domingo, 24 de janeiro de 2016

* Em Caraúbas, moradores fazem denúncia contra a prefeitura.

Os moradores da Rua Benjamin Constant, Leandro Bezerra/Caraúbas, entraram em contato com o blog para denunciar que muitos objetos e lixo estão amontoados nas imediações da Praça de Eventos e esse fato lamentável está causando males a estrutura da praça e aos moradores visto que caminhões entre outro veículos estão passando sobre a estrutura da praça e isso está trazendo prejuízos para a municipalidade como um todo.

A festa de São Sebastião já foi concluída a alguns dias e muitos ainda precisar ser retirado daregião acima citada.

Na denuncia os moradores clamam para que a prefeitura possa fazer algo o quanto antes para sanar essa triste constatação.

Bora pessoal, isso é para ser feito no dia seguinte aos festejos, oh povo amador!!!

Eita que assim fica difícil.

* Algumas curiosidades sobre o Distrito de São Geraldo.

A viúva Chiquinha da Costa , proprietária do Sítio Cumbe, não teve filhos.
A primeira criança nascida no Sítio Cumbe foi ADETE GUIOMAR DA MOTA ( minha mãe).

No ano de 1936, SILVÉRIO MARINHO DA MOTA, comprou 105 braças de terra e se tornou o maior proprietário do Sítio Cumbe, que hoje recebi o nome de São Geraldo.

SILVÉRIO MARINHO DA MOTA sonhava com o desenvolvimento desse sítio e lutou para torná-lo município.

Antes de morrer Silvério viu alguns dos seus sonhos realizados, um deles foi o desenvolvimento do Sítio Cumbe, atual distrito de São Geraldo, pois quando ele morreu já havia mercado, escola, cemitério entre outras coisas.

A feira de São Geraldo era aos domingos, e muito visitada por pessoas da redondeza, os seus produtos eram vendidos pra muita gente, inclusive vinham caixeiros viajantes somente para vender seus produtos na feira.

Por Fátima Mota , neta de Silvério Marinho da Mota, fundador do Distrito de São Geraldo.
Distrito de São Geraldo/Caraúbas.
Imagem: Ozenilda Morais.

* Pluviometria no município de Caraúbas.



PLUVIOMETRIA

Posto – CARAÚBAS / MÊS  DE  JANEIRO   DE   2016

Município: CARAÚBAS/RN

DIA
     LEITURA ÁS
        7 HORAS
     ANOTAR AS OCORRÊNCIAS
          HAVIDAS NO POSTO
1
0,0

2
0,0

3
0,0

4
0,0

5
0,0

6
0,0

7
9,3

8
1,5

9
21,0

10
11,0

11
0,0

12
0,0

13
0,0

14
0,0

15
0,0

16
0,0

17
11,5

18
36,0

19
9,0

20
0,0

21
12,0

22
11,0

23
66,0

24
24,0

25
0,0

26
0,0

27
0,0

28
0,0

29
0,0

30
0,0

31
0,0


TOTAL: 212,3 Milímetros  / Máxima 66,0 mm / Dias Com Chuva:  11

                  
                                 Manoel Lúcio Fernandes Filho
                                                 Observador

* Coape transfere 33 presos após quebra-quebra em CDP de Natal.

Presos do Centro de Detenção Provisória do bairro de Pirangi, na Zona Sul de Natal, fizeram um motim na noite deste sábado (23). Por mais de uma hora, os ânimos ficaram exaltados. Grades foram quebradas, parte da parede de um dos banheiros foi derrubada e colchões, redes e lençóis queimados por causa da superlotação no local. “O CDP tem capacidade para 35 presos, mas estava com 75”, confirmou Durval Franco, diretor da Coordenadoria de Administração Penitenciária do estado.

Ainda segundo Durval, a situação no CDP só foi controlada com a transferência de 33 internos, que foram levados para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Alcaçuz é a maior unidade prisional do estado. Tem capacidade para 620 detentos, mas abriga atualmente 1.070 homens.

“Nesses casos, utilizamos a triagem de Alcaçuz. Até ontem à tarde, todos os presos do pavilhão 4 estavam lá, enquanto secava a concretagem do último túnel encontrado. Voltaram todos pro pavilhão. Eram mais de 200. Foi dessa forma que foram feitas as reformas de todos os pavilhões de Alcaçuz no ano passado”, explicou o diretor.

Ainda de acordo com o Durval, o CDP de Pirangi funciona como um centro de triagem. Depois de presos pela polícia, é para lá que todos são levados. E de lá, são direcionados para outras unidades prisionais. “Pela dificuldade de vagas no sistema, alguns presos acabam passando até 20 dias pra serem transferidos. Imagine a tensão que isso acaba criando. A capacidade é pra 35 presos e estavam custodiados 75 ontem. O resultado foi termos que retirar 33 presos para acalmar os ânimos e reparar os danos na cela”, ressaltou.
Policiais militares foram acionados para acalmar os ânimos no CDP de Pirangi (Foto: Divulgação/PM) 
Policiais militares foram acionados para acalmar os ânimos no CDP de Pirangi.

* Novo comandante da PM do RN vai a Alcaçuz e diz que policiais são 'heróis'.

“Nossos policiais militares são heróis”. Segundo o novo comandante-geral da PM do Rio Grande do Norte, coronel Dancleiton Pereira, foi esta a impressão que ele teve após visitar a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do estado. A visita, com o objetivo de verificar pessoalmente as condições de trabalho da guarda carcerária, aconteceu na tarde deste sábado (23).  Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Atualmente, a penitenciária possui aproximadamente 1.100 presos.

