segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

* Suspensa cobrança de habilitação para cinquentinhas de novo.

As boas notícias para os condutores de ciclomotores, as populares cinquentinhas, continuam. Depois da enxurrada de exigências para o emplacamento e da redução do valor do DPVAT, a boa agora é que está suspensa, novamente, a exigência de habilitação para quem conduz os veículos com até 50 cilindradas. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), legislador máximo em trânsito no País, promoveu alterações no processo de retirada da ACC (Autorização para Conduzir Condutores), dando até 29 de fevereiro de 2016 para que o documento seja retirado.

E um prazo de 180 dias, contados a partir de hoje, para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Detrans se estruturem adquirindo ciclomotores para que os candidatos possam se submeter ao exame. Ou seja, quem estiver conduzindo uma cinquentinha a partir desta sexta-feira terá que ter apenas o veículo emplacado (ou com o trâmite de emplacamento iniciado. Não será exigida a ACC ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A, que voltou a ser cobrada pelo Detran-PE há uma semana e que estava resultando em multas de R$ 574,62.
cinquentinha1
Vai e vem!

* Eita: Em nota, Femurn avisa que prefeituras do RN pagarão salário de dezembro até 10 de janeiro.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte emitiu uma nota oficial, há poucos instantes, afirmando que as prefeituras potiguares acordaram que pagarão o salário de dezembro até o dia 10 de janeiro.

Veja a nota na íntegra:

Em alternativa às recorrentes reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante todos os meses do ano e da frustração da arrecadação de impostos sentida por todas as cidades brasileiras, as Prefeituras potiguares decidiram em consonância que o pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro de 2015 será efetuado no prazo até o dia 10 de janeiro.

As Prefeituras encerram o ano com extremas dificuldades nas finanças públicas, ampliadas pela não complementação dos repasses do FUNDEB e pela redução de 31% no FPM de dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior. A medida foi apoiada por toda a diretoria e associados da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e acordada com Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal (FETAM/RN), que levou em consideração o pagamento do 13º salário dos servidores já agora em dezembro e o aumento das despesas durante este período nas cidades. O prazo de 10 de janeiro atende a uma solicitação da FETAM, que aguardava a definição de uma data pelas Prefeituras.
Nota preocupante.

* Bandidos arrombam caixas eletrônicos na Zona Sul de Natal.

Uma quadrilha arrombou dois caixas eletrônicos na madrugada desta domingo (20), na agência do Banco do Brasil, na Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos usaram maçaricos para arrombar os terminais.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 4h. Quatro homens teriam participado da ação que durou cerca de 50 minutos. Os criminosos fugiram e o crime só foi percebido no início da manhã deste domingo.
Mais um para estatística. 

* Prazo para agricultor saldar dívidas com o Pronaf termina dia 30.

Mesmo com desconto de até 70% da dívida em atraso, a procura de assentados e beneficiários do crédito fundiário para quitar os empréstimos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é baixa. O prazo, que estava encerrado desde 30 de junho de 2015, foi reaberto até 30 de dezembro deste ano

Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atualmente 203 mil produtores estão em dívida com o programa. Dos 100 mil agricultores que acessaram o crédito pelo Banco do Brasil, 30% solicitaram a liquidação das dívidas. Pelo Banco da Amazônia (Basa), dos quase 30 mil devedores, 6 mil renegociaram ou quitaram os débitos. Pelo Banco do Nordeste (BNB), são 40 mil que podem solicitar o serviço.
pronaf
PRONAF.

* Mais de 50 mil romeiros comemoram reconciliação histórica do Padre Cícero em Juazeiro do Norte.

Com lágrimas no rosto e um forte sentimento de gratidão. Assim a romeira paraibana, Francisca de Lima Pereira, de 82 anos, vivenciou o momento da leitura da carta mensagem do Papa Francisco, tratando da ‘reconciliação histórica’ da Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista, após 123 anos de o sacerdote ser afastado de ordens. A informação é do Diário do Nordeste. Cerca de 50 mil romeiros, segundo estimativa da Igreja, participaram do momento do anúncio, durante a última missa do ano dedicada ao religioso, que acontece no dia 20 de cada mês.

