sexta-feira, 11 de março de 2016

* Vereador Francisco de Assis assume comando estadual do PRB.

Além de outros militantes históricos, o vereador natalense Bispo Francisco de Assis também desembarcou do PSB. Candidato à reeleição, ele assumiu o comando estadual do PRB, assim que foi aberta a janela partidária. Francisco de Assis está no seu terceiro mandato.
bispo_francisco
Bispo Francisco de Assis.

* Juiz homologa dispensa de Lula como testemunha de Bumlai.

O juiz Sérgio Moro homologou hoje (11) o pedido de dispensa do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como testemunha de defesa do empresário José Carlos Bumlai, réu na Operação Lava Jato. O depoimento de Lula tinha sido marcado para segunda-feira (14), às 9h, por videoconferência, na Justiça de São Paulo. De acordo com o Código de Processo Penal (CPP), o réu pode desistir da oitiva de testemunhas arroladas por ele.

Em troca do depoimento presencial, Lula enviou, por meio da defesa de Bumlai, esclarecimentos por escrito ao juiz. O ex-presidente afirmou que é amigo de Bumlai desde 2002 e que nunca tratou de assuntos políticos com o pecuarista. Lula também informou que nunca teve conhecimento de que Bumlai tenha usado a amizade com ele para obter vantagens em qualquer tipo de negócio.
bumlai_lula
Burlai e Lula amigos das antigas.

* Amigão pede dispensa de Lula como testemunha de defesa.

A defesa do pecuarista José Carlos Bumlai pediu hoje (11) ao juiz federal Sérgio Moro dispensa do depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como testemunha de defesa do empresário. O depoimento foi marcado para segunda-feira (14), às 9h, por meio de videoconferência, na Justiça de São Paulo.

Em troca do depoimento presencial, Lula mandou esclarecimentos por escrito ao juiz. O presidente disse que é amigo de Bumlai desde 2002 e que nunca tratou de assuntos políticos com o pecuarista. Lula também informou que nunca teve conhecimento de que Bumlai tenha usado a amizade com ele para obter vantagens em qualquer tipo de negócio. Os depoimentos ocorrem na ação penal em que Bumlai e mais 10 investigados na Operação Lava Jato foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
bumlai_lula
Burlai e Lula amigos das antigas.

* Rapidinhas na pauta...


* Impeachment de Dilma poderá ser analisado em 45 dias.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reafirmou nesta sexta-feira (11) que dará prosseguimento à abertura do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, tão logo o Supremo Tribunal Federal decida sobre os recursos da Câmara contra o rito de tramitação do impeachment definido pelo próprio STF. A decisão final do STF sobre o caso está marcada para a quarta-feira (16). Segundo o presidente, 45 dias são um prazo razoável para a tramitação do impeachment na comissão especial encarregada de analisá-lo.

Cunha, no entanto, disse não poder garantir que a comissão será instalada já na quinta-feira (17). “Na quinta eu darei prosseguimento, mas não posso dizer que vou instalar [a comissão especial]; vai depender do que o Supremo decidir. Eu quero dizer que o processo voltará ao curso da continuidade, cumprindo a decisão do Supremo”, explicou.
Eduardo-Cunha7
Cunha vão entrar em ação.

* Aí mata: Esposa arranca os testículos do marido porque ele não queria ajudar em casa.

Um caso chocou a comunidade do Condade Vaslui, no nordeste da Romênia, no Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira (8/3). A romena Marinela Benea, 40 anos, arrancou com as mãos os testículos do marido porque ele não estava ajudando nos serviços de casa. Segundo o jornal Daily Mail, Ionel agarrou o local e puxou violentamente.

Após o incidente, ela e o marido foram para a emergência do hospital, onde o esposo teve que passar por uma cirurgia para reparar o estrago. À imprensa local, Benea explicou o ocorrido. “Pela manhã, eu abri as cortinas e disse para ele ir fazer algum trabalho, pelo menos em casa, mas ele gritou que ela não mandava nele”, explicou. Neste momento, ela agarrou os testículos e arrancou.

“Disse a ele que uma pouco de gelo resolveria, mas ele insistiu em chamar a ambulância. Foi muito irritante”, desabafou Benea. Segundo o Daily Mail, o casal está junto a 15 anos e tem um filho de 15 anos. A polícia está investigando o caso.
ter ovo
Mais o mulher doida!

