sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

* Lula está angustiado e se considera perseguido.

O inferno imobiliário e o título de “investigado” transtornaram Lula. Na definição de um amigo que conversou com ele, o ex-presidente está angustiado. Considera-se perseguido e desrespeitado.

Em silêncio desde 20 de janeiro, quando disse a blogueiros orgulhar-se de não haver no país alma mais honesta do que ele, Lula esboça uma resposta política em complemento à ação de seus advogados. Planeja utilizar as celebrações do aniversário do PT, no final do mês, como palco de sua reação. Os festejos partidários incluirão o desagravo a Lula.

De resto, Lula passou a considerar a hipótese de participar da propaganda de dez minutos que o PT exibirá neste mês em rede nacional de rádio e tevê. Ele havia informado que não daria as caras. Mas cogita reconsiderar.
lula_perseguido
A escuridão do mito petista.
Por Josias de Souza

* Vai ter efeito em Caraúbas? Janela partidária já causa sangria nas legendas.

A ‘janela partidária’ prevista para abrir no próximo dia 18 começa a causar sangria em todos os partidos, da base e oposição. O PSDB vai perder, por baixo, quatro deputados, entre eles Alfredo Kaefer (PR) e Delegado Valdir – embora negue, os pares confirmam saída, porque não terá a legenda para disputar a prefeitura de Goiânia.

A despeito de a ‘janela’ não ter efeito sobre cargos majoritários, o senador tucano Alvaro Dias já entrou para o PV, com sonho de disputar o Planalto – a exemplo do deputado Jair Bolsonaro, que troca o PP pelo PSC, pelo qual tentará primeiro, este ano, a prefeitura do Rio. Weliton Prado (MG) deixa o PT pelo Partido da Mulher Brasileira.

Caso curioso é o PP. Enrolado na Lava Jato, perde só dois deputados – Bolsonaro e Missionário Olímpio (SP) e vai ganhar cinco membros. “Imagina o que estão dando para esse pessoal entrar na legenda”, brinca um cacique à coluna Esplanada.

E em Caraúbas o que ira mudar com a janela?

É aguardar!
pessoa_janela
Janela política será mais aberta.

* Por que o Carnaval acontece tão cedo em 2016?.

Em 2011 a terça-feira de Carnaval foi em 8 de março. Em 2015 caiu em 17 de fevereiro, bem mais cedo. Mas agora em 2016 a terça de Carnaval acontece ainda mais cedo, no próximo dia 9 de fevereiro. Você sabe porque a data do Carnaval muda a cada ano? E por que o Carnaval acontecerá tão cedo em 2016?

Tudo gira em torno da data da Páscoa que, de uma forma mais moderna, é obtida pela seguinte regra astronômica: “A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorrer a partir do dia 21 de março”. Note que 21 de março é a data aproximada do equinócio (de outono, no hemisfério sul, ou de primavera, no hemisfério norte).

Para descobrir a data da terça-feira de Carnaval basta seguir os passos descritos abaixo (e numerados na figura/calendário acima). Quatro passos para calcular a data da terça de Carnaval:

1° passo:
Procure no calendário o dia 21 de março, data aproximada do equinócio. Em 2016 é uma segunda-feira.

2° passo:
Consulte um calendário lunar confiável para descobrir em que dia vai acontecer a primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016, a primeira Lua Cheia depois de 21 de março acontece logo no dia 25 de março, quarta-feira.

3° passo:
Encontre o primeiro domingo depois dessa primeira Lua Cheia depois de 21 de março. Em 2016 é o dia 27 de março. Você acaba de descobrir a data da domingo de Páscoa. E é claro que um dia antes da Páscoa é o Sábado de Aleluia e dois dias antes a Sexta-Feira da Paixão.

4° passo: A terça-feira de Carnaval acontece exatamente 47 dias antes do domingo de Páscoa. Confira no calendário acima, onde contei os dias até chegar na terça de Carnaval que em 2016 é 9 de fevereiro.
calendario
Explicado.
UOL

* Tragédia: Mãe e filho de 1 ano são baleados em Mossoró; pai é morto.

G1/RN – Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (04) no bairro São Manuel, em Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a mulher e um filho do casal, um menino de 1 ano, foram baleados e socorridos ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo a PM, o crime aconteceu na Rua da Harmonia. Bruno Henrique da Silva Ferreira estava na frente de casa com a mulher e a criança quando dois homens chegaram em uma motocicleta e começaram a atirar.

As vítimas foram socorridas, mas Bruno não resistiu. A mulher levou um tiro na região das nádegas e a criança foi baleada próximo a clavícula. O estado de saúde dos dois é considerado estável. De acordo com a polícia, Bruno tinha sofrido uma tentativa de homicídio em 2011. A polícia acredita que o motivo do crime tenha sido acerto de contas. Ninguém foi preso.
1 (2)
Socorristas em ação.