O bispo dom Fernando Panico, que presidiu a celebração, concelebrada por diversos padres da Diocese e bispos de outros estados, disse que o caminhão pau-de-arara do romeiro poderá trafegar para Juazeiro do Norte, a partir da romaria de Natal, que começa esta semana, quando a cidade recebe milhares de pessoas.

A missa contou com a presença de autoridades como o governador do estado, Camilo Santana, que destacou o momento de conquista para os romeiros, e compartilha da alegria, que considera de grande importância para os fiéis. A missa foi celebrada às 6 horas, no largo do Socorro, de frente à Capela onde estão sepultados os restos mortais do sacerdote. No final, o celebrante depositou rosas sobre o túmulo do religioso. Um quadro com a imagem do ‘padim’ foi afixado de frente ao altar.

Desde que a carta foi anunciada em Crato, no último domingo, durante a abertura do Ano do Jubileu da Misericórdia, na Sé Catedral, igreja que o Padre Cícero foi batizado e celebrou sua primeira missa, as comemorações não param nas cidades no Cariri, principalmente em Juazeiro. Datado de 20 de outubro, o documento foi escrito pelo secretário de Estado do Papa Francisco, Pietro Parolin, e hoje integralmente lido durante a missa.
missa_juazeiro
Romeiros aos milhares.

* STF nega pedido de filho de Lula para ter acesso à investigação.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia negou a concessão de uma liminar (decisão provisória) pedida pelo empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, para ter acesso à íntegra do inquérito que o investiga na Operação Zelotes.

O conteúdo da decisão da ministra não foi divulgado pelo Supremo. Os advogados alegavam que não conseguiram a liberação de todo o material envolvendo a investigação e isso prejudica a defesa do empresário, ferindo entendimento do próprio Supremo.

As empresas de marketing esportivo de Luís Cláudio, a LFT e a Touchdown, são alvos da operação porque a LFT recebeu R$ 2,5 milhões da empresa do lobista Mauro Marcondes Machado, investigado sob suspeita de compra de medidas provisórias em benefício do setor automotivo.
carmen-lucia-300
Ministra Carmem Lúcia.

* Empresários suspeitos de fraude em licitação da SETHAS são liberados.

Depois de ouvir os empresários presos na última sexta-feira (18), acusados de tentativa de fraude na SETHAS, juiz Gabriel Maia Neto decidiu pela liberação do grupo.

Foram soltos Luís Alberto Barbalho, Luiz Alberto Moura, Gustavo Henrique, Jadilson Berto Lopes, Martinho Ferreira da Silva, Jones de Oliveira, Patrícia Martins Lucena e Wbiranilton Linhares. Pesava contra eles a acusação de “combinamento” de preços no pregão para alimentos fornecidos os Restaurantes Populares.
martelo juiz
Justiça!

* Em Caraúbas, Secretaria de Saúde irá realizar atividaddes educativas/preventivas contra o Aedes Aegypti.

Visando combater de uma forma preventiva educativa o mosquito Aedes Aegypti em Caraúbas/RN, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde irá desenvolver nesta próxima semana algumas atividades para o combate do inseto transmissor da Dengue, febre chikungunya e do Zika, doença que vem sendo especulada como possível causadora dos casos de microcefalia em todo Brasil.

Durante a Segunda (21) e terça (22), serão realizadas atividades de cunho educativas e na quarta (24), sendo o dia em que a secretaria irá promover uma carreata saindo da sede da pasta da saúde municipal, a partir das 07h visando chamar atenção da população para a temática em todos os bairros e contando com o apoio das Equipes de Saúde da Família da zona Urbana. 

Lembrando que com a chegada do período chuvoso é importante a população ficar alerta para possíveis focos de acumulo de água, locais tido como ideal para a proliferação do mosquito, tais como: copos descartáveis, plásticos, garrafas, etc.
Aedes Aegypti mosquito da dengue (Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP) 
Aedes aegypti esse é o inimigo da saúde nacional.