* Atenção: MP quer coibir prática de nepotismo em Janduís.

Promotoria de Justiça da Comarca de Janduís emitiu Recomendação à prefeita Lígia de Souza Félix, para que efetue, no prazo de 15 dias, a exoneração de Stephania Ayssila de Brito do cargo de Controladora Geral do Município, bem como de outros eventuais ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com representantes da Prefeitura.

O art. 4º da Lei Municipal 308/2007 do município de Janduís determina que o cargo de Controlador Geral é de provimento em comissão do nível CC-2, ou seja, não pode ser declarado cargo político, apesar de ser de livre escolha e nomeação. A Promotoria de Justiça levou em conta, ainda, a informação dada pela própria prefeita, de que a ocupante do cargo é sua parente em terceiro grau, o que configura irregularidade.
Com a recomendação, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) também quer evitar prática de nepotismo cruzado em Janduís. Assim, devem ser exonerados aqueles que detenham relação de parentesco com o Governador e Vice-governador do Estado, Secretários Estaduais, Deputados, ou com Conselheiros e Auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Blog: Lá não é cruzado é direto mesmo.
Prefeita Lígia Félix.
Agora RN

* Promotor de Justiça se envolve com drogas e vive como mendigo em casa abandonada na Paraiba.

O promotor de Justiça, João Anísio Chaves Neto, um dos mais combativos do Ministério Público da Paraíba, que atuou por vários anos na promotoria de Guarabira e Belém, foi fotografado em condições degradantes de sobrevivência. Dr. João está vivendo com drogados e mendigos, dormindo em cima de uma tábua numa casa abandonada. 

Circula nas redes sociais, fotografias feitas pelo “companheiro” do promotor. O homem, possivelmente drogado fez uma selfie mostrando Dr. João dormindo e com um ferimento no rosto. Na imagem é possível observar cigarro (ele é fumante) e o celular.

Não possível identificar qual o local exato onde encontra-se João Anísio, mas pelo aspecto pode se tratar de uma construção inacabada, em alguma periferia.

João Anísio Chaves Neto sempre foi considerado um dos mais brilhantes representante do Ministério Público e defendeu com denodo as bandeiras de interesse da sociedade. Frequentemente convidado para entrevistas em emissoras de rádio na região do Brejo, ele tinha o reconhecimento da opinião pública pela defesa que fazia do cumprimento da legislação.

Foi na cidade de Belém que João Anísio começou a enveredar para o caminhos das drogas e a se envolver com mulheres. Casado, pai de uma filha, mas com uma vida desregrada, João perdeu a esposa e aos poucos foi sendo engolido pelas drogas. O envolvimento em situações de bebereira, condução de veículo Familiares contaram a amigos que todo tipo de ajuda foi buscada para tentar resgatá-lo, mas ele não aceita.

Informação levantada pela reportagem aponta que o Ministério Público da Paraíba, por causa das consequências provocadas pelas drogas e da impossibilidade de continuar trabalhando, o MP teria decidido pela aposentadoria de João Anísio.
Promotor...
Portal 25 Horas

* Governo doa terreno para ampliação do ambulatório da faculdade de medicina da UERN.

O ambulatório da faculdade de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossoró, será ampliado. A confirmação veio após a cerimônia de assinatura para doação do terreno, realizada nesta quinta-feira (10), em uma solenidade realizada na sede do curso com a presença do governador Robinson Faria, do reitor da UERN, Pedro Fernandes, do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, do secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, e de servidores da instituição.

O ambulatório atende cerca de 15 municípios, evitando que hospitais da região Oeste e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) fiquem superlotadas. O serviço ambulatorial da UERN é vinculado ao Sistema Único de Saúde e registra 450 procedimentos por mês nas áreas de cardiologia geral, ginecologia, obstetrícia e pré-natal, reumatologia, pediatria, geriatria, endocrinologia, diabetes gestacional, pneumologia, infectologia, nutrição e dermatologia. Com a doação do terreno o número de atendimentos será ampliado em virtude da expansão do serviço para a noite.. Atualmente, o ambulatório funciona de segunda à sexta-feira pela manhã e à tarde.

