio-dia. O Enade é obrigatório e tem o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O estudante que não comparecer ao exame ou deixar o local de prova antes de uma hora após o início das provas ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame. A consulta ao local de prova pode ser feita na página do Enade na internet.j
105
ENADE!

* Rapidinhas na pauta...


* Comerciante e ex-agente penitenciário são mortos na PB.

Dois assassinatos foram registrados em menos de uma hora na noite desta sexta-feira (20) em João Pessoa. Os casos ocorreram no bairro dos Bancários, na Zona Sul da cidade, vitimando um comerciante, e na Torre, área próxima ao Centro da Capital, onde um agente penitenciário aposentado foi morto.

Sobre o fato ocorrido nos Bancários, a polícia informou que estava sendo levantada a hipótese de latrocínio. O comerciante, de 54 anos, teria reagido a um assalto e foi atingido por três disparos no abdome. Ele ainda foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas morreu antes de dar entrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A Polícia Militar não tinha informações sobre a identidade dos assaltantes que cometeram o crime. No bairro da Torre, de acordo com dados apurados pela PM, a vítima era um ex-agente penitenciário e, atualmente, cumpria pena no regime semiaberto. O motivo do cumprimento da pena ainda era avaliado pela polícia até as 21h20 desta sexta.

“Ele estava em uma motocicleta com a esposa quando uma dupla em outra moto efetuou os disparos”, disse um dos policiais que estiveram no local da ocorrência. Segundo ele, os criminosos tinham apenas o ex-agente como alvo. Ele morreu no local e ficou com a moto caída por cima do corpo. A mulher não se feriu, mas precisou de suporte da PM, pois ficou bastante abalada. As motivações para o homicídio e os respectivos autores eram desconhecidos pela polícia.
assalto mao armada
Assassinatos.

* Será? Lambança da PF pode melar a Lava Jato.

Advogados de réus da Lava-Jato aguardam para os próximos dias o resultado da nova sindicância da Polícia Federal sobre escutas encontradas na cela de Alberto Yousseff em Curitiba. Esperam a confirmação de que houve o grampo para tentar anular toda a operação com recursos ao tribunais superiores.

Os advogados não esperam conseguir empastelar a Lava-Jato, como Marcio Thomaz Bastos fez com a Castelo de Areia, em 2010, mas se darão por satisfeitos se conseguirem macular a investigação e afastar os delegados que conduzem o caso. Para isso, contam com a pressão do PT sobre José Eduardo Cardozo. O partido quer que o ministro, uma vez constatado o grampo, intervenha em Curitiba e troque o comando da PF.
201507281014230000009213
PF em ação!

* Servidores efetivos do Governo do Estado devem realizar o censo previdenciário.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desde o dia 26 de outubro de 2015 realiza o Censo Cadastral Previdenciário do RN.

Aproximadamente 99 mil servidores efetivos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), entre ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual foram convocados a comparecer com a documentação necessária (ORIGINAIS ou CÓPIAS AUTENTICADAS) para o recadastramento.

A atualização da base de dados de previdência segue até março de 2016. O recadastramento é uma obrigação legal e realizado de forma presencial. O servidor ativo ou aposentado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao período do recadastramento, ficando a liberação condicionada à realização do censo.