* Em Caraúbas, Colação de Grau do Ensino Infantil Municipal contou com grande público na noite do último sábado(19).

Na colação de grau dos Centros Municipais de Ensino Infantil da zona urbana, professores, pais e formandos lotaram a o Ginásio da Escola Municipal Josué de Oliveira. Os 76 alunos foram diplomados na cerimônia realizada na noite do último sábado (19).

A Colação de Grau coletiva contou com as crianças alunas do Centros Municipais de Ensino Infantil “Giselda Fernandes”e “Maria Madalena Rozendo”,do  Jardim de Infância “Hugolino D’Oliveira”, e da Escola Municipal “Josué de Oliveira”.

Na mesa do cerimonial, além dos diretores, entre outras autoridades, participaram o secretário do desenvolvimento da educação e do desporto no município, Robenildo Lima, e o hoje controlador do município, Gilvandro Jácome. Devido ter sido submetido a uma cirurgia recente, o Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira não pode se fazer presente, esclareceu o cerimonial.

A Benção dos Anéis de Colação de Grau, o Pastor da Igreja de Cristo, Givanildo Leite levou um pouco da palavra cristã, pediu a todos que contribuíssem nos ensinamentos das crianças que são o futuro da sociedade.

Com a entrega dos diplomas o cerimonial, em nome da administração municipal, proferiu últimas palavras da noite. “Devemos conduzir as nossas vidas depositando em cada ser sementes; de alegria, brincadeiras, doçuras, e principalmente, Amor! Pois, é através deste que teremos uma de suas maiores ferramentas que é sermos interpretes de sonhos.”, disse a Professora Elizabeth Câmara, a cerimonialista.
 Bonita festa.
ACPMC

* IBGE contrata FGV para organizar concurso com 600 vagas. Salário de até R$ 7.662 reais.

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está cada vez mais próximo. O órgão publicou no Diário Oficial da União o extrato de contratação da organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O edital deve ser publicado ainda no mês de dezembro.

São 600 vagas autorizadas sendo 460 para Técnico, 90 para Analista e 50 para Tecnologista. A remuneração é de R$ 4.858,61 para nível médio e R$ 7.662,49 para nível superior.
IBGE IBGE deverá abrir concurso público com 660 vagas em breve
Concurso à vista! 

* Polícia Rodoviária Estadual aborda mais de 80 veículos na estrada de Tibau.

Com a chegada do verão, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) tem intensificado a fiscalização nas principais rodovias do estado. Na RN 013, que liga ao município de Tibau, na Região Oeste, o CPRE realizou neste sábado (18) uma barreira policial que resultou na abordagem de 82 veículos, entre motos e carros.

Na ação foram realizados 27 testes de alcoolemia, cinco auto de infrações e um veículo foi recolhido ao Pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O objetivo da ação é diminuir o número de acidentes de trânsito na rodovia que é constantemente utilizada por turistas e nativos durante o verão.
PM_tibau
Condutores sendo abordados.

* Entre deputados, 42% são pró e 31% contra o impeachment.

Pesquisa Datafolha feita com deputados federais mostra que há mais parlamentares decididos a votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff do que os que anunciam ser contrários ao afastamento dela. Nenhum dos dois lados, no entanto, já tem os votos suficientes para sair vencedor. A decisão está na mão de uma parcela de 27% dos deputados, o equivalente a 138 parlamentares, que ainda não se definiram ou não responderam à pesquisa.

No levantamento, realizado entre os dias 7 e 18 de dezembro, 42% dos deputados afirmaram que são favoráveis ao afastamento, o equivalente a 215 votos. Para o impeachment passar na Câmara, são necessários, ao menos, 342 votos, ou dois terços do total. Faltam, portanto, 127 votos. Do outro lado da disputa, 31% dos parlamentares afirmaram que votariam contra a aprovação do impeachment da presidente. Projetando-se esse percentual ao total de votantes, seriam 159 votos garantidos pró­-Dilma. Faltam 12 apoios confirmados para que a presidente atinja a marca de 171 votos, suficiente para sobreviver no cargo.