domingo, 14 de fevereiro de 2016

* Um grande homem: Cristovam troca PDT pelo PPS e pode se candidatar em 2018.

O senador Cristovam Buarque decidiu deixar o PDT depois de mais de uma década para se filiar ao PPS. A mudança deve ocorrer na próxima quarta-feira (17).

Cristovam é cotado para ser candidato a presidente da República pelo partido, em 2018.

Em conversa com o Blog, neste domingo (14), Cristovam confirmou sua decisão de mudar de partido. Ele lembrou que, quando deixou o PT para se filiar ao PDT, o partido era de oposição.

"Saí do PT quando o PT estava no auge do poder. Depois disso, Carlos Lupi pegou um ministério e entrou no governo e sempre dizia que o PDT sairia em dois meses, o que nunca aconteceu", declarou o senador.

Ele ainda alfinetou o movimento do PDT de lançar Ciro Gomes como candidato ao Planalto.

Ressaltando que Ciro nada tem a ver com casos de corrupção, Cristovam disparou: "Ciro é o Maluf do PT, já que os militares apoiaram Maluf no fim da ditadura para continuar no poder com um civil."

A avaliação de Cristovam é que o PT pode apoiar Ciro Gomes em 2018 para continuar no poder. Ao Blog, o senador reclamou sobre o fato de o PDT não ter proposto prévias abertas para a definição das candidaturas do partido.

Questionado sobre sua candidatura à Presidência pelo PPS, Cristovam não descarta esse cenário. "Agora, não vou para o PPS com o compromisso de ser candidato", disse.
Neste domingo, Cristovam Buarque também criticou o governo. Para ele, o país está decadente e o Estado quebrou.
senador-cristovam-buarque
Esse merece. 
 Gerson Camarroti.

* Tem cada uma: Homem é preso após desenterrar o cadáver da mãe no interior do RN.

G1/RN: Um homem foi preso na noite desta sexta-feira (12) após desenterrar o corpo da mãe do cemitério público da cidade de Ipueira, distante 305 Km de Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem afirmou que queria levar o corpo da mãe para ser enterrado em outro túmulo para que ela ficasse 'junto dele quando morresse'.

Segundo o delegado Valério Kurten, da 3ª delegacia Regional de Caicó, o homem foi denunciado por pessoas da própria família e de familiares de outras pessoas enterradas no local. "Ele disse ter alguns desentendimentos com a família e que queria transportar o corpo da mãe para outro terreno, aonde ele também seria enterrado quando morresse", explicou o delegado.

Ainda de acordo com Kurten, o homem chegou a perguntar ao coveiro sobre o procedimento necessário para remover o corpo da mãe do cemitério, no entanto, como era necessário o consentimento dos demais familiares, ele teria decidido entrar no cemitério durante a noite para retirar o corpo.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a delegacia, aonde foi autuado por violação de sepultura. Caso seja condenado, o homem pode pegar uma pena de um a três anos de reclusão mais multa. Como o crime praticado é de baixo potencial ofensivo, o delegado arbitrou uma fiança no valor de R$ 300, no entanto, o homem não teve condições de pagar o valor.

* Três delatores da Operação Lava-Jato podem perder benefício.

Três delatores da Operação Lava-Jato estão ameaçados de perderem o benefício do acordo de colaboração, como a redução de punições e suspensão de processos judiciais. Os doleiros Roberto Trombeta e Rodrigo Morales e o empresário Fernandou Hourneaux de Moura, ligado ao ex-ministro José Dirceu, foram alvos de pedidos do Ministério Público, na sexta-feira, para que seja investigado se eles descumpriram o trato fechado com a Procuradoria e homologado pela Justiça.

Se o juiz da Lava-Jato no Paraná, Sérgio Moro, julgar que houve violação, o trio perde os benefícios, mas as provas produzidas continuam válidas, segundo avaliação do Ministério Público. A imprensa não localizou as defesas dos três delatores. Depois que Moura mentiu para Sérgio Moro, treze defensores dele abandonaram o caso, como Pedro Iokoi.

* Parece Caraúbas: Prefeitura de Acari inicia corte de terra na zona rural.

A Prefeitura Municipal de Acari, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento deu início aos procedimentos relativos ao trabalho do corte de terra nesta semana. De acordo com informações do titular da pasta, Ari do Hospital, os tratores começaram a operar na comunidade Beira do Rio, localidade onde as precipitações de chuvas foram mais intensas. Uma ação que beneficiará centenas de agricultores familiares.

Os trabalhos estão prosseguindo normalmente, entretanto, a grande quantidade de comunidades, não permite que os procedimentos sejam tão rápidos. Alguns agricultores, de determinadas localidades, estão solicitando para que o corte inicie após o retorno das chuvas.

Blog: Em Caraúbas, essa realidade é apenas um sonho remoto!!!
12744759_586518258162025_6358854612418977325_n-e1455376221146
Trator em ação.

* Nossa: Mulher tenta matar ex-marido em seresta em Mossoró.

Uma mulher tentou matar seu ex-marido na noite deste sábado (13) durante uma seresta em um bar localizado na Rua Marinha Mendes, no Alto São Manoel, Mossoró.

Segundo informações colhidas do 190 RN, a mulher, que não foi localizada pela PM, teria visto seu ex-marido, identificado como Alderí Francisco da Silva, de 41 anos de idade, e partido para cima dele, desferindo um golpe de faca na região das costas.

Alderí foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, e depois de receber os primeiros socorros, foi transferido por uma Ambulância do Samu para o Hospital Tarcísio Maia.
mulher faca
Faca é bronca.

* Semana no congresso: contas do governo e processos contra Cunha e Delcídio estão na pauta.

Após mais de uma semana com os corredores completamente vazios por causa do carnaval, deputados e senadores retomam as atividades nesta terça-feira (16). A volta ao trabalho dos parlamentares deve ser marcada pelos debates em torno dos processos de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O senador, preso na Operação Lava Jato, tem até a próxima quinta-feira (18) para apresentar defesa ao Conselho de Ética e convencer os colegas de que não quebrou o decoro parlamentar ao oferecer dinheiro e sugerir uma rota de fuga para livrar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró da prisão.

O Conselho de Ética da Câmara voltará a analisar o parecer do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) pela continuidade das investigações contra o presidente da Casa. A votação desse relatório, em dezembro, foi anulada pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), a pedido de Carlos Marun (PMDB-MS), ambos aliados de Cunha.

Outro assunto que também estará sob os holofotes é o relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) com parecer contrário ao entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomendou a rejeição das contas do governo de 2014. Apresentado no final de dezembro, o relatório defende a aprovação, com ressalvas, das contas da presidenta Dilma. A expectativa é que o relatório seja votado até 6 de março.