Na ocasião da doação do terreno, que pertencia ao DER, o governador formalizou também a entrega de um elevador orçado em R$ 140 mil voltado para pessoas com mobilidade reduzida. A UERN é uma das únicas instituições do Brasil que adotam 5% das vagas a estudantes portadores de necessidades especiais.
terreno_uern
Robinson Faria.

* Brincadeira: Direção da maior penitenciária do RN confirma nova fuga de detentos.

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou uma nova fuga de detentos. Segundo o diretor Ivo Freire, a fuga aconteceu na noite desta quinta-feira (10). Ainda não se sabe quantos homens conseguiram fugir. Neste mês, o sistema prisional potiguar completa um ano em estado de calamidade e Cristiano Feitosa, secretário de Justiça e Cidadania, acha que o sistema "melhorou muito pouco".

Diretor da unidade, Ivo Freire informou que os presos fugiram por um túnel no pavilhão 4. Um guariteiro atirou quando percebeu a movimentação. Contudo, a direção ainda não sabe quantos homens conseguiram escapar. Uma recontagem será feita na manhã desta sexta-feira (11).

Ainda segundo o diretor, o pavilhão 4 possui cerca de 180 detentos. Ao todo, Alcaçuz tem aproximadamente 1.100 presos. A penitenciária fica na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal.

Fugas em 2016
 
Sem contar com a fuga registrada nesta quinta-feira (10), 121 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar neste ano. A última fuga aconteceu nesta terça-feira (8) quando um preso se aproveitou da fragilidade da segurança e fugiu correndo pela porta da frente da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar.

Sistema em calamidade
 
O sistema penitenciário potiguar completa um ano em estado de calamidade pública no dia 17 deste mês. O decreto - que segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) será renovado por mais seis meses - foi necessário após uma série de rebeliões que destruiu boa parte das 33 unidades prisionais mantidas pelo estado. Neste período, o Rio Grande do Norte recebeu o reforço de 200 policiais da Força Nacional e gastou mais de R$ 7 milhões na reconstrução dos presídios depredados. Melhorou ou piorou? Segundo o secretário Cristiano Feitosa, “melhorou muito pouco”.
alcacuz
Entregue as baratas.

* "Imprensa golpista": Lula: não há intocáveis no Brasil, diz jornal inglês.

Em editorial publicado nesta quinta-feira (10), o jornal britânico “Financial Times” fez elogios à Operação Lava Jato e afirmou que a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Lula reforça a ideia de que não há ‘intocáveis’ no Brasil.

Para a publicação, as investigações do escândalo da Petrobras mostraram a força das instituições brasileiras ao julgar e prender nomes poderosos, como o empresário Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz Sergio Moro a 19 anos e 4 meses de prisão.

“A noção que de que não há intocáveis no Brasil foi reforçada ainda mais agora […] É difícil imaginar algo parecido acontecendo em outros Brics atormentados pela corrupção, como Rússia ou China.”, diz o jornal.

O texto também destaca o custo político e econômico que a operação tem gerado para a presidente Dilma e disse que o futuro ainda é incerto, especialmente com o risco crescente de polarização do ambiente político.

“Prever como tudo se desenrolará ainda é apenas dar um palpite. Se os protestos de domingo atingirem as mesmas duas milhões de pessoas que foram às ruas em março, a coalizão do governo pode entrar em colapso. As bolsas têm subido acreditando que esse processo catártico poderia antecipar as eleições e estimular uma política econômica razoável. Contudo, o oposto também é possível, especialmente com novas evidências de corrupção no primeiro escalão emergindo”, diz o editorial.
lulaFT
Lula lá.

* Aí mata: Zika é apontado como causa de infecção no cérebro em adultos.

O vírus da zika, já acusado de estar na origem de má-formações no cérebro de recém-nascidos, problemas na medula espinhal e da síndrome neurológica de Guillain-Barré, também pode provocar uma grave infecção do cérebro em adultos, podendo levar ao coma – alertam médicos franceses.

A equipe médica constatou a presença do vírus da zika no líquido cefalorraquidiano de um homem de 81 anos atingido por uma meningoencefalite, uma perigosa inflamação do cérebro e das meninges, segundo um relatório que acaba de ser publicado na revista médica americana New England Journal of Medicine (NEJM).
 
Este novo estudo mostra que os casos se multiplicam sobre a propensão do vírus da zika, que durante algum tempo se pensou ser trivial, de atingir seriamente o sistema nervoso.
dengue_zika
Causador.