sexta-feira, 18 de março de 2016

* Seridó: Audiências Públicas realizadas pela Funasa esclarecerá sobre obras de Saneamento Ambiental


A Superintendência Estadual da Funasa no RN(Suest/RN), realizará Audiências Públicas, no período de 21 a 24 de março ( próxima semana) com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Saúde Pública, no combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chicugunya e Zika Vírus.

No combate ao Aedes aegypti é necessário promover e reforçar as mudanças no comportamento humano, mediante ações de Educação em Saúde e Comunicação Social, alcançado, dessa forma, a sociedade em geral.
A programação das audiências, nesta semana é a seguinte:
No dia 22/03(terça-feira), em Parelhas, ás 09h;
No dia 23/03(quarta-feira), em São João do Sabugi, 09h;
No dia 24/03(quinta-feira), em Ipueira, ás 09h.
           
A Funasa/RN sugeriu aos municípios que as audiências públicas sejam realizadas, preferencialmente, nas Câmaras de Vereadores Municipais.

Sobre a realização das Audiências Públicas nos municípios, o Superintendente Estadual da Funasa, no Rio Grande do Norte, Dr. Antônio Barbosa, enaltece a importância da realização pois o combate ao Aedes aegypti, necessita do envolvimento de toda sociedade. E a informação é um instrumento indispensável, para se evitar condições favoráveis para a criação de focos do mosquito.

* Decisão sobre a posse de Lula como ministro está nas mãos do STF.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mal havia tomado posse como chefe da Casa Civil, em uma solenidade moldada por gritos de guerra da militância e cercada de polêmicas e constrangimentos, quando o juiz da 4ª Vara Federal Itagiba Catta Preta concedeu liminar atendendo uma ação popular e definiu que Lula não pode ocupar o cargo.

A decisão foi cassada pelo Tribunal Regional Federal do Distrito Federal no início da noite, mas o petista permaneceu impedido por outra canetada, da juíza da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro Regina Coeli Formisano.

As duas ações abriram a guerra jurídica que o Palácio do Planalto terá de travar para garantir o foro privilegiado a Lula. A decisão deve ficar com o Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu pelo menos dez contestações à posse do ex-presidente. Dessas, 6 serão analisadas pelo ministro Gilmar Mendes.
stf
STF.

* Emparn prevê chuvas para os próximos dias no Rio Grande do Norte.

Estão se confirmando as previsões dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) para o retorno das chuvas na segunda quinzena de março. Chove em vários municípios desde o início da semana  e há possibilidade de que essas precipitações se prolonguem pelo fim de semana

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, ainda não é possível fazer uma previsão de médio prazo por conta da atuação do fenômeno El Niño, que atua com cerca 1,5ºC de anomalia, bloqueando a ocorrência de chuvas em vários municípios. Mesmo assim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima do Nordeste, provocando chuvas na região. Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em  17  postos pluviométricos monitorados pela Emparn.

Na mesorregião Oeste choveu em José da Penha, 22 milímetros (mm); Viçosa, 20mm e Água Nova, 16mm. Na mesorregião Central choveu mais forte em Carnaúba dos Dantas, 20mm e Acari, 8mm. No Agreste, em Campo Redondo, 16,4mm; Monte Alegre, 8mm e Japi, 6mm. No Leste, choveu em Natal, 61mm; Canguaretama, 23,5mm; Parnamirim (Base Física da Emparn), 22mm e Senador Georgino Avelino, 19,3mm, entre outros município
chuva-1
Chuvas que elas venham!