Esta foi a primeira visita que o coronel fez a um presídio do estado já na condição de comandante-geral da PM potiguar. “Nossos presídios não seguram ninguém. Aqui em Alcaçuz, as guaritas são muito velhas. As escadas estão enferrujadas e é complicado subir nelas. Falta estrutura para que o policial militar faça o trabalho dele”, acrescentou, dizendo que vai solicitar ao governo que as guaritas sejam reformadas.

Embora a condição física seja ruim, o coronel garantiu que as 10 guaritas que circundam Alcaçuz estão ocupadas, diferentemente do que vinha acontecendo há alguns dias. 

Na semana passada, por exemplo, presos escaparam da penitenciária passando por baixo do muro. Os detentos cavaram um buraco entre duas guaritas que estavam sem policiamento. Isso aconteceu duas vezes. Na madrugada do dia 19, três presos fugiram. Já na madrugada do dia 21, foram dez. No dia seguinte, ainda houve uma terceira tentativa, mas desta vez a guarda externa conseguiu evitar que outros 9 internos fugissem mato a dentro.
Do alto de uma das guaritas de Alcaçuz, coronel Dancleiton constatou que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos policiais militares que fazem a guarda da penitenciária (Foto: Divulgação/PM) 
Do alto de uma das guaritas de Alcaçuz, coronel Dancleiton constatou que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos policiais militares.

* Mãe e filha são assassinadas a tiros dentro de casa em Parnamirim.

G1/RN – Mãe e filha, uma mulher de 29 anos e uma menina de apenas 8, foram mortas a tiros na noite deste sábado (23) dentro de casa em Parnamirim, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Civil, o alvo dos criminosos seria a mãe. Um homem que também estava na residência, mas que ainda não se sabe se é parente das vítimas, também foi baleado. Ele levou um tiro na barriga, foi socorrido e permanece internado. Ninguém foi preso.

Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius contou ao G1 que o duplo homicídio aconteceu dentro da casa da família, que fica no bairro de Monte Castelo. “Havia uma comemoração no local. Quando chegamos, encontramos muitas latas de cerveja. A família fazia algum tipo de festa”, relatou. “Pelo as informações que recebemos, três homens entraram na residência em busca de Rosimeire Martins da Silva, que foi baleada na garagem. A filha dela, Wislla Raylla Martins Viana, tentou correr para a cozinha, mas também foi atingida pelos disparos. Foi uma atitude covarde. O tiro atravessou as costas da menina”, acrescentou.

Ainda de acordo com o delegado, a garota morreu na hora. Rosimeire ainda chegou a ser socorrida, mas também não resistiu. “Já temos a identificação de pelo menos um dos assassinos. Ainda fizemos buscas por ele durante a noite e madrugada, mas não conseguimos encontrá-lo”, disse Marcos Vinícius.
mae_filha
Filha e mãe que foram assassinadas.

* República Dominicana confirma dez casos de vírus Zika.

A República Dominicana informou que foram confirmados dez casos do vírus Zika, suspeito de causar graves deficiências congênitas em recém-nascidos. O ministro da Saúde da República Dominicana, Altagracia Guzman, disse que os testes de laboratório das amostras enviadas para os Estados Unidos confirmaram dez em 27 casos suspeitos.

“À luz desta descoberta é indispensável a adoção de medidas rigorosas em toda a nação para evitar e conter esta doença”, disse Guzman. O vírus Zika tem sido relacionado com casos de microcefalia e outras alterações congênitas em recém-nascidos e com maior incidência de abortos em mulheres grávidas.

* Sisu: prazo para matrícula termina terça-feira.

Os estudantes que conseguiram uma vaga em instituição pública de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até a próxima terça-feira (26) para fazer a matrícula. Nessa etapa, cabe ao estudante verificar na instituição de ensino em que foi aprovado o local, horário e os procedimentos para a matrícula.

Quem não foi selecionado na chamada regular pode aderir à lista de espera até o dia 29 deste mês. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu. A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro e cabe às próprias instituições de ensino.

* Filho de Ciro Gomes foi atingido por disparo de arma de fogo.

O filho do ex-ministro Ciro Gomes, Júlio Ciro, foi atingido por um disparo de arma de fogo durante tentativa de assalto. A ocorrência foi registrada na noite de hoje (23), em Fortaleza/CE.

Júlio foi interceptado por dois homens de moto na rua Dragão do Mar, sendo atingido na virilha. Ele foi socorrido ao Hospital Monte Klinik, onde ficou em observação.

“Em atenção à opinião pública, informo que um dos meus filhos sofreu tentativa de assalto próximo à Praia de Iracema, em Fortaleza, por volta das 21h deste sábado. Ele foi ferido com um tiro mas, graças a Deus, sem maior gravidade e não corre risco de morte. Nossa família agradece a todas as manifestações de solidariedade que estamos recebendo”, disse Ciro Gomes em nota à imprensa.
criro_julio
Filho e pai.

* Advogado do filho de Lula diz que operação perdeu foco.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o filho de Lula na operação zelotes, afirma também que a operação abandonou o foco nas fraudes do Carf para abraçar a agenda política de atingir o ex-presidente Lula e seus familiares. 

Luis Cláudio Lula da Silva, filho caçula de Lula, é investigado porque sua empresa recebeu R$2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, acusada de negociar a edição de uma Medida Provisória que beneficiou montadoras.
lulinha
Filho de